Share the post "Tem boas notas? Saiba como pode ser útil ao orçamento familiar"
Ter boas notas pode fazer com que os estudos sejam menos dispendiosos. As bolsas de mérito existem em todos os níveis de ensino e são uma forma de premiar os bons alunos.
Além disso, também podem ser uma ajuda importante para que crianças e jovens possam prosseguir os estudos sem preocupações financeiras.
Ao contrário do que se possa pensar, as bolsas de mérito não existem apenas no ensino superior e também não são apenas concedidas pelo Estado. A verdade é que este reconhecimento dado aos bons alunos está disponível também para estudantes dos ensinos básico e secundário.
Assim, são várias as possibilidades, independentemente do grau de ensino. Autarquias, empresas e fundações são algumas das entidades que atribuem bolsas de mérito.
Em alguns casos a atribuição é automática. Ou seja, os estudantes que preenchem os requisitos necessários são identificados pelas próprias entidades.
Noutros é necessário apresentar uma candidatura, o que implica conhecer as condições de acesso e os prazos a cumprir. Há ainda situações em que, além do bom aproveitamento escolar, leva-se em conta a situação económica da família como critério.
Assim, e apesar de terem em comum o objetivo de reconhecer o mérito dos estudantes que mais se destacam, estes apoios financeiros diferem nas regras e condições de acesso. Por isso, é importante estar a par de todas as possibilidades.
Para saber como funcionam as bolsas de mérito e conhecer as opções para os diversos níveis de ensino, leia este artigo do Saldo Positivo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.