Como sabemos, o mercado de trabalho está em constante mudança e essas mudanças trazem novas metodologias e práticas laborais, como o teletrabalho.
Se até há uns meses, este conceito lhe podia parecer um pouco estranho ou raro, nos dias de hoje não é só frequente, como em muitos casos, a única opção para as empresas e trabalhadores.
Em tempo de pandemia, tanto as empresas como os trabalhadores, estão ainda a adaptar-se à nova realidade de trabalho e, por isso mesmo, é importante que conheça as vantagens e desvantagens do teletrabalho (quer para a empresa, como para o trabalhador). Fique connosco.
TELETRABALHO APÓS UMA PANDEMIA
Conforme se pode encontrar no Código do Trabalho, define-se teletrabalho como
“uma prestação laboral que é realizada com subordinação jurídica, praticada habitualmente fora do espaço da empresa e com recurso a ferramentas com suporte tecnológico e informativo”.
Assim, o teletrabalho é uma prestação de serviços laborais que tem a facilidade de poder ser realizada à distância, com recurso à internet e às novas tecnologias.
Ora, com a situação do novo coronavírus, as empresas viram-se obrigadas do dia para a noite, a implementar este conceito de trabalho, tendo em consideração que só desta forma poderiam dar continuidade aos serviços e produtos que desenvolvem.
Ou seja, o que aconteceu é que, de uma forma gradual, as empresas foram retomando o trabalho presencial adotando novas regras. Este regresso ao escritório foi rotativo e faseado e em alguns casos até mesmo com controlo da temperatura e/ou testes serológicos.
Para além disto, em muitas empresas, este regresso ao trabalho significou a existência de trabalho em regime presencial e de teletrabalho, ou seja, em alternância.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO TELETRABALHO PARA AS EMPRESAS
Vantagens
Aumento da produtividade
Uma pesquisa global da Robert Walters, realizada a 5500 pessoas sobre o impacto da COVID-19 na vida dos profissionais, revelou que, em Portugal, 44% dos profissionais consideram que a sua produtividade aumentou a trabalhar a partir de casa.
Ao trabalhar a partir de casa pode aproveitar o tempo gasto em deslocações e, para além disso, pode constatar-se uma redução dos índices de stress entre os profissionais, por exemplo.
Flexibilidade no planeamento e estruturação do trabalho
Segundo os especialistas, o teletrabalho possibilita às empresas uma melhor gestão e planeamento dos seus fluxos de trabalho. Além disso ainda torna os processos de decisão mais rápidos e diminui a burocracia associada ao fluxo de trabalho.
Agiliza o processo de recrutamento
O regime de teletrabalho não só possibilita um aumento das ofertas de emprego, mas também facilita o processo de recrutamento, reduzindo os custos do mesmo. Isto possibilitando, por exemplo, a contratação de colaboradores distantes, sem que isso signifique custos adicionais para a empresa.
Permite o bom funcionamento da empresa
Principalmente nos dias que correm, há cada vez mais empresas a adotarem o teletrabalho para que consigam manter o bom funcionamento da empresa e a segurança dos seus trabalhadores.
Neste sentido, o Governo decidiu avançar com um regime excecional e transitório de reorganização do trabalho para minimizar os risco de transmissão da COVID-19 nos locais de trabalho. Este contempla todo um conjunto de medidas criadas no âmbito do estado de contingência que se iniciou no passado dia 15 de setembro.
Assim, o teletrabalho deverá ser promovido sempre que a natureza da atividade o permita.
Desvantagens
Riscos associados à segurança e confidencialidade da informação
Aqui estão dois pontos críticos quando se fala em teletrabalho. Toda a comunicação entre a empresa e o colaborador (profissional em teletrabalho) faz-se através de meios digitais (emails, Skype, chats, Zoom, etc.). Isto contempla alguns riscos, já que estes meios de comunicação são vulneráveis e podem permitir fugas de informação, muitas vezes confidencial.
Resistência à mudança
Apesar da mudança de mentalidades, nem todos estão preparados para “abraçar” o teletrabalho. Aqui o problema, muitas das vezes, está relacionado com a falta de preparação e/ou informação sobre a gestão deste método de trabalho, o que em muitos casos dificulta a implementação e o desenrolar do trabalho à distância.
Enfraquecimento dos laços entre a equipa
O trabalho de equipa é um dos mais fundamentais conceitos no que ao mercado de trabalho diz respeito. Este conceito pode ser dificultado (senão mesmo enfraquecido) com a introdução do teletrabalho, já que perante a existência de trabalhadores remotos, dispersos por várias localizações geográficas e dada a falta de contacto presencial entre os vários elementos da equipa, o desenvolvimento de uma cultura empresarial forte e coesa se torna mais difícil.
AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO TELETRABALHO PARA OS TRABALHADORES
Vantagens
Economizar custos
Uma das vantagens do teletrabalho para os trabalhadores é, efetivamente, a redução de custos como os gastos de deslocação, despesas em combustível, desgaste do carro, taxas de circulação ou até estacionamento.
Para além disso, se trabalhar a partir de casa, poderá ainda ter a possibilidade de poupar dinheiro em creches ou infantários, no caso de ter um filho pequeno.
Maior flexibilidade em termos de condições de trabalho
Trabalhar em casa dá-nos margem total para sermos nós a decidir como será o nosso ambiente de trabalho, a iluminação, a temperatura do espaço, o tipo de ambiente, até o humor.
No fundo, sabemos que trabalhar nas condições definidas por nós, faz-nos sentir mais produtivos e felizes.
Menor distração
Ao trabalhar em casa, não estará rodeado de pessoas, com todas as distrações e interrupções inerente a essa situação. Por isso mesmo conseguirá atingir maiores níveis de concentração.
Contudo, também poderá haver alguns casos em que este tipo de pressão seja benéfico, mas, ao fim de algum tempo, torna-se maçador. A não ser que dependamos exclusivamente da colaboração constante de outros para que o nosso trabalho fique concluído, este continua a ser um argumento a favor de trabalhar em casa.
Melhor qualidade de vida
O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é o Santo Graal do mundo laboral nos tempos que correm. E isso só se consegue se o nosso trabalho estiver em sintonia e em equilíbrio com a vida pessoal e familiar.
Todos conhecemos casos em que, em determinados períodos, quando alguém teve que sacrificar a sua vida pessoal devido ao trabalho, acabou por se sentir frustrado e menos feliz.
Este fator do equilíbrio é uma vantagem, quando o trabalhador o consegue alcançar. Contudo, estar em teletrabalho pode provar-se uma dificuldade para o atingir, como veremos abaixo.
Desvantagens
Dificuldade em distinguir o trabalho da vida pessoal
Sabemos que nem sempre é fácil ter o espaço pessoal de lazer no mesmo local onde tratamos de assuntos de trabalho. Afinal, a tentação de interromper o trabalho para tratar de algum aspeto doméstico pode, por vezes, tornar-se irresistível.
É extremamente importante que utilize a sua força mental para definir e manter as fronteiras bem delineadas entre o tempo de trabalho e o de lazer.
Desligar-se da rede de contactos de trabalho
Vejamos: trabalhar em casa não é sinónimo de afastamento dos seus colegas de trabalho, clientes e entidade patronal. Muito pelo contrário, é importante que se esforce diariamente para estar sempre ativo e perante a sua rede.
Opte por comunicar via email, compareça nas reuniões online, participe em eventos no digital e não se esqueça de ir telefonando às pessoas.
Cair na tentação de trabalhar demasiado
Quando não temos ninguém a vigiar-nos de perto e quando não existem restrições de horários, é possível sentirmo-nos tentados a prolongar o trabalho por demasiadas horas seguidas. Com isso, estaremos a prejudicar o nosso bem-estar físico e mental, sacrificando o sono e a alimentação.
Lembre-se que trabalhar muito para conseguir alcançar os seus objetivos não é sinónimo de exagero. Certifique-se de que sabe quando parar quando trabalhar em teletrabalho.