Share the post "Técnicas de criatividade: 7 métodos que precisa de conhecer"
As técnicas de criatividade são bastante úteis para desenvolver o pensamento criativo.
Todos sabemos que umas pessoas são mais criativas intuitivamente do que outras. A criatividade não se trata apenas de um talento inato, é também uma competência que, tal como outras, pode ser treinada e desenvolvida e que, cada vez mais, é valorizada em qualquer currículo.
A inovação e a criatividade são essenciais para qualquer profissional que queira ser bem-sucedido, seja para desenvolver novos produtos ou serviços que as pessoas queiram comprar ou para criar novas estratégias sólidas para o negócio onde atuam.
No entanto, nem sempre é fácil arranjarmos métodos para estimularmos o que de melhor há em nós. Por isso mesmo, é importante que fique a par de algumas técnicas de criatividade que pode adotar para se sentir mais produtivo e, claro, bem sucedido.
7 TÉCNICAS DE CRIATIVIDADE QUE PODE COLOCAR EM PRÁTICA JÁ
Aprender a ser criativo implica a utilização, na prática, de diversas técnicas de criatividade.
Se o seu objetivo é ser inovador e aumentar a sua criatividade, então saiba que a sua criatividade pode e deve ser estimulada para que consiga obter os resultados esperados.
É importante que compreenda que a criatividade não irá surgir de imediato, mas sim a partir de alguns hábitos incorporados no seu dia-a-dia. O objetivo é mesmo fazer com que o seu cérebro pense “fora da caixa”.
Tem dificuldade em refletir sobre o tipo de coisas que poderão estimular o seu lado mais criativo? Hábitos simples como o facto de ouvir música ou de jogar alguns jogos apropriados, podem mesmo fazer toda a diferença na sua performance.
Para se tornar numa pessoa mais criativa, deve ainda adotar algumas atitudes essenciais na sua rotina diária:
- Não ter medo de arriscar em novas ideias ou projetos;
- Procurar constantemente fontes de inspiração;
- Tentar aprender alguma coisa nova diariamente;
- Manter o foco e não se desconcentrar;
- Encontrar um ambiente adequado para facilitar a sua inspiração.
Além deste tipo de estímulos e hábitos diários que devem ser introduzidos no seu dia-a-dia, existem ainda as técnicas de criatividade. Confira os melhores exemplos e comece já a utilizá-las.
Brainstorming
O brainstorming é uma técnica de criatividade clássica, principalmente na área da publicidade. Trata-se de uma das técnicas mais conhecidas e mais eficaz, particularmente se precisar de respostas imediatas.
De um modo geral, consiste em despejar tudo aquilo que está na sua mente e considerar toda e qualquer ideia que lhe venha à cabeça, para depois iniciar um rigoroso processo de eliminação até chegar ao conceito ideal.
Nas sessões de brainstorming, há um líder que prepara e organiza a sessão, definindo os seus objetivos, e reúne com um grupo de pessoas. A sessão divide-se pela fase de abertura, produção de ideias, avaliação de ideias, eliminação de ideias e, por fim, o registo das ideias finais com as respetivas prioridades e formas de implementação.
7×7
Já ouviu falar sobre a técnica 7×7? Esta é uma das técnicas de criatividade que parte de um grande número de ideias em relação a um determinado objetivo, produzidas de uma forma não estruturada e reunidas num papel.
De seguida, é necessário fazer uma seleção e ordenação lógica de todas as ideias e analisá-las. O processo é o seguinte:
- Agrupar as ideias semelhantes;
- Eliminar as ideias inúteis ou não exequíveis;
- Alterar ideias, acrescentando elementos relevantes;
- Separar as ideias que não adequadas no momento, ainda que relevantes para o objetivo;
- Rever as ideias já ordenadas para ver se outras são geradas;
- Dividir as ideias em 7 grupos, com base na sua semelhança ou afinidade;
- Ordenar as ideias principais, por ordem decrescente de utilidade ou de importância, e colocá-las em 7 linhas de uma matriz;
- Atribuir um título a cada uma das 7 colunas que reflita a ideia principal;
- Ordenar as colunas, colocando a mais importante ou a mais urgente à esquerda.
Através desta técnica, é possível abordar diferentes pontos de vista. Para além disso, o facto de se fazer uma análise mais rigorosa das ideias em geral, torna mais fácil a construção de cenários relevantes e estratégias inovadoras para o negócio ou até mesmo para a sua vida pessoal.
Associação de ideias
Esta é uma técnica que estimula a criatividade através da combinação de objetos, palavras e conceitos, melhorando ainda a memória.
Já pensou que se permitir que a sua mente faça associações livres de palavras, conceitos e objetos está automaticamente a ter novas ideias sobre diferentes assuntos?
Brainwriting
É a versão silenciosa do brainstorming, feita por escrito. Ou seja, ao retirar a interação verbal, elimina a possibilidade de o líder do grupo favorecer determinados participantes mais ativos e extrovertidos.
Assim, no brainwriting, todas as pessoas podem ter ideias em simultâneo e são incentivadas a desenvolver as ideias concebidas pelos outros participantes.
Mas como se pode colocar em prática esta técnica? Tome nota:
- Identificação do tema central por parte do líder da sessão;
- Os participantes, escrevem individualmente as suas ideias durante cerca de cinco minutos;
- Cada participante passa a sua folha de papel à pessoa sentada ao seu lado, que acrescentará as suas próprias ideias, durante mais cinco minutos. Este processo pode repetir-se diversas vezes, mas normalmente três passagens são suficientes;
- O líder da sessão recolhe os papéis e lê as ideias ou aponta-as;
- O grupo discute em conjunto cada uma das ideias e avalia-as, reunindo as melhores e eliminando as que são absurdas ou impraticáveis.
Intuição consciente
Esta é uma das técnicas de criatividade que poderá praticar sozinho. A filosofia a seguir é que a resposta aos problemas está na nossa mente, basta relaxar para a descobrir.
Os dois métodos mais utilizados nesta técnica são a visualização e a imaginação. Ou seja, para a primeira, feche os olhos e tente visualizar o problema, imagine as possíveis soluções ao mais ínfimo pormenor. Normalmente, a solução do problema surge intuitivamente.
Para a segunda, feche os olhos, concentre-se no problema e imagine os possíveis cenários de resolução. Abra os olhos e aponte o que imaginou. No meio de todas as imagens e detalhes pode estar a resposta que procura.
Técnica do mapa central
Esta técnica serve para eliminar bloqueios e dar liberdade total à mente.
Pode começar por escrever a problemática no centro de uma folha de papel e, em seguida, desenhe diversas linhas a partir dela, escrevendo no extremo de cada linha uma diferente palavra-chave.
Não tenha medos e deixe a mente fluir. O objetivo é conseguir obter diferentes ideias a partir de cada uma das palavras-chave. Depois estabeleça conexões aleatórias entre cada uma das ideias, e finalize o exercício analisando cada uma das combinações que foi criando.
Técnica da descontinuidade
Esta é uma das técnicas de criatividade que consiste numa pequena mudança forçada de hábitos. Ora, tal faz com que a mente passe a ver o mundo de outra forma.
Pode ser realizada com coisas simples como começar a ir para o trabalho de bicicleta, correr diariamente, passear os seus cães, lavar o carro, ou até mesmo chegar mais cedo ao emprego, por exemplo.
O objetivo é forçar a nossa mente a olhar para o mundo que nos rodeia de uma forma diferente, algo que nos incentiva a sermos mais criativos.