A moda dos SUV alastrou-se nos últimos anos e todas as marcas apresentam crescimentos significativos em toda a Europa. Portugal não é exceção. Os SUV são carros robustos, por norma até mais pesados do que os carros “tradicionais”, exigem motorizações potentes para garantir a dinâmica que dizem oferecer e apresentam um design sempre apelativo. Mas com as atuais políticas fiscais, que penalizam os carros que emitem mais emissões poluentes como os SUV, as fabricantes de automóveis procuraram uma forma de contornar este entrave criando a categoria de SUV híbridos.
No mercado nacional existem SUV com dois tipos de motorizações: diesel/elétrico ou gasolina/elétrico. Ambos oferecem potência ao mesmo tempo que conseguem apresentar uma diminuição dos consumos. Além disso, reduzem as emissões de CO2 face aos SUV com apenas motores de combustão. Descubra alguns dos modelos disponíveis à venda em Portugal.
SUV híbridos em Portugal
1. Suzuki Ignis
Fonte: Car Magazine
Este pequeno SUV está preparado para enfrentar caminhos urbanos ou fora de estrada. O Suzuki Ignis conta com uma motorização semi-híbrida, com o bloco 1.2 a gasolina de 90 cavalos, que é apoiado pelo Smart Hybrid Vehicle (SHVS) da Suzuki, ou seja um pequeno equipamento elétrico que auxilia o motor de combustão e permite recuperar energia.
PVP: 16.891€ Ver o carro>>
2. Toyota C-HR
Fonte: Carscoops
O novo SUV da Toyota conta com um design apelativo e irreverente e uma motorização já conhecida da marca: o motor 1.8 litros a gasolina com propulsor elétrico. Esta motorização tem uma potência de 122 cavalos e um binário de 142 Nm. Esta versão do C-HR apresenta um consumo médio combinado de 3,9 l/100km e emissões de CO2 de cerca de 87 g/km.
PVP: 28.430€ Ver o carro>>
3. Kia Niro
Fonte: Motor Trend
A marca sul-coreana aposta na motorização híbrida deste SUV para ficar com uma fatia do mercado. O Kia Niro conta com um motor 1.6 litros a gasolina e um outro motor elétrico de 32 kW, que juntos oferecem uma potência de 141 cavalos e um binário máximo de 265 Nm. O consumo avançado pela Kia é de 4,4 l/100 km e as emissões são de 101 g/km.
PVP: 39.740€ Ver o carro>>
4. Mitsubishi Outlander PHEV
Fonte: NetCarShow
O Outlander junta um motor térmico a gasolina de 2.0 litros, com 121 cavalos e 190 Nm de binário máximo, e ainda dois motores elétricos 60 kW cada, o que resulta numa potência total de 203 cavalos. Em termos de consumos a marca anuncia apenas 1,7l/100km e emissões na ordem dos 41 g/km.
PVP: 47.501€ Ver o carro>>
5. Lexus NX 300h Business FWD
Fonte: SUV Drive
O novo Lexus NX 300h Business FWD tem um design muito apelativo e muito conforto no interior e tecnologia. Este SUV elétrico vem equipado com a mais recente tecnologia Full Hybrid, o que permite um consumo combinado de 5,1 l/100km e uma aceleração dos 0-100 km/h em 9,3 segundos.
PVP: 49.860€ Ver o carro>>
6. Volvo XC60
Fonte: Fleet Magazine
A Volvo apresentou o renovado XC60 que surgiu mais ecológico mas manteve a potência e desempenho. A versão híbrida T8 Twin Engine de 407 cavalos combina um motor a gasolina a um elétrico, tornando-o num dos SUV híbridos mais potentes do mercado. Segundo a Volvo, o novo XC60 acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos.
PVP: 65,699€ Ver o carro>>
7. Audi Q7 e-tron
Fonte: Car and Driver
O gigante Audi Q7 e-tron junta dois motores – um diesel, outro elétrico – e oferece uma potência conjunta de 374 cavalos. A marca alemã garante que a bateria de iões de lítio tem capacidade para 56 quilómetros em modo exclusivamente elétrico.
Em termos de consumo, a Audi avança com 1,8 l/100km e com apenas 48 g/km de emissões. No entanto, o desempenho deste SUV híbrido deverá ser bastante positivo, uma vez que a vai poder atingir uma velocidade máxima de 230 km/h e permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos.
PVP: 94.897€ Ver o carro>>
8. Porsche Cayenne S E-Hybrid
Fonte: MotorAutority
É o SUV híbrido que reúne a mais elevada performance com consumos muito baixos. O Porsche Cayenne S E-Hybrid conta com um motor a gasolina de 3.0 litros, de seis cilindros em V, e um motor elétrico de 70 kW.
A versão híbrida do Cayenne conta com 416 cavalos e um binário de 590 Nm, o que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. Em termos de consumos e emissões, o Porsche Cayenne S E-Hybrid são de vencedores, principalmente se pensarmos que este carro pesa 2,5 toneladas. Este SUV híbrido consome 3,3 l/100 km e emite apenas emissões de CO2 de 75 g/km.
PVP: 92.977€ Ver o carro>>
Veja também: