É frequente haver em casa uma ou mais gavetas especialmente dedicadas ao armazenamento de telemóveis antigos.
Na verdade, até é muito comum comprar um telemóvel novo e guardar o anterior caso exista algum tipo de emergência ou situação que obrigue à sua reutilização (quantas vezes não teve de reparar o seu aparelho atual e recorrer ao mais antigo para continuar contactável no seu dia-a-dia?).
A verdade é que estas situações são até muito comuns e transversais à maior parte das pessoas – já que acontecimentos como avarias de telemóveis, por exemplo, são muito usuais e obrigam a ter um “plano B” sempre por perto.
Mas a verdade é que alguns desses telemóveis antigos que pode ter guardados em casa são, hoje em dia, vistos como verdadeiras relíquias e valem pequenas fortunas.
Telemóveis antigos: os mais raros são os mais caros
Nokia 8110
Lançado em 1996 pela Nokia, conceituada marca finlandesa, este modelo foi considerado absolutamente revolucionário na altura – não propriamente pelas suas características técnicas, mas pelo seu formato, chegando mesmo a ser apelidado de banana phone (graças à “capa” exterior que tinha de ser deslizada para se visualizarem as teclas).
O que tornou este modelo um dos telemóveis antigos mais procurados, e também um dos mais rentáveis, foi a sua aparição no filme Matrix.
Na verdade, uma pequena pesquisa no eBay irá fazê-lo perceber que existem anúncios a ascender aos 500 euros por modelos nunca abertos, e outros mais baratos, dependendo do estado do telemóvel.
Motorola DynaTAC
Um dos primeiros telemóveis portáteis a surgir na década de 80 foi o Motorola DynaTAC, popularmente conhecido como “o tijolo”. Na verdade, apesar de a sua comercialização só ter começado em 1984, este Motorola já estava a ser pensado na década de 40, tal era a sua dimensão (tanto física, como histórica).
Este foi um dos primeiros modelos a ser considerado verdadeiramente portátil, e tudo graças a Martin Cooper, visto como o “pai do telemóvel”.
Trata-se de um telemóvel que, mais do que uma raridade, é visto como um modelo de colecionador e que pode ascender aos quase 600 euros quando pesquisado no mercado virtual.
A verdade é que há décadas nunca se pensaria que este tipo de telemóveis antigos pudessem valorizar tanto com o passar dos anos.
Nokia 808 Pureview
A marca finlandesa volta a fazer parte desta lista através de um modelo lançado em 2012.
Apesar de não ser tão antigo como os anteriores, o Nokia 808 Pureview é visto como um artigo de colecionador sobretudo graças à qualidade de câmara que tinha (tendo em conta o ano em que foi lançado).
Este modelo dispunha de um sensor de 41 megapíxeis, para além de uma ótica Carl Zeiss, garantindo fotografias com imensa qualidade para a época.
Se procurar o valor a que este telemóvel está a ser vendido na Internet, irá certamente ficar impressionado ao saber que existem anúncios que ultrapassam os 400€, um preço que, há anos, seria impensável de ser praticado por um telemóvel destes.
Samsung SPH-N270
A verdade é que a aparição de certos objetos em filmes aumenta tanto o seu reconhecimento como a sua valorização.
À semelhança do telemóvel que encabeça esta lista, também este modelo da Samsung ganhou fama numa das sequelas cinematográficas mais conhecidas de sempre: o The Matrix Reloaded.
Lançado em 2003, o seu design e formato não passaram despercebidos e podem, hoje em dia, ser encontrados a mais de 200€ na Internet.