Share the post "Estes SUV pagam Classe 2 nas portagens. Conheça quais são."
O segmento dos crossovers e dos SUV – Sport Utility Vehicle é um dos que mais cresceu nos últimos anos. Todas as marcas querem estar presentes neste segmento. Atualmente, desde as marcas generalistas até às Premium, ou mesmo as mais exclusivistas e que tinham por foco os automóveis desportivos ou super-desportivos integram, pelo menos, um SUV no portfólio. Ou se não integram preparam a sua presença neste segmento tão apetecido e, que com o despontar das propostas de viaturas elétricas permite um maior arrojo estilístico. Mas, vamos centrar a atenção não nos SUV que pagam Classe 1, mas sim, nos SUV que pagam classe 2 nas portagens das autoestradas.
A verdade é que no momento da compra muitos dos futuros proprietários não se preocupam com o facto do novo SUV que estão para adquirir venha a pagar Classe 2 nas portagens. O poder económico de quem compra um SUV, com preço muitas vezes proibitivo para o cidadão médio, não está preocupado com esse pormenor e centra a atenção no design, no espaço e versatilidade. E, preocupa-se também se este tem tracção 4X4 ou não, ainda que não tencione de forma deliberada fazer percursos de todo-o-terreno. Moda é moda e todos os pormenores contam.
Mas, também há quem tenha poder de compra e que no momento de adquirir a viatura pondere todos os prós e contras; vantagens e desvantagens; escolha racionalmente os pack’s a adquirir para personalização da viatura; projete o valor das revisões; consumos e claro, se vai fazer viagens em autoestrada, a portagem do “seu” futuro SUV vai entrar na equação.
É sabido que Portugal, no que diz respeito ao taxar as viaturas que circulam nas autoestradas nacionais, tem critérios muito próprios e que, no caso das viaturas que pagam Classe 1 desde janeiro de 2019, que se regista uma maior permissividade da lei que entrou em vigor.
Como são definidas as classes de veículos
Segundo informação disponível no sítio da Via Verde, entidade que gere a rede de autoestradas nacionais, os critérios utilizados para a classificação de veículos para pagamento de portagem estão estabelecidos na Base XIV, do DL 294/97, de 24 de Outubro.
De acordo com este Decreto-Lei existem dois critérios que definem a classificação das viaturas:
- a altura do veículo (corresponde à medida vertical do primeiro eixo)
- o número total de eixos do veículo
No entanto, existe uma exceção que transcrevemos: «O Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de Fevereiro, veio estabelecer que os «veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático».
Critério para a Classe 2
Na sequência do critério para a escolha das viaturas que integram a Classe 1 nas portagens, chegamos ao critério que define todas as viaturas que integram a Classe 2 nas portagens.
Integram esta categoria todos os veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 metro.
E desta forma, aparentemente simples chega-se ao famigerado escalão da Classe 2.
Deixamos ainda uma nota a propósito deste tema. O IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes I.P. elabora, com regularidade, uma lista dos modelos de veículos que cumprem ou não o Decreto-Lei n.º 39/2005 de 17 de fevereiro. A lista que elaboram é então enviada às entidades concessionárias das autoestradas para conhecimento e aplicação dos normativos inscritos na lei.
Marcas com modelos SUV que pagam Classe 2 nas portagens
- Audi – Q7, Q8;
- Bentley – Bentayga;
- BMW – X5, X6;
- Chrysler – Voyager (2008);
- Citroën – Space Tourer;
- Ford – Galaxy; Kuga (>2016);
- Hummer – todos os modelos da marca;
- Hyundai – IX 35, IX 55;
- Jaguar – E-Pace 4X2 e 4X4, F-Pace;
- Kia – Sportage (>2011);
- Lamborghini – Urus;
- Land Rover – Range Rover, Range Rover Sport, Evoque, Velar, Freelander (>2007);
- Lexus – NX 300h, RX 400h, RX 450h;
- Mazda – CX-5 (>9/2017);
- Opel – Grandland X;
- Renault – Scenic (>2017), Scenic RX 4;
- Toyota – RAV4 (>2013);
- Volvo – XC 40 4×4; XC 90.
Se o seu veículo é um SUV e não está na lista é porque paga Classe 1 nas portagens da autoestrada.
Veja também: