Se já ouviu falar em tinta magnética, mas não sabe exatamente do que se trata ou como funciona, não se preocupe: explicamos-lhe tudo. Apresentamos-lhe as principais caraterísticas deste produto, a sua forma de aplicação e alguns exemplos de como pode tirar o máximo partido destas superfícies. Asseguramos-lhe de que vai ficar rendido à tinta magnética, pois ela vai permitir que dê um uso novo e totalmente diferente às paredes de sua casa.
Tinta magnética: um produto inovador para as paredes de sua casa
O que é?
A tinta magnética é uma boa opção para transformar paredes inteiras ou parte delas em verdadeiros quadros de avisos. A tinta tem uma base de íman, de cor cinzenta, também chamada de “fundo magnético”. Ela é aplicada sobre a parede e, depois, pode ser coberta com tinta acrílica de qualquer cor. É necessário aplicar várias camadas, normalmente entre duas a quatro, pois quanto maior a quantidade de tinta, maior a capacidade de fixação dos ímans.
Mas, atenção, a tinta magnética não é um ímã. Trata-se sim de um produto ferroso que transforma qualquer parede numa superfície, sobre a qual os imãs podem ser afixados. Ela pode ser coberta por qualquer tipo de tinta para acabamento com qualquer cor, pois a atração magnética mantém-se, precisamente devido às minúsculas partículas de ferro não enferrujáveis que se misturam com a tinta.
Ela pode ser facilmente aplicada com um rolo de espuma e as ferramentas utilizadas podem ser limpas simplesmente com água. A parede pode ser limpa recorrendo a água e a um pano húmido. Encontra esta tinta à venda em vários espaços comerciais mas, se preferir, faça-a você mesmo, em sua casa. Para isso, misture esponjas de aço e cola branca, conforme o vídeo abaixo.
Exemplos de possíveis utilizações
A tinta magnética pode ser usada em qualquer parede de casa, escritório ou até escola. Em casa, é habitual ser utilizada na cozinha – para afixar as faturas e contas a pagar, por exemplo -; no escritório – para expor notas e listas com tarefas e afazeres; e, finalmente, nos quartos dos mais pequenos – para criar uma superfície lúdica e, até, de aprendizagem.
Experimente, por exemplo, distribuir pelas paredes com tinta magnética ímans de figuras, letras ou números e – sem furos, nem adesivos – crie uma zona de brincadeira e onde, ao mesmo tempo, as crianças podem exercitar competências e conhecimentos. Uma outra sugestão decorativa, é usar estas paredes “magnetizadas” para colocar fotos e papéis na parede, usando para tal pequenos ímans ou molduras magnéticas, formando quadros personalizados, com a forma que quiser.
Surpreenda todos, fixando ímans numa parede “aparentemente normal”. É esse o efeito que irá conseguir ao utilizar a tinta magnética. Siga as nossas instruções e procedimentos e seja bem sucedido nesta tarefa de transformar as suas paredes em superfícies capazes de fixar ímans. Inove na decoração de sua casa, dando-lhe um toque original e de grande criatividade.
Veja também:
- DIY: aprenda a pintar paredes como um profissional
- Ideias de decoração com a cor do ano 2018
- Cores de tintas para paredes: as mais indicadas para cada divisão
- 6 blogs de decoração que vão mudar a sua casa
- 4 dicas para decorar a casa com inspiração hygge
- 5 ideias para decorar uma lareira que não funciona
- 6 ideias para reutilizar paletes para decoração