Quando o telemóvel não carrega não demora muito tempo até o pânico começar a instalar-se. Muita coisa pode acontecer aos smartphones e uma das piores é este ficar sem bateria e não carregar.
Isso significa que não sabe durante quanto tempo vai ficar sem conseguir usar o dispositivo. Mas antes de desesperar e levar o equipamento a um profissional ou loja de reparações, saiba o que pode fazer em casa.
Saiba o que fazer quando o telemóvel não carrega
1. Verifique o cabo, o carregador e a fonte de energia
Deve sempre começar pelo mais básico: a fonte de energia. Certifique-se de que a tomada à qual ligou o carregador realmente está a funcionar (use uma ficha de outro aparelho, por exemplo). Experimente também ligar o carregador a uma tomada diferente.
Se o problema continuar, verifique o cabo. Os cabos são frágeis e, com o uso e o transporte, acabam por ficar desgastados e funcionar mal (ou até deixar de funcionar). Experimente carregar o telemóvel com um cabo diferente.
Se o dispositivo continuar sem carregar, aplique a mesma lógica ao carregador (à peça que liga o cabo à tomada). Se ainda assim o equipamento não carregar, então já conseguiu perceber que o problema não está relacionado com o cabo, nem com o carregador, nem com a fonte de energia.
2. Verifique a entrada através da qual carrega o telemóvel
A solução mais fácil e rápida (e também a mais frequente e eficaz) é fazer uma reparação do it yourself na entrada USB que usa para carregar o telemóvel. Muitas vezes, este não carrega devido a falhas de contacto entre a porta USB e a ponta do carregador que lá é inserida.
Desligue o dispositivo, retire a bateria (se possível) e use algo como um palito para levantar um pouco uma pequena peça que está dentro da porta, o que vai permitir que o contacto seja melhorado. Faça isto com muito cuidado e delicadeza. Depois, volte a colocar a bateria e volte a pôr o smartphone a carregar.
3. Verifique a capa
Se comprou recentemente uma capa nova, vale a pena verificar que o cabo passa bem pelo orifício da capa, de modo a garantir que não há problemas de contacto. Algumas capas maiores, por vezes, dificultam o contacto entre o cabo e a ranhura de carregamento.
4. Limpe a porta de carregamento
Com o tempo, a porta de carregamento acaba por acumular partículas de lixo, como pedaços de pó. Estes detritos podem ser o suficiente para criar uma barreira entre a extremidade do cabo e a ranhura de carregamento do smartphone.
Experimente soprar para a porta de carregamento e, com a ponta de um pedaço de papel, tentar remover o lixo. Deve fazê-lo com o dispositivo desligado.
5. Atualizou o sistema operativo recentemente?
Não acontece muito, mas por vezes atualizações de software provocam problemas na gestão da bateria e no carregamento. Se reparou que o telemóvel deixou de carregar depois de fazer uma atualização, então o problema pode estar aí.
Isto é uma situação mais difícil de resolver. Pode tentar voltar à versão de software anterior, mas isso nem sempre é possível. Outra solução é verificar se existem novas atualizações disponíveis, uma vez que estas costumam corrigir problemas de iterações anteriores.
Se tiver um Android vá a ‘Definições’, ‘Atualização de software’, ‘Download de atualizações manuais’ e verifique se há uma atualização disponível. Caso seja um utilizador de iOS, vá a ‘Definições’, ‘Geral’, ‘Atualização de software‘ e veja se há alguma atualização nova na lista.
6. Mude a bateria
Isto nem sempre é fácil porque a grande maioria das baterias dos smartphones atuais não são amovíveis. Se o seu telemóvel tiver uma bateria amovível, pode simplesmente comprar uma nova e substituir pela antiga. Caso tenha um dispositivo com bateria não amovível, o melhor é procurar ajudar profissional, levando o produto a um centro de reparações, para que lhe diagnostiquem o problema.
Se tiver um iPhone, vale a pena consultar a página do site da Apple com sugestões para utilizadores que se estejam a deparar com um smartphone que não carrega. Leia também esta página da Google caso tenha um Pixel ou Nexus que não está a carregar.