É daqueles utilizadores que stressa quando percebe que tem o telemóvel sem rede? Perceba o que pode estar a causar este problema e saiba como o resolver. Afinal, não há nada como ter sinal no telemóvel, porque sem sinal, o dispositivo passa a ser apenas uma calculadora e pouco mais.
Saiba o que fazer para dar sinal a um telemóvel sem rede
1. Remover os objetos que interferem com o sinal
Para ter um sinal estável e constante é (quase) obrigatório ter o telemóvel ligado à torre de sinal com o mínimo de obstrução possível. Ou seja, é importante manter o telemóvel longe de objetos que possam diminuir ou refletir o sinal.
Se for para a cave da casa, o mais natural é perder a rede. Porquê? Porque o sinal não consegue atravessar certas divisões. O contrário acontece quando procuramos a divisão mais alta da casa, uma vez que “lá em cima” o sinal sofre menos interferências.
2. Evitar que a bateria fique fraca
O telemóvel vai perdendo bateria enquanto tenta manter-se ligado e conectado à torre de sinal mais próxima. Quando a bateria começa a chegar ao fim, é natural que o dispositivo sinta mais dificuldade em encontrar sinal e que se depare com um telemóvel sem rede.
3. Identifique a torre mais próxima
Arranje uma forma de identificar a torre mais próxima para poder saber para onde se deslocar quando tem o telemóvel sem rede. Quanto mais perto estiver, mais sinal vai ter. É fácil de perceber, certo? Utilize a OpenSignal – para Android e iOS – por exemplo.
4. Fuja de zonas muito movimentadas
Já foi a algum festival de verão? Ou a algum local com muita gente? A probabilidade de a rede começar a falhar é bastante grande. A rede começa a ficar entupida e torna-se impossível comunicar com alguém do exterior. Como resolver? A solução é mesmo evitar estes locais.
5. Ligue/desligue o modo voo
Tem o telemóvel sem rede? Tente ligar e desligar o modo voo. Ligue este modo durante uns 10 segundos e depois desligue. Isto vai “obrigar” o dispositivo a procurar de novo a rede.
6. Reiniciar o telemóvel
Reiniciar o telemóvel é uma das soluções para (quase) todos os problemas no que diz respeito a este tipo de dispositivos.
7. Mudar de rede
Acaba por ser uma solução bastante extrema mas pode ser a melhor quando não há outra solução possível. Se o sinal da rede que utiliza não tem uma boa cobertura na zona em que habita, nada como mudar para outra rede para poder ter rede de forma estável. Afinal, o utilizador tem sempre uma última palavra sobre o serviço que escolhe.