Destino de sonho de muitos, a Tanzânia oferece a quem a visita praias paradisíacas, uma cultura cativante e uma visita selvagem sem igual.
Este país africano possui mais de 38% da sua superfície de reservas naturais e 10% de parques cacionais, e é atravessado pelo Vale do Rift.
Aliás, o Vale do Rift é um dos locais mais impressionantes no continente africano. Representa uma fratura geológica com quase 5 000 kms de comprimento e o seu ponto mais alto é o vulcão do Kilimanjaro.
Para além do Vale, entre os seus inúmeros atrativos, a Tanzânia é sobretudo procurada pelos safaris em parques naturais, como Seregenti e Ngorongoro, pelo vulcão ainda ativo de Ol Doinyo Lengai, pelo pico mais alto de África, o Kilimanjaro e pelas praias mais bonitas do continente, em Zanzíbar.
Fique a conhecer melhor este destino único e deixe-se apaixonar pela Tanzânia!
Tanzânia: Serengeti e Ngorongoro
Serengeti é um dos destinos mais procurados em África, galardoado como melhor Parque Nacional do Mundo por diversas vezes.
Seregenti, que em Masai significa «planícies sem fim», está localizado num largo planalto, entre o Vale do Rift e a grande extensão do Lago Victoria.
A região alberga dois locais classificados como Património Mundial e duas Reservas da Biosfera, e é conhecida pelos seus grandes campos a céu aberto e pela vida selvagem.
É o palco de um dos maiores espetáculos da vida selvagem na Tanzânia e no mundo, o Great Wildebeest Migration, quando mais de um milhão de animais migram em busca de pasto e água. Atualmente, existem 35 espécies de mamíferos que vivem nas planícies do parque.
O seu ecossistema é um dos mais antigos do mundo, com poucas alterações de clima, vegetação ou espécies nos últimos milhões de anos.
Na parte oriental do Vale do Rift, encontra-se a zona de conservação de Ngorongoro e a sua maravilhosa cratera. Já imaginou a possibilidade de fazer um safari dentro de uma cratera gigante? Só mesmo na Tanzânia.
A caldeira desmoronada de um vulcão de 2 milhões de anos, forma uma orla de 600 metros de altura em torno daquele anfiteatro natural.
Num raio de 260km2, com diferentes microclimas, esta região é o lar de mais de 30 mil mamíferos, como gnus e zebras, juntamente com alguns predadores, como leões, chitas, leopardos e hienas.
A área de conservação de Ngorongoro faz parte do ecossistema de Seregenti, mas foi separada do seu Parque Nacional em 1959, com o objetivo de permitir a coexistência harmoniosa do homem e dos vizinhos animais.
Vulcão Ol Doinyo Lengai
Com quase três mil metros de altitude, o vulcão ainda ativo de Ol Doinyo Lengai encontra-se na parte oriental do Vale do Rift.
Este vulcão possui a peculiaridade de ser o único vulcão ativo que emite lavas ricas em carbonatite, que deram origem a formas vulcânicas sublimes e invulgares. Devido à sua peculiar composição, estas lavas são extremamente fluídas e comportam-se quase como água. Quando solidificam apresentam cores branco-acinzentadas.
Monte Kilimanjaro
Famoso pelo topo coberto de neve, o Monte Kilimanjaro é o pico mais alto da África, com 5 895 metros de altura.
É composto por três grandes crateras, Shira (4 140m a oeste), Mawenzi (5 280m a leste) e Kibo, a mais alta (com 5 895m) e que apresenta neve no seu centro.
Quem o escala vai-se deparando com uma mudança de cenário e de vegetação. Ao chegar ao cume é confrontado com uma das mais belas vistas de África. No entanto, esta atividade não é recomendado para iniciantes.
Tanzânia: não perder Zanzíbar
A ilha de Zanzíbar, ou melhor o arquipélago, ao largo da costa da Tanzânia, é procurada pelas suas praias de sonho. Quer procure praticar mergulho ou kite surf, quer pretenda apenas relaxar depois de um safari este destino é imperdível.
Este arquipélago é composto pela ilha de Zanzíbar, Pemba e alguns ilhéus como Chapwani e Mnemba.
Na ponta norte da ilha, a praia de Nungwi é a mais procurada de Zanzibar. Aqui vai encontrar grandes cadeias hoteleiras, comércio local e restaurantes. O cenário parece saído de um filme, com um mar azul sem igual, águas calmas e cristalinas, areia branca e um imenso coqueiral para descansar à sombra.
A 15 minutos de Nungwi vai encontrar a praia de Kendwa, considerada por muitos locais a mais bonita do país. A areia branca e fofa e o azul turquesa do mar fazem que qualquer turista concorde.
Esta praia é também conhecida pelas festas de Lua Cheia, que oferecem batidas africanas pela noite dentro e prometem uma experiência única.
A cerca de 3 quilómetros da praia de Kendwa encontra-se a praia de Nungwi, famosa por seu pôr do sol e cenário único. Os conhecidos barcos, barcos de madeira construídos pelos habitantes locais, criam jogos de silhuetas deslumbrantes contra a linha do horizonte.
Nungwi é também procurada pela grande variedade de atividades que oferece, como jet ski, parapente e mergulho.
Abrace o Hakuna Matata, sem preocupações, e mergulhe neste destino paradisíaco, onde o tempo parece parar. A Tanzânia deve estar na sua agenda.
Como ir
As principais rotas entre Portugal e a Tanzânia são a ligação entre o Aeroporto Humberto Delgado (em Lisboa) e o Aeroporto de Dar Es Salaam, a ligação entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (no Porto) e o Aeroporto Zanzibar Kisauni e também a partida do Aeroporto de Lisboa para o Aeroporto de Zanzibar.
Não voos diretos entre os dois países, por isso ao planificar a sua viagem conte sempre com algumas escalas. Os preços variam ao longo do ano, mas em época baixa não é difícil encontrar voos a partir de 500 euros.
Vistos e vacinas
Os cidadãos portugueses que desejem viajar para o país necessitam de um visto de turismo ou de negócios que, além de poder ser aposto à chegada, nas principais postos fronteiriços do país, pode agora ser também pedido e obtido online através do sistema disponível em https://eservices.immigration.go.tz/visa/
O custo do visto é de aproximadamente 47 euros (50 dólares).
Para a Tanzânia e Zanzibar é exigida a vacina da febre amarela. Deve tomar a vacina no centro de saúde mais conveniente, e fazer a consulta do viajante antes de visitar Zanzibar.