Share the post "Já aderiu ao TikTok? Já não é só a rede social da geração Z"
Chegou para ficar e já não é de hoje, desafiando a crença dos mais céticos. A rede social TikTok conquistou primeiro os miúdos, depois os graúdos… E uma coisa parece certa: a “rede social vizinha”, como é carinhosamente chamada pelos utilizadores nas suas publicações do Instagram, é um verdadeiro fenómeno.
A razão é simples: permite gravar vídeos originais com (muito) pouco esforço e é a aplicação com a plataforma mais intuitiva que temos por aí.
Se ainda não tem uma conta, ou até tem mas não sabe bem como dar vida aos seus passeios por lá, vamos ajudá-lo a conhecer melhor.
Como usar o tiktok
A rede social da geração Z conta com mais de mil milhões de utilizadores ativos mensais e, caso ainda tivesse dúvidas sobre o poder do TikTok, certamente que todas ficaram esclarecidas face a este número.
A aplicação, de origem chinesa, surgiu em 2016 e foi descredibilizada várias vezes, sendo muitas vezes “olhada de lado” por muitas pessoas. Foram várias as organizações e empresas que questionaram a sua utilidade, algo que nunca impediu o crescimento do TikTok.
A verdade é que esta app sempre foi vista como uma aplicação para adolescentes, mas a verdade não poderia estar mais longe. Os utilizadores desta nova rede social preenchem todas as faixas etárias e até as empresas/marcas mais conhecidas já criaram a sua conta na app.
Por isso, se quer fazer parte daquela que é a aplicação mais famosa do momento, conheça o “ABC” do TikTok e domine-o em muito pouco tempo.
Crie uma conta no TikTok
Como acontece com a maior parte das aplicações, sobretudo com as de redes sociais, é necessário que crie uma conta para começar a usar a app. O download é gratuito na App Store e na Google Play.
Há inúmeras formas de criar uma conta no TikTok, por isso ecolha aquela que mais lhe convém: através do e-mail, Facebook, Apple, Twitter, Instagram ou Gmail. Vai ser-lhe atribuído um username aleatório, que pode alterar a qualquer momento nas definições da aplicação.
Conheça a página “For You”
Tal como acontece com outras redes sociais, há sempre um algoritmo dedicado a perceber aqueles que são os seus hábitos enquanto usa determinada plataforma. Ao gostar, comentar ou partilhar um vídeo, o TikTok vai sugerir-lhe novos dentro do mesmo tema.
É para isso que a página For You serve. É neste separador que encontra uma seleção cuidadosa e pensada de acordo com os seus gostos e interesses. Nesta página pode, também, aceder à barra de pesquisa para procurar novos conteúdos.
A interação é a base
A base de qualquer rede social é a interação que existe entre o utilizador e o conteúdo disponível. Por interação enteda-se, claro, todos os gostos, comentários e partilhas que faz desde o minuto em que entra no TikTok.
Esta aplicação tem uma outra particularidade: a possibilidade de fazer download dos filtros que estão a ser usados no vídeo que está a ver e usar, mais tarde, nas suas próprias criações.
Em comparação com outras plataformas, o TikTok oferece muitas mais funcionalidades ao utilizador, que pode dizer quando não gosta de um vídeo, guardá-lo para ver mais tarde, adicionar aos favoritos ou fazer um dueto.
O que são os Duetos
Tal como o próprio nome indica, os Duetos permitem que dois utilizadores criem conteúdo em simultâneo. Pode querer cantar uma música que viu num vídeo ou imitar a coreografia do momento… A decisão é sua e o TikTok ajuda-o a dar-lhe vida.
Músicas e efeitos sonoros
Esta aplicação é tão famosa que são muitos os artistas que a usam para dar maior visibilidade ao seu trabalho. Por isso, para além daquelas músicas mais conhecidas, pode usar outros efeitos nos seus vídeos.
Para isso, só precisa de selecionar o nome do artista que surge na parte inferior do ecrã para aceder à página pessoal do mesmo e, aí, conhecer todas as suas músicas e/ou efeitos sonoros.
O TikTok chegou (mesmo) para ficar e é a rede social do momento. Interaja com o conteúdo que mais gosta e crie os seus próprios vídeos nesta app, que promete longos minutos de diversão.