Share the post "Tejeda e Santa Lucía de Tirajana: conheça Gran Canária além das praias"
Praias com grandes areais, um rico património cultural e um clima agradável e sempre rasgado pelo sol – estes são alguns dos encantos que este arquipélago oferece. Mas as maravilhas não ficam por aqui. Saiba mais sobre Tejeda e Santa Lucía de Tirajana. Conheça a Gran Canária para lá das praias.
Gran Canária: muito mais do que praias
Nem só de praias vive Gran Canária / Fonte: Discover Gran Canaria
É considerado um dos destinos balneares mais populares de Espanha e é ideal para quem procura férias de ilha, para relaxar, divertir-se e desfrutar de um ótimo ambiente.
A Gran Canária possui 230 km de costa e algumas das mais belas praias do continente europeu, sejam grandes ou pequenas, de areia ou de seixos. Encontrará sempre uma praia que representa o cenário perfeito para umas férias ao sol, repletas de diversão.
Porém, se para si as férias de verão são mais do que apenas praia e gosta de ter aventuras para viver e histórias para descobrir, então recomendamos que visite Tejeda e Santa Lucía de Tirajana e conheça a Gran Canária além das praias, que vai ser, certamente, uma surpresa bastante positiva.
Tejeda: cultura, arte e natureza em perfeita harmonia
Tejeda é um boa supresa em Gran Canária / Fonte: Discover Gran Canaria
O município de Tejeda fica a pouco mais de 40 km da capital da ilha, Las Palmas de Gran Canária. Cultura e arte estão presentes neste município como opções adicionais para atividades de turismo e lazer.
Aqui, destaca-se o Museu de Escultura Abraham Cárdenes, onde pode admirar parte do importante trabalho do escultor canário; o Museu Etnográfico, que permite ao visitante fazer um passeio pela história do município e da ilha; o Centro de Plantas Medicinais, onde o visitante pode descobrir uma grande variedade de plantas, ervas e flores autóctones na Tejeda e em toda a Gran Canária.
Tejeda é um must para os fãs de arqueologia. Aqui, poderá encontrar restos arqueológicos, como cavernas funerárias, esculturas de rocha, pinturas antigas e casas rústicas. Na zona de Cuevas del Rey, inserida na zona do Rochedo Bentayga poderá ver cavernas que foram usadas como salas e celeiros, esculturas de rochas, pinturas rupestres e numerosas perfurações realizadas na rocha demonstrando a existência de um centro religioso pré hispânico.
O Rochedo Bentayga é de cortar a respiração / Fonte: Cabildo de Gran Canaria
O Centro de Interpretação Degollada de Becerra localizado na estrada entre La Cruz de Tejeda e Los Llanos de la Pez é outro lugar interessante para visitar e que oferece uma visão espetacular dos caminhantes sobre a paisagem circundante bem como informações sobre a etnografia local.
Degollada de Becerra é ideal para umas caminhadas / Fonte: Foto Community
Uma das visitas recomendadas é até à Cruz de Tejeda, de onde pode contemplar as vistas mais pacíficas da ilha. Um local ideal para esquecer todos os problemas e estar em pleno contacto com a beleza que este sítio tem para oferecer.
O símbolo de Gran Canaria, o Rochedo Nublo, fica aqui em Tejeda. Trata-se de um enorme monólito de basalto com mais de 70 metros de altura, formado por ação vulcânica durante a era do Plistoceno.
O Rochedo Nublo é um bom local de contemplação / Fonte: Thousand Wonders
Santa Lucía de Tirajana: onde reina o verde
Santa Lucía de Tirjana: longe da praia mas cheia de encantos / Fonte: gran-canaria-holidays.co.uk
Marcado pelo caráter próprio das Canárias, Santa Lucía transformou-se num bom destino para quem quer perder-se na beleza da natureza, nas paisagens rochosas e na sua história. Ou quem quiser aventurar-se pelas ondas de perfeição atlântica para a prática de windsurf.
A Caldeira de Tirajana é um dos atrativos da região e faz parte da Reserva Mundial da Biosfera de Gran Canária. É um local fechado pelas falésias, o que permite a formação de uma paisagem de alto valor ecológico para fazer caminhadas de alto grau de exigência.
Deve também visitar o Forte de Ansite – um assentamento aborígene do século XV que foi construído nas encostas da Ravina de Tirajana, com cavernas que foram usadas como moradias, lojas de alimentos e armazém de cadáveres. Esses assentamentos criados pelos aborígenes funcionavam como cidades feitas para se refugiarem da invasão castelhana. Hoje, são um local cheio de energia do passado, potenciado pela imaginação que o momento presente deixa criar.
A natureza no seu esplendor / Fonte: Gran Canaria Virtual
Não pode também perder o Museu Castelo da Fortaleza, que se encontra no centro histórico de Santa Lúcia e tem interesse cultural e histórico. O museu trata principalmente da arqueologia da área, especialmente da cultura aborígene, mas também de elementos naturais e etnográficos da área. Ao seu redor, encontrará um cuidado e delicado jardim onde podemos encontrar flores e árvores nativas.
Lugar de história de cultura / Fonte: es.wikiloc.com
Finalize a sua visita nesta vila com uma ida ao Miradouro de Santa Lucía, não só pela vista panorâmica sobre a região, mas também pelo restaurante que lá existe. Lá encontrará vários pratos com ingredientes de alta qualidade: esparguete de frutos do mar, feijão, entrecosto de bife e lombo de porco, entre muitos outros.
Veja também: