De entre as inúmeras limpezas e arrumações, há algumas tarefas domésticas que só tem de fazer uma vez por ano. A seguir, expomos quais são essas tarefas para que possa planear e organizar de forma mais eficaz os seus afazeres domésticos.
9 tarefas domésticas anuais: otimize o seu trabalho
Limpar atrás dos grandes eletrodomésticos
Arrastar o frigorífico, forno, fogão ou máquinas de lavar e secar roupa não é, de facto, das tarefas mais agradáveis, mas é importante fazê-lo pelo menos uma vez por ano para que a vida destes eletrodomésticos seja mais longa.
Além de limpar o pó e outras sujidades que se acumulam atrás, deve também limpar as grelhas de ventilação e os filtros. Porém, não se esqueça: deve arrastar os eletrodomésticos com muito cuidado para não desligar as ligações de água ou gás.
Lavar sofás e cadeiras
Se os seus sofás e cadeiras são feitos de tecido, é importante fazer uma limpeza mais profunda anualmente, sendo a opção mais eficaz com máquinas a vapor.
Não se esqueça, contudo, de verificar se esse método pode ser usado nos seus tecidos, ou teste-o numa parte menos visível.
Limpar os armários da casa de banho
O objetivo destas limpezas não é apenas garantir que o armário, prateleiras e todos os objetos lá guardados estejam impecavelmente limpos, mas também aproveitar a ocasião para verificar a validade dos medicamentos ou dos produtos cosméticos.
Além disso, há sempre um ou outro objeto que já não nos lembrávamos que tínhamos e que pode ser reutilizado – ou descartado de uma vez.
Limpeza profunda do forno
Se utiliza o seu forno com muita frequência, talvez sinta a necessidade de o limpar mais frequentemente, mas se é um utilizador mediano, uma limpeza profunda anual é o suficiente. Se o seu forno ainda não tem a opão de autolavagem, terá mesmo de arregaçar as mangas, pôr as luvas e esfregar. O resultado compensa.
Lavar paredes
As paredes de uma casa, embora nem sempre nos apercebamos, acumulam muito pó, sujidade e manchas. É, por isso, importante que uma vez por ano lhes dedique mais atenção. Pode começar por passar o aspirador para retirar o pó ou teias e depois passe um pano húmido. Se detetar manchas pode usar um detergente suave. Nos casos em que isto não seja suficiente, opte por retocar a pintura.
Lavar a garagem
Uma vez por ano, e de preferência com bom tempo, a garagem deve ser objeto de uma limpeza e arrumação mais profundas. Ao fim de 12 meses, é natural que alguns materiais e ferramentas precisem de ser limpas e arrumadas, e talvez até encontrar novas formas de arrumação. No final, termine tudo com uma boa varridela e lavagem do chão. Este espaço até vai parecer outro.
Limpeza profunda de janelas e cortinas
Os vidros das janelas devem ser lavados mais a fundo anualmente – de preferência num dia nublado, mas sem chuva. A luz direta do sol pode não ajudar na tarefa de retirar o detergente usado durante a lavagem. Alguns dias de primavera são ideais para esta tarefa.
Aproveite a altura para lavar, também, as cortinas que sobressairão muito mais depois dos vidros lavados.
Lavar candeeiros
Quando olhou pela última vez para o topo dos seus candeeiros? Principalmente os de teto, tendem a ser esquecidos durante as limpezas, mas a verdade é que uma vez por ano é a frequência suficiente.
Durante os primeiros dias a seguir à limpeza até vai achar que a luz está mais forte.
Lavar edredões
Ninguém se esquece de lavar as fronhas com frequência, mas as próprias almofadas também devem ser lavadas, de 3 em 3 meses. No entanto, pode aproveitar e, uma vez por ano, enviá-las para uma lavandaria juntamente com o edredão que, usualmente, não cabe na máquina de lavar lá de casa. Assim, ver-se-á livre de micro-organismos que poderão ser prejudiciais para a sua saúde.
Organize e planifique mais eficazmente as limpezas agora que sabe quais as tarefas domésticas que só tem de fazer uma vez por ano.