Share the post "Subaru Impreza: fera indomável que marcou uma época nos ralis"
Oferecendo uma combinação única de desempenho, conforto e valor o Subaru Impreza sucedeu no mundo dos ralis ao Legacy. Devido à imposição de novas regras no Campeonato Mundial de Rali (WRC) nos idos de 1992, do século passado, a Subaru teve de pensar um novo automóvel para competição.
Este facto é o embrião do Subaru Impreza, que viria a tornar-se um ícone naquela que é a competição rainha dos ralis em todo o Mundo, o WRC.
Um destes modelos, um Subaru Impreza de 2 portas, que foi conduzido por um dos melhores pilotos de ralis do Mundo, o já desaparecido Colin McRae, foi colocado à venda em leilão, na Inglaterra, e rendeu uns incríveis 560 mil euros!
Este automóvel de ralis, uma unidade “P2 WRC’ tem uma história interessante. De início não bem-sucedida, devido a um acidente protagonizado em 1997, quando Colin MacRae começava a sua carreira.
O estrago foi substancial e o modelo ‘P2 WRC’ acabou por ser montado num chassis da equipa Prodrive.
Depois a história continua numa senda de sucessos entre os anos de 1998 e 2000. No ano de 2001, o carismático automóvel mudou novamente de dono que, depois de ter desfrutado do carro durante alguns anos, o colocou à venda com evidente lucro.
Subaru Impreza: uma fera com quatro rodas motrizes
Para além desta curiosidade associada ao Subaru Impreza e ao campeão do Mundo de Ralis Colin McRae, o modelo tem uma interessante história e percurso comercial de sucesso.
O Subaru Impreza é produzido pela Subaru desde 1993. A primeira geração foi lançada em 1992, substituindo comercialmente a gama Leone. Conquista desde cedo legião de fãs devido à eficiência mecânica e estabilidade conferida pelo sistema de tração S-AWD, aliado ao consagrado motor boxer.
Deste modo, o Impreza oferecia uma combinação única de desempenho, conforto e prazer de condução.
Ao longo dos anos evoluiu e rapidamente se tornou num dos automóveis mais populares da Subaru. A segunda geração surge em 2000 e a terceira foi comercializada entre 2007 e 2011.
Uma das principais características, a tração nas quatro rodas, oferece uma performance superior em superfícies escorregadias ou fora de estrada. Além disso, o modelo também é conhecido pela tecnologia de segurança avançada, que integra travões com ABS, airbags e controle de estabilidade.
As gerações Subaru Impreza:
- 1.ª geração – 1993-2000 – versões Sean, Station Wagon e Coupé (1995-2000);
- 2.ª geração – 2000-2007 – (integrou dois facelift, respetivamente em 2004 e 2005) – versões Sedan e Station Wagon;
- 3.ª geração – 2007-2011 – versões Sedan e Hatchback;
- 4.ª geração – 2011-2016; integra versão WRX, 2014-2016;
- 5.ª geração – 2016 até ao presente.
Ao longo dos anos, o Subaru Impreza foi comercializado numa variedade de versões, incluindo Sedan, Hatchback, Station Wagon, Coupé, mas também nas versões rally WRX e WRX STi. Modelos muito apreciados pelos entusiastas de automóveis pela sua performance.
Nova geração deverá chegar em breve
Entretanto, para continuar a perseguir o sucesso do Impreza de 1993, a marca nipónica anunciou no Salão Automóvel de Los Angeles de 2022, a chegada do novo compacto Impreza.
Com design totalmente revisto e desempenho melhorado o modelo apresentar-se-á com novos recursos de segurança e tecnologia atualizada. No entanto, os supermodelos desportivos WRX ou STi não fazem parte do catálogo.
O novo modelo deverá conhecer apenas configurações Base, Sport e RS, e sempre com carroçaria de 5 portas. Portanto, com um semblante mais familiar.
No que se refere a tecnologia, o Impreza receberá a última geração do sistema EyeSight Driver Assist. Trata-se de uma tecnologia que funciona de forma suave, rápida e sob diversas condições, sempre com o foco na segurança do automóvel, do condutor e passageiros.
O sistema terá capacidade para, entre outras funcionalidades, identificar bicicletas e peões em cruzamentos e alertar o condutor para travar em situação limite de colisão.
O habitáculo, segundo a marca nipónica, está mais silencioso e confortável (os bancos foram redesenhados e o isolamento térmico e acústico foi melhorado). No entanto será dominado pelo grande ecrã colocado, em posição vertical, na zona central do tablier.
Através deste será possível operar o sistema Subaru Starlink Multimedia Plus de 11,6 polegadas que estará disponível, pela primeira vez, no Impreza. Este equipamento disponibilizará conetividade Apple CarPlay e Android Auto, em modo wireless.
Máximo desempenho e agilidade na estrada
A Subaru revelou ainda que o novo Impreza foi “projetado em torno do conceito de utilidade e desportividade que se presta a um estilo de vida ativo”.
De série o novo modelo será equipado com o sistema Subaru Symmetrical All-Wheel Drive, que foi totalmente revisto para oferecer um tempo de resposta mais rápido e maior agilidade para curvar melhor. O sistema de quatro rodas motrizes foi melhorado ao receber Vetorização de Ativa de Binário.
As versões Base e Sport serão equipadas com motor Subaru Boxer de injeção direta de 2.0 litros, quatro cilindros e 152 cv de potência. O novo RS rerá atualizado com o motor Boxer de 2,5 litros que debitará 182 cv. De série a gama receberá o sistema Lineartronic CVT (Transmissão Variável Contínua).
Trata-se de caixa de velocidades automática de 8 velocidade com padle shifters no volante que permitem ao condutor controlar a transmissão por meio de oito relações predefinidas.
Os modelos com carácter mais desportivo – Sport e RS – serão equipados com sistema de gerência de desempenho SI-Drive, jantes de liga leve de 18 polegadas e suspensão desportiva ajustada para proporcionar desempenho condizente com o carácter do Impreza.
A marca nipónica destaca, também, que a versão Sport receberá de série recursos como deteção de ângulo morto com assistente de mudança de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Já a versão RS foi eleita para receber sistema de som com assinatura da prestigiada Harman Kardon, com 10 altifalantes, teto solar elétrico e banco do condutor elétrico com 10 posições e apoio lombar.
Subaru Impreza marcou desporto automóvel
Com a nova geração Impreza a marca nipónica, uma das mais respeitadas na indústria automóvel, quer continuar a construir a história de um modelo que tanto sucesso conquistou, nomeadamente no capítulo desportivo, que pode ser assim resumido:
- Estreia do Subaru Impreza WRC no Campeonato Mundial de Rali em 1993;
- Com este modelo Colin McRae foi campeão de pilotos, 1995; Richard Burns em 2001 e Peter Solberg, em 2003;
- Com o Subaru Impreza WRC a marca foi tricampeã de construtores entre os anos de 1995 a 1997. (Com a Lancia Delta detém o maior número de vitórias em eventos. Disputou a competição até ao ano de 2011).
No Japão, o Subaru Impreza foi usado no JTCC de 1998, e na Super GT classe GT300 entre de 2005 a 2008. Em 2010, no Nürburgring Nordschleife (inferno verde), bateu o recorde da pista para um carro de quatro portas. Entretanto, em 2011 foi campeão das 24 Horas de Nürburgring na classe SP3T.