Share the post "Supermercados online: conheça todos os serviços disponíveis"
Há um ano que vivemos em pandemia, o que, entre muitas outras coisas, trouxe um aumento das compras feitas nos supermercados online. Tal comportamento foi motivado pela segurança, conveniência e até pela limitação de horários a que muitos estabelecimentos foram sendo sujeitos ao longo dos últimos meses.
Mas nem tudo correu da melhor forma. De acordo com um estudo do Portal da Queixa, que analisou o setor dos Hiper e Supermercados em 2020, 47% das reclamações registadas estão relacionadas com o comércio online.
Atrasos nas entregas, falta de apoio ou resposta e problemas com os pedidos de devolução foram os principais motivos de reclamação.
Supermercados online: que serviços oferecem
As compras online são, de facto, uma grande ajuda para quem não tem possibilidade ou tempo de se deslocar a uma loja física. E sobretudo num período de confinamento, seja ele voluntário ou obrigatório, este serviço foi (e continua a ser) para muitos, a única alternativa para adquirir aquilo de que precisam. Desde o mais básico e essencial, como mercearia e produtos de higiene e limpeza, a artigos mais diferenciados.
Ainda que nem todos os constrangimentos registados no início da pandemia tenham sido totalmente ultrapassados, as principais cadeias a operar em Portugal procuraram adaptar-se às novas circunstâncias.
A face mais evidente desse esforço foi a criação de novos serviços de entrega com recolha em loja ou nos parques de estacionamento dos espaços comerciais.
Vejamos, então, que serviços oferecem atualmente os vários supermercados online.
Auchan
O serviço EasyShop Auchan permite fazer as compras online e receber quando e onde quiser: seja em casa, num dos mais de 600 pontos de recolha, em loja ou até mesmo num dos espaços Drive.
Para receber em casa, saiba que as entregas estão disponíveis entre as 9h e as 23h. O pagamento é de 5,90 euros, para entregas de segunda-feira a sábado até às 20h, e de 7,90 euros para entregas ao domingo.
Também pode comprar online e levantar no Espaço Drive, isto é, no parque de estacionamento do supermercado Auchan selecionado. Esta modalidade tem um custo de 1,90 euros.
Para levantar num ponto de recolha à escolha, o preço é o mesmo. Quando a sua encomenda estiver finalizada, será notificado através de mensagem e e-mail para que possa efetuar a recolha da sua encomenda.
O levantamento das compras também pode ser efetuado no espaço na loja. Para tal, deverá dirigir-se às caixas Scan Expresso e apresentar o código enviado por SMS. Em compras inferiores a 20 euros terá de pagar 90 cêntimos, caso contrário o serviço é gratuito.
A Auchan disponibiliza ainda a recolha em cacifos, no espaço da loja, preparados para manter a frescura e a qualidade das compras. Poderá encomendar de segunda-feira a sábado até às 12h de modo a poder levantar as encomendas no próprio dia. Quando a encomenda estiver terminada, receberá um PIN por SMS que depois usa para o ato da recolha. Os preços são iguais aos do levantamento em loja.
De ressalvar ainda que os produtos de tecnologia e artigos para a casa possuem taxas de entrega diferentes, consoante a dimensão e peso.
Poderá efetuar o pagamento das suas compras através do multibanco, cartão de crédito, cartão Oney Auchan, MBWay ou Paypal, no momento da compra ou no ato de entrega.
Continente
O Continente também disponibiliza diferentes tipos de serviços no que às compras online ou via aplicação diz respeito. Poderá receber as compras em casa, num dia e hora à sua escolha, ou levantar em loja, desde que esta modalidade (Click & Go) esteja disponível.
Neste último caso, depois de fazer as compras online, escolher a loja, o dia e o horário de levantamento mais convenientes, vai receber uma SMS e um e-mail de confirmação com o código de levantamento da encomenda. No dia agendado, basta dirigir-se ao local indicado, digitar o código e aguardar que lhe entreguem as compras. Este serviço é grátis, de segunda a sexta-feira, para encomendas de valor superior a 25 euros. Ao fim de semana, o serviço tem o custo de 1 euro, pago juntamente com a sua encomenda online no momento do check-out.
Para receber comodamente em casa, o custo do serviço de entrega inicia-se a partir dos 4,50 euros, sendo variável de acordo com o horário, o dia de entrega e localização. Caso tenha o serviço EntregaZero ativo, não lhe será cobrado nenhum custo de entrega extra.
Para tal deverá ter um dos packs disponíveis deste serviço. Existem dois: um válido durante 100 dias, que custa 26,90 euros, e outro válido durante um ano, por 89,90 euros. Ambos pressupõem um valor mínimo de encomenda de 35 euros, valor esse que pode ser alterado mediante a localização geográfica. Com este serviço o cliente beneficia de entregas sem limites e sem custos adicionais no serviço de entrega.
Pode pagar as encomendas no Continente online com cartão de crédito, MBway, PayPal, Cartão Continente ou Cartão Dá.
El Corte Inglés
Também nos supermercados online do El Corte Inglés poderá optar por receber as compras em casa ou levantar em loja.
A opção CLICK&CAR permite levantar as compras no parque da loja que selecionou. Este serviço é gratuito – assim como o estacionamento – e exige um valor mínimo de compra de 10 euros. Se preferir, também pode levantar o seu pedido na receção do supermercado.
No que à entrega ao domicílio diz respeito, esta pode ser realizada no próprio dia caso seja concluída com um mínimo de três horas de antecedência antes do início da faixa horária em que pretende receber o seu pedido e, claro, desde que haja prazos de entrega disponíveis na sua área de residência.
O envio tem o custo de 6,90 euros para pedidos de valor inferior a 140 euros (ou inferior a 100 euros se pagar com o cartão de crédito El Corte Inglés). Se for superior a estes valores, então, a entrega é gratuita, assim, como para pedidos iguais ou superiores a 100 euros, caso tenha subscrito o serviço El Corte Inglés Plus.
Pode pagar a compra com PayPal, cartão de crédito El Corte Inglés, cartão de crédito ou MBWay.
Froiz
Os Supermercados Froiz disponibilizam serviço de entrega ao domicílio mas apenas em algumas localidades. Por isso, antes de iniciar as suas compras, confirme se o local onde mora consta da lista, para não sofrer nenhum revés.
Tanto para a entrega no domicílio, como para a recolha em loja, poderá escolher a faixa horária mais conveniente de segunda-feira a sábado, exceto feriados.
A taxa de entrega é de 4 euros, para compras abaixo dos 50 euros, e de 2 euros se o montante for igual ou superior. Em compras no valor de 100 euros ou mais a entrega é gratuita, assim como no caso da recolha em loja.
Os meios de pagamento são Paypal, cartão de crédito ou débito e numerário.
Intermarché
Apesar de o Intermarché ser um dos supermercados que permitem a compra online, existem algumas limitações. Por exemplo, no caso de um residente em Vila Nova de Gaia ou Porto, a loja mais perto é em Valongo, pelo que a opção de entrega em casa não está sequer disponível. Logo as compras terão de ser levantadas em loja. Não se paga nada por este serviço, porém é necessário fazer uma compra mínima de 30 euros e a mesma não pode ultrapassar os 500 euros, nem as 99 unidades de produtos da mesma referência.
A primeira entrega ao domicílio é também gratuita, sendo o valor das restantes indicados no momento da compra.
Quanto à data de entrega, o Intermarché já permite a escolha do horário, coisa que não acontecia no início da pandemia.
Minipreço
Atualmente, o Minipreço já fez entregas ao domicílio na Grande Lisboa e na cidade do Porto e poderá optar por recolher as encomendas em lojas também limitadas.
Antes de finalizar a compra, deve selecionar o dia e intervalo horário em que pretende recebê-la, sendo que se a finalizar até às 17h pode receber as compras no próprio dia até às 20h30, se houver disponibilidade horária.
Caso a encomenda seja inferior a 50 euros, a entrega tem um custo de 5,90 euros. Se for igual ou superior a 50 euros, a entrega é gratuita.
Pingo Doce
O Mercadão é um centro comercial online com entregas rápidas do Pingo Doce e de outras marcas.
Para compras acima de 100 euros, a taxa de entrega é sempre grátis. Para encomendas de valor inferior o custo é de 5 euros em encomendas Expresso (entrega feita após quatro horas) e de 6,50 euros em encomendas Super-Expresso (entrega em duas horas).
A insígnia do grupo Jerónimo Martins, também disponibiliza o serviço de recolha em loja gratuitamente para todas as encomendas e que se encontra disponível em mais de 430 lojas de norte a sul do país.
Temporariamente, a marca não aceita pagamentos no momento da entrega, pelo que poderá pagar somente por MBway ou cartão de crédito.
360Hyper
O 360Hyper nasceu em plena pandemia, precisamente para dar resposta à crescente procura pelas compras online. Totalmente digital, este supermercado permite-lhe efetuar compras nas lojas Makro, Recheio e Minipreço. A ideia é ter um “personal shopper”, isto é, alguém que faça as compras por si, no local onde quiser.
As encomendas têm o valor mínimo de 15 euros e os custos de entrega variam com base na distância, urgência e no próprio valor da compra. Para encomendas até 10 quilómetros de distância e em compras de valor superior a 100 euros, a entrega é sempre gratuita. Para outros valores e outras distâncias, deverá consultar o preçário, porque difere de acordo com o supermercado onde efetuar a compra.
Então, como funciona? Primeiro coloca o seu código-postal, de modo a perceber quais são as opções de loja disponíveis. Depois faz a compra e será contactado por telefone para confirmar o horário de entrega e aprovar a substituição de produtos que possam estar indisponíveis.
Quando a encomenda estiver finalizada, um estafeta fará a entrega em casa no horário combinado (entre as 9h e as 20h, se for de segunda-feira a sábado, e das 9h às 14h, aos domingos e feriados).
O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou débito, por referência multibanco ou MBWay.
Compras em supermercados online: o que deve ainda saber
De salientar ainda que a maior parte destes supermercados online cobra o valor dos sacos de entrega, porém outros não dão esta indicação.
Além disso, deve ter em consideração a questão da substituição de produtos: por defeito será sempre efetuada a troca por um artigo semelhante, ao nível de características e preço, caso o que pretenda esteja esgotado. Poderá alterar essa definição no seu perfil.
Outro detalhe a ter em conta é que, em caso de pagamento no momento da compra, poderá ser efetuado um valor de reserva, geralmente, entre 5% e 10%, para oscilações de preços, pesos ou características dos produtos encomendados.