Share the post "Testei positivo: e agora? Guia prático para quem está com covid-19"
Desde que a pandemia de covid-19 teve início que as regras de saúde pública têm mudado, à medida que se sabe mais sobre este vírus e, também, à medida que a vacinação avança. Por isso, não é de admirar que muitas pessoas infetadas se questionem: testei positivo, e agora?
Numa altura em que existe um número exponencial e crescente de pessoas infetadas com o novo coronavírus e que os serviços de saúde se encontram mais sobrecarregados, dizemos-lhe como deve proceder, se testou positivou para o Sars-Cov-2.
Testei positivo à covid-19 . E agora, como tudo se processa?
Antes de mais, importa explicar que os resultados dos testes de antigénio ou PCR feitos à covid-19 são registados em duas plataformas, a saber:
- SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica);
- Trace COVID-19 (ferramenta de permite rastrear os contactos de alto risco e acompanhar os doentes por meio dos médicos assistentes e dos delegados de saúde).
Por isso, é suposto que, nestes casos, receba, de forma automática um SMS com:
- formulário de apoio ao inquérito epidemiológico;
- declaração de isolamento;
- recomendações a seguir.
Nota: se não receber este SMS 24 a 48 horas após a realização do teste, então deve contactar a linha de saúde 24 (808 24 24 24).
Fiz um auto-teste e deu positivo. O que devo fazer?
Caso faça um auto-teste e o resultado seja positivo, deve manter-se, desde logo, em isolamento, procurando fazer o quanto antes um teste de antigénio ou PCR numa farmácia ou laboratório.
Se necessário, pode contactar a linha de Saúde 24 (808 24 24 24), de modo a requerer a prescição de um teste de antigénio ou PCR para confirmar ou não esse resultado positivo.
Nota: nunca deve deslocar-se ao hospital para confirmar o resultado do auto-teste.
Regras a cumprir por quem está positivo
Todas pessoas que testem positivo para a covid-19 , independentemente de serem sintomáticas ou assintomáticas, devem cumprir as seguintes regras:
- manterem-se em autocuidados e em isolamento no domicílio, interrompendo o isolamento apenas para ir fazer o teste laboratorial, quando tal lhe for prescrito;
- estarem contactáveis para que um profissional de saúde do centro de saúde possa ir avaliando as suas situações clínicas e para que o delegado de saúde ou outro profissional de saúde pública possa rastrear os contactos que tiveram e que sejam considerados de alto risco;
- contactarem o centro de saúde, caso não recebam nenhum telefonema de um profissional de saúde , 3 dias depois de terem testado positivo à COVID-19;
- telefonarem para a linha de Saúde 24 (808 24 24 24), em caso de agravamento de sintomas, antes de se deslocarem a qualquer unidade de saúde.
Como funciona o isolamento dos casos positivos?
Os períodos de isolamento indicados para casos positivos de COVID-19 variam em função da sintomatologia apresentada pela pessoa infetada, assim como da sua situação clínica.
Assim, neste momento, há três períodos de isolamento possíveis, a saber:
- 7 dias, no caso de doentes assintomáticos;
- 10 dias, no caso de doentes com sintomas moderados;
- 20 dias, no caso de doentes com sintomas graves e/ou imunodeprimidos.
Nota: a contagem do número de dias de isolamento deve ser feita a partir do primeiro dia dos sintomas ou, em doentes assintomáticos, do dia em que testaram positivo ao COVID-19.