Totalmente elétrico (3 motores e tração integral) o Tesla Roadster, quer ser o carro mais rápido do mundo. Apresentado em 2017 por Elon Musk (reveja a sessão aqui que decorreu em paralelo com a apresentação do camião Semi), as especificações reveladas colocavam este desportivo no escalão superior: o dos hipercarros.
Senão vejamos: a especificação de 2017 contemplava 0-60 mph (o tradicional 0-100 km/h) em 1,9 segundos, 0-160 km/h em 2,3 segundos e anunciava velocidade máxima de 402 km/h. O alcance reclamado era de 620 milhas (998 km) com uma carga das baterias.
De 2017 até agora muita coisa mudou. Quer tecnologicamente, quer em termos de componentes, quer ainda em termos de construção e capacidade das baterias. Tudo está mais avançado, mais refinado. Isto para justificar que o Roadster teve datas anunciadas para lançamento em 2020, 2022, 2023 e 2024.
As notícias mais recentes dão conta de que o Tesla Roadster cumprirá o 0-60 mph em menos de 1 segundo e que as primeiras entregas aos proprietários que manifestaram a intenção de aquisição terão lugar em 2025.
Tesla Roadster: design elegante
O Tesla Roadster completamente elétrico é, acima de tudo, um automóvel bonito. Segundo Elon Musk é um 2+2, ainda que os dois lugares posteriores sejam exíguos.
Tem um design aerodinâmico e elegante, conjuga o habitáculo com um tejadilho de vidro amovível (pode ser guardado na mala), permitindo uma experiência de condução ao ar livre.
De perfil sobressaem as jantes de 21 polegadas, as linhas suaves e curvas que reduzem o arrasto e aumentam a eficiência dinâmica do automóvel. O design desportivo esconde a versatilidade das duas bagageiras (dianteira e traseira).
No seio da Tesla, o Roadster é um automóvel que combina desempenho, eficiência e inovação, posicionando-se como mais um representante do futuro da mobilidade elétrica.
Habitáculo tecnológico
O Tesla Roadster promete bater todos os recordes de aceleração, velocidade e autonomia. As características do design do habitáculo combinam conforto e segurança com eficiência.
O interior é concebido com materiais de alta qualidade e tecnologia avançada, como o painel de instrumentos digital e sistema de entretenimento touchscreen, em amplo ecrã colocado na consola central.
O Roadster tem tração integral e três motores elétricos, dois no eixo traseiro e um no eixo dianteiro, que geram um binário de 10 000 Nm, com o apoio de “pacote opcional de propulsor de foguete SpaceX”, segundo informação de Elon Musk (na rede social X, antigo Twitter).
Deste modo, pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 1,0 segundo, ou pouco menos (!), atingir uma velocidade superior a 400 km/h e percorrer cerca de mil quilómetros com uma única carga das baterias.
O Roadster terá uma suspensão adaptativa, travões de cerâmica e um modo de condução desportivo que ajustará a resposta do acelerador, a rigidez da suspensão e a sensibilidade da direção.
Com as especificações anunciadas o Tesla Roadster promete ser o carro mais rápido do mundo. Impressiona pelos números que anuncia, tecnologia utilizada no seu desenvolvimento e desempenho, mantendo um elevado nível de sustentabilidade.
No site da marca o Tesla Roadster é apresentando como “um supercarro totalmente elétrico” que “maximiza o potencial da engenharia aerodinâmica – com desempenho e eficiência recordes”.
No espaço dedicado a reservas o valor pedido é de 50 mil dólares (45.685,00 euros), mas é preciso cumprir alguns requisitos.
Entretanto, fique com algumas reações de convidados da Tesla, ao arranque 0-60 mph do Roadster.