Sim, existem algumas tarefas domésticas que pode parar de fazer, visto que poderão acabar por ser uma perda de tempo – e até de dinheiro. Algumas não acrescentam grande vantagem em fazê-las, devido a uma lógica tão repetitiva e constante.
Claro que há atividades de realização diária, tais como fazer as camas, lavar a louça ou limpar as bancadas da cozinha e dar sempre aquele jeitinho à casa de banho.
Neste artigo, vamos partilhar consigo 10 mandamentos das tarefas domésticas que pode parar de fazer, ou pelo menos diminuir a sua frequência, e ganhar assim mais tempo para si e não gastar tanto em produtos e afins.
As 10 tarefas domésticas que está a repetir demasiadas vezes
Limpar o pó às prateleiras dos livros
Claro que é impensável estarmos com frequência a tirar os livros das prateleiras para limpar o pó. Contudo, o espaço que fica entre os livros e a beira da prateleira é o local onde se acumula mais pó e onde andamos sempre, e com alguma dificuldade, a limpar.
Porém, esta tarefa pode ser completamente eliminada se optar por alinhar os livros com o limite da prateleira, fazendo com que aquele pequeno espaço deixe de existir e de acumular pó.
E assim, com um simples gesto, está a poupar tempo, esforço e dinheiro (em produto para o pó, claro está!)
Limpar louça à mão
Além de ser uma tarefa morosa, sabia que é menos higiénico limpar a louça com um pano à mão? Muitas vezes utilizamos um pano que já está a uso e está, e por isso, com as normais bactérias e micróbios da utilização, que acaba por transferir isso para os pratos e copos!
Deixe a louça na máquina até ela estar seca, podendo mesmo abrir a porta para ajudar no processo de secagem. A tarefa de arrumar a louça torna-se muito mais rápida além de mais higiénica.
Aspirar a casa toda
Quando se pega no aspirador a tendência é fazer tudo de uma só vez e abranger a casa toda. Contudo, nem todas as divisões precisam de ser aspiradas com a mesma frequência. Diminua o número de vezes que aspira os locais onde há menos movimento!
Para ajudar a reduzir a sujidade dentro de casa, não se esqueça de deixar o calçado à porta e incutir esse hábito a todos os que lá vivem. Para alternar com o gasto do aspirador, pode ir passando um espanador manual.
Lavar a roupa depois de usada uma só vez
Nem todas as peças de roupa precisam de ser lavadas de todas as vezes que são usadas. Na verdade, essa regra aplica-se quase exclusivamente à roupa interior.
As restantes peças de vestuário não acumulam sujidade suficiente para serem lavadas depois de serem usadas uma só vez.
A maioria das peças podem ser imediatamente arrumadas ou outras poderão precisar apenas de ficar a arejar durante a noite.
Limpar o forno
Quando fazemos assados o fundo do forno acaba sempre por ficar sujo, com manchas de gordura ou mesmo pedaços de alimentos. Para evitar ter de andar a esfregar o forno de todas as vezes que o usa (usando inclusivamente produtos caros para o fazer), opte por forrar o fundo do forno com uma folha de alumínio.
No fim é só pegar na folha, amarrotar e deitar fora. O fundo do forno manter-se-á impecavelmente limpo e a limpeza deste eletrodoméstico vai acabar por ser uma tarefa para levar a cabo muito raramente.
Passar toda a roupa a ferro
Se retirar a roupa da máquina de secar, ou do estendal, e a dobrar imediatamente, verá que não precisará de passar a ferro nem metade das peças. Esta tarefa ajuda não só a poupar tempo como também muito dinheiro em eletricidade.
E esqueça a ideia de passar meias, cuecas e toalhas! Usando estas dicas, rentabilizará muito melhor o tempo dedicado às tarefas domésticas, sobrando mais para se dedicar àquilo que lhe dá mais prazer.
Usar a máquina de secar nos dias de verão e de sol
Se há coisa que não faz mesmo sentido e que tem de entrar para a lista de tarefas domésticas que pode parar de fazer já é esta: então, está um sol radiante lá fora e vai colocar a roupa na máquina de secar? Não faça isso!
Além de ser muito mais económico e ecológico secar ao ar livre no estendal, a roupa fica com um cheirinho mais fresco e se a sacudir bem antes de estender fica quase sem vincos!
Varrer a casa quando tem pó
Se há tarefa ingrata é esta: a de varrer! E o curioso é que é uma coisa que temos o hábito de fazer diariamente. Não estamos a dizer que deve colocar a vassoura de lado, nada disso! Mas ela deve servir propósitos muito específicos, como para apanhar algo que entornou, que partiu, migalhas extra no chão, entre outras.
Agora, uma das tarefas domésticas que pode parar de fazer é a de varrer por uma questão de rotina de limpeza. E sabe porquê? Porque em vez de limpar está a levantar a poeira e sujidade toda! E se nos primeiros minutos a casa parece limpa, quando a poeira assentar vai perceber que foi tempo perdido.
Limpar os vidros em dias de sol
Esqueça. Não limpe os vidros em dias de sol! Além de se tornar uma tarefa mais difícil porque não vai conseguir detetar com clareza as manchas e poeiras, o sol acaba por secar os produtos que aplica na janela demasiadamente rápido e vai assim causar manchas difíceis de serem removidas.
Prefira sempre dias mais encobertos para completar esta tarefa.
Lavar a toalha de mesa após cada refeição
Se há coisa que se traduz em desperdício de dinheiro e de energia e tempo é esta: não lave a toalha de mesa após cada utilização! Além de ser muito pouco ecológico, a toalha não se suja assim tanto que justifique ir diretamente para a máquina.
Uma boa sacudidela ou até uma passagem com um pano húmido serão geralmente tarefas suficientes para o próximo par de refeições.