Share the post "Autonomia de carros elétricos à prova: qual chegou mais longe?"
O canal britânico de Youtube Carwow organizou uma viagem com 6 automóveis elétricos, partindo de Londres rumo ao norte de Inglaterra com o objetivo de testar e descobrir qual o carro elétrico que chega mais longe e aquele cujos valores anunciados de autonomia mais se aproximam com a realidade.
A equipa testou e levou ao limite cada um dos carros presentes no vídeo. Os modelos escolhidos para este desafio foram: Nissan Leaf, Kia e-Niro, Audi E-Tron, Jaguar I-Pace, Mercedes EQC e ainda o Tesla Model 3.
Os resultados finais foram, no mínimo, surpreendentes.
carros elétricos: o teste de autonomia que todos esperavam
Como referido anteriormente, o desafio era (teoricamente) simples: levar o carro o mais longe possível. O ponto de partida estava definido que seria Londres, mas o ponto de chegada seria até onde as baterias dos carros os levassem, no Norte de Inglaterra.
Todos os carros foram carregados durante a noite. No momento inicial deste teste, todos os elétricos tinham mais de 95% de carga disponível.
Cada modelo foi configurado para o modo económico que, por sua vez, aumenta a autonomia. Para além disso, todos os automóveis estavam com o sistema de climatização configurado para os 20 ºC.
À data das filmagens (Janeiro de 2020), os termómetros em Londres assinalavam uma temperatura exterior a rondar os 7 ºC, fator que em nada contribuiu para que estes carros elétricos chegassem mais longe, pois como se sabe, os carros elétricos não gostam de temperaturas baixas, nem demasiado altas.
Todos os automóveis circularam nas mesmas estradas e à mesma velocidade, uma vez que foi configurado o cruise control em cada um dos carros. Com este gesto tentou-se isolar uma variável que pode influenciar a autonomia: o tipo de condução do condutor.
Os carros elétricos frente-a-frente
Para melhor entender a importância deste teste, é importante também conhecer um pouco de cada um dos carros elétricos escolhidos.
Desta forma, irá conseguir estabelecer uma melhor relação entre os preços e a autonomia que marca anuncia e o que realmente acontece.
1. Nissan Leaf
O Leaf é um dos carros elétricos mais conhecidos em Portugal, e no Mundo.
O veículo elétrico, da fabricante nipónica, usado neste teste é composto por uma bateria de 62 kWh. Esta bateria, segundo a marca, dá-lhe uma capacidade de percorrer 386 km.
O carro consegue produzir no máximo 217 cv de potência e tem um preço, para a versão com esta bateria, que começa nos 41.667€.
2. Jaguar I-Pace
A Jaguar é conhecida pelo seu requinte e luxo, e o I-Pace não é exceção disso.
O elétrico da Jaguar conta com uma bateria de 90 kWh, que lhe concede uma autonomia anunciada de 460 km.
No total, os dois motores elétricos produzem 400 cv de potência e fazem com que o carro atinja os 100 km/h em 4,8 segundos.
Os preços deste modelo, em Portugal, começam nos 81.788€.
3. Mercedes EQC
O EQC da Mercedes é, sem dúvida, uma forte player neste mercado. Quer pela sua estética interior e exterior. Mas, quais são os números associados à sua performace?
Antes de mais, o EQC tem uma funcionalidade excelente. Este é um modelo de tração integral, ou seja, um 4×4. No entanto, de acordo com a sua preferência, necessidades e autonomia, poderá alternar entre: tração integral, tração traseira e tração dianteira.
O modelo da Mercedes também é composto por 2 motores elétricos. Estes, em conjunto, produzem 408 cv de potência, que o fazem atingir os 100 km/h em 5,1 segundos.
O EQC conta com uma bateria de 80 kWh que, segundo a fabricante alemã, permite percorrer 416 km.
O preço para adquirir esta estrela alemã começa nos 79.000€.
4. Audi E-tron
O e-Tron tem capacidade para percorrer, sensivelmente, 446 km graças à sua bateria de 95 kWh.
Tal como o EQC, este modelo é de tração integral e produz 408 cv de potência. Apesar de ser um automóvel grande, ele atinge os 100 km/h em 5,7 segundos.
O preço base deste “monstro” é de, aproximadamente, 85.000€.
5. Kia e-Niro
A Kia, tal como quase todas as fabricantes, resolveu entrar no segmento elétrico.
O e-Niro conta com uma bateria de 64 kWh. Esta bateria dá-lhe uma autonomia anunciada pela marca de 455 km.
O e-Niro produz 204 cv de potência e atinge os 100 km/h em 7,5 segundos. Dos veículos apresentados, este é o mais lento.
O preço inicial deste veículo é de 45.500€.
6. Tesla Model 3
O Model 3 é o último participante deste desafio. O Model 3 é o carro mais “básico” e acessível da Tesla.
A versão escolhida para este teste foi a “long range”, que anuncia uma autonomia de 560 km que conta com uma bateria de 75 kWh.
Este modelo é rápido e atinge os 100 km/h em 4,6 segundos. Para isso, usufruiu dos seus 2 motores elétricos que produzem 346 cv de potência.
Os preços do Model 3 começa nos 59.600€.
O Vencedor
O carro elétrico que chegou mais longe foi o Tesla Model 3. Provavelmente, este resultado não será muito surpreendente para quem tem seguido este segmento, sendo também aquele que apresentava uma maior autonomia “no papel”
O Tesla Model 3 conseguiu percorrer 436 Km. Este resultado representa 78% da autonomia anunciada pela marca – 560 km.
Mas, como terão sido os restantes resultados?
Para surpresa de muitos, o primeiro carro a abandonar a autoestrada e a esgotar a sua autonomia foi o Mercedes EQC.
O carro elétrico da Mercedes percorreu 312 km, o que representa 75% da autonomia anunciada – 416 km.
O segundo a abandonar a “corrida” foi o Audi E-Tron. O elétrico da Audi percorreu 331 km. Seguiu-se o Nissan Leaf com 335 km e posteriormente o Jaguar I-Pace com 358 km.
A grande surpresa, sem dúvida, foi o Kia E-Niro que percorreu, aproximadamente, 412 km, sendo o automóvel que mais se aproximou da autonomia anunciada pelo fabricante.
Os resultados finais “no papel”
Carro | Bateria (kWh) | Autonomia anunciada (km) | Distância real percorrida no teste (km) |
Tesla Model 3 | 75 | 560 | 436 |
Kia e-Niro | 64 | 455 | 412 |
Jaguar I-Pace | 90 | 460 | 358 |
Nissan Leaf | 62 | 386 | 335 |
Audi E-Tron | 95 | 446 | 331 |
Mercedes EQC | 80 | 416 | 312 |