SUV ou crossover? Esta é provavelmente uma questão que passa pela cabeça de muitas pessoas que estejam a pensar em carros familiares. Por um lado, porque ainda gera muitas dúvidas a distinção entre um SUV e um crossover, e por outro lado, porque são indubitavelmente os veículos da moda (basta aferir a quantidade de modelos – para todos os gostos e carteiras – disponibilizados no mercado pela maioria dos fabricantes), deixando para trás, por exemplo, as carrinhas ou monovolumes.
Assim, se está a considerar comprar um SUV ou crossover, ou se simplesmente pretende saber quais as diferenças entre estes dois segmentos, saiba o que os distingue e as vantagens de cada um.
SUV ou crossover: qual a diferença
As siglas SUV significam, em inglês, “Sport Utility Vehicle”, ou seja, um utilitário desportivo. Na sua origem, os SUV eram construídos com base nos todo-o-terreno (com tração), altos e robustos (perceção de segurança), com a carroceria e o chassi em partes distintas. Assim, o conforto, estética ou consumo não eram uma grande preocupação.
No entanto, a evolução dos SUV tornou-os bem mais apelativos do ponto de vista de beleza estética, conforto e até nos consumos. Os SUV tornaram-se um off-road com o conforto de um automóvel familiar (urbano). Umas das questões que origina dúvidas na distinção entre um SUV e um crossover é que, neste processo, alguns fabricantes dotaram os SUV da carroceria tipo monobloco (como um sedan), mas alguns especialistas defendem que só se deve denominar SUV os veículos com a carroceria sobre o chassi e com capacidade off-road.
Por sua vez, os crossover, na sua origem, têm como base os automóveis urbanos, mas de aparência mais robusta e mais altos do que estes (mas normalmente menos altos e pesados do que os SUV). O crossover é construído nas mesmas plataformas de automóveis (em monoblocos), sem chassi rígido. Muitos não possui tração às quatro rodas, nem capacidade de carga e reboque. São concebidos para obter a maioria das vantagens de um SUV, mas sem os inconvenientes associados aos utilitários desportivos. Os crossovers são muitas vezes denominados de SUVs compactos.
Em suma, fazendo uma analogia, pode-se dizer que um é essencialmente um todo-o-terreno parecido com um carro (SUV), enquanto o outro é mais um carro parecido com um todo-o-terreno (crossover).
SUV ou crossover: vantagens
SUV
Fonte: Peugeout
1. Capacidade de reboque e carga;
2. Tração traseira e habitualmente tração às quatro rodas (os crossover têm tração dianteira e raramente tração 4×4);
3. Funcionam bem em off-road, mas são bem mais confortáveis do que os tradicionais todo-o-terreno;
4. Mais força e espaço.
Crossover
1. Mais leves, velozes e económicos;
2. Mais dinâmicos e confortáveis na estrada (ainda que o conforto seja, cada vez mais, uma preocupação dos SUV);
3. Como habitualmente têm cilindradas mais baixas, deverão ter menos custos associados a impostos (como o IUC);
4. Mais fáceis de estacionar do que os SUV (têm menores dimensões).
Agora que já conhece as diferenças e vantagens de cada um dos segmentos, escolha a melhor opção para si, seja um SUV ou um crossover.
Veja também: