Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
06 Jun, 2018 - 00:00

Descubra 9 tendências de viagem e os 25 destinos mais apetecíveis do momento

Mónica Carvalho

O que preferem, como escolhem, onde se aconselham e quais os destinos preferidos: fique atento às tendências de viagem para 2018 reveladas por uma das maiores agências de viagem do mundo.

Descubra 9 tendências de viagem e os 25 destinos mais apetecíveis do momento

Quer eleger um local para relaxar ou explorar? Ou, quem sabe, quer saber mais sobre como as pessoas decidem quais os locais de sonho? Todas as respostas foram dadas pelo Kuoni Worldwide Trends Report 2018, uma das maiores agências de viagens do mundo, e uma coisa é certa: o relatório ajuda a perceber quais são as grandes tendências de viagem para 2018.

Este relatório é criado por especialistas, que analisam os dados e padrões de reserva e consultam mais de 300 especialistas mundiais em viagens. Vamos descobrir mais?

 9 tendências de viagem para 2018

1. Viagens solo

travel

O motor de pesquisa Google registou um aumento exponencial dos termos “viagens a solo” e “viajar sozinho”, o que caracteriza esta tendência de viagem para 2018 como a mais forte. De tal forma, que as agências de viagens começam já a adaptar as suas ofertas e intenções. O objetivo? Poder dar resposta a esta nova procura.

2. Viajar mais no inverno

winter

Para fugir aos preços e multidões da época alta, o turismo de inverno tem vindo a conquistar mais fãs, que encontram novos encantos nas paisagens montanhosas, na prática de desportos de invernos, nas caminhadas pela montanha e na descoberta de cidades incríveis. Tudo isso com mais calma e sem pressa. Além disso, começa a ser cada vez mais frequente a realização de festivais de inverno, sob as mais diversas temáticas, com o intuito exato de atrair cada vez mais visitantes.

3. Viagens de aventura

travel

De acordo com um estudo recente da Adventure Travel Trade Association, o conceito de aventura, pelo menos que às viagens diz respeito, está a mudar. Aquilo que antes associávamos como a prática de desportos alternativos e radicais, hoje não é bem assim. O paradigma mudou e as viagens de aventura, que estimulam a adrenalina, relacionam-se mais com a descoberta de sítios exóticos, de culturas totalmente diferentes daquelas que são as de origem dos viajantes.

4. Viagens em família

familia

Fruto de um quotidiano cada vez mais atarefado, não só pelos pais, mas também pelos filhos que acumulam escolha com atividades extracurriculares, o tempo em família é cada vez mais privilegiado e tomado quase como um luxo. Pelo que, as famílias apostam mais, e gastam mais, em viagens de família que possam resultar em lembranças e momentos marcantes.

5. As Maldivas continuam no topo das preferências

méxico

As Maldivas continuam a ser um dos destinos mais procurados – pelo 15º ano consecutivo. De acordo com as autoridades locais de turismo, o número de chegadas aumentou quase 20%, em novembro de 2017, impulsionado talvez pelo aumento do número de hotéis.

Este é um destino mais facilmente conotado para lua de mel, mas as Maldivas têm sabido ampliar a oferta, conseguindo captar cada vez mais famílias, viajantes solitários e jovens.

6. A importância da opinião de quem sabe

Quando o mundo inteiro está online, é fácil supor que qualquer pessoa reserva as férias rapidamente e pela internet. Mas, não é bem assim, pelo menos de acordo com o relatório de tendências de viagem para 2018 da Kuoni, visto que revela que são cada vez mais as pessoas que desejam completar a pesquisa online com os conhecimentos de especialistas, principalmente no que ao planeamento de viagens mais complexas diz respeito.

7. As viagens em Itália tornam-se mais diversificadas

Itália

Em 2017, a Itália recebeu quase 60 milhões de turitas, continuando uma tendência ascendente de uma década que está prevista para continuar a crescer e não só pelas cidades e zonas mais historicamente conhecidas. As áreas ao redor de Sorrento e do Lago de Garda continuam no topo das favoritas, enquanto Milão atrai a atenção graças aos hotéis de design moderno. As ilhas de Ischia, Eólias de Vulcano e Lipari são igualmente alguns dos destinos a ter em conta em Itália.

8. Maior procura por combinações épicas

As viagens combinadas é um dos setores que mais cresce nos negócios da Kuoni, com um aumento de 15% nas vendas nos últimos 12 meses. Isto revela que os viajantes procuram cada vez mais combinar duas ou mais férias uma única viagem, permitindo-lhes conhecer vários locais icónicos de uma só vez.

A título de exemplo, 65% das reservas desta agência são feitas numa combinação única para o Peru, Bolívia Argentina ou Brasil.

9. Celebrar com uma viagem

Datas importantes ou aniversários começam a ser cada vez mais assinalados com grandes viagens, sendo esta uma forma muito especial de marcar um evento de vida e ocupando já quase metade do negócio da Kuoni. Os especialistas em viagens pessoais revelam que os grandes marcos da vida estão sendo cada vez mais usados como uma oportunidade para novas aventuras e conhecer novos destinos.

Destinos que são tendência: os 25 destinos mais apetecidos

porto

De acordo com a agência Kuoni, estes são os 25 destinos mais requisitados para 2018 – e Portugal faz parte da lista.

  1. Maldivas
  2. Maurícias
  3. Tailândia
  4. Sri Lanka
  5. Estados Unidos da América
  6. Itália
  7. Indonésia
  8. Barbados
  9. Antigua
  10. México
  11. Índia
  12. África do Sul
  13. Santa Lucia
  14. Vietname
  15. Emirados Árabes Unidos
  16. Malásia
  17. Grécia
  18. Canadá
  19. Quénia
  20. Seicheles
  21. Austrália
  22. Espanha
  23. Tanzânia
  24. Cuba
  25. Portugal

Como as pessoas decidem sobre as suas viagens

tendências de viagens

Numa era em que toda a informação é tão fácil de aceder e que qualquer questão pode ser respondida após alguns cliques, o que o relatório sobre tendências de viagem para 2018 revela é que essa mesma variedade e quantidade de informação pode ser confusa.

É certo que a internet facilita as pesquisas e permite encontrar locais novos para conhecer. Todavia, na hora da decisão, revela a pesquisa, os viajantes privilegiam também informação e conselhos obtidos junto de especialistas, quer sejam pessoas que já tenham viajado para o destino em causa, quer sejam agentes de viagem.

Mas, há outros dados a conhecer sobre os viajantes:

  • 49% revela que tem dificuldades em planear uma viagem;
  • 79% sente-se sobrecarregado pela quantidade de informação que obtém online;
  • 59% prefere conselhos reais de especialistas de confiança no momento da reserva;
  • 52% dizem não saber quais sites, análises e dados online são de confiança.

Veja também: