A evolução da pandemia de COVID-19 trouxe o uso obrigatório de máscara em algumas situações, sempre que não seja possível manter o distanciamento social. Tudo isto de forma a limitar a transmissão comunitária do Sars-Cov-2. Mas, afinal, que tipo de máscaras usar?
A Direção-Geral da Saúde emitiu informações relativamente ao tipo de máscaras a usar e quando, de modo a prevenir o risco de exposição ao novo coronavírus. Contudo, importa recordar que esta medida não dispensa a adoção de outras, como o cumprimento do distanciamento físico de 2 metros; a desinfeção ou lavagem das mãos e o respeito pela etiqueta respiratória. Fique a conhecer as recomendações mais recentes.
Que tipo de máscaras a usar, quando e por quem
O uso de máscara é obrigatório para pessoas que:
- permaneçam ou acedam a espaços interiores fechados com várias pessoas, tais como estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços; serviços e edifícios de atendimento ao público; estabelecimentos de ensino e creches.
- utilizem transportes públicos.
Ficam excluídos desta obrigatoriedade:
- Crianças com menos de 10 anos de idade;
- Pessoas portadoras de atestado médico de incapacidade multiusos ou de declaração médica que ateste que a condição clínica do indivíduo não se coaduna com o uso de máscara;
- Indivíduos que, pela natureza da atividade que estão a praticar, não possam usar máscara;
- Pessoas do mesmo agregado familiar, que não estejam próximas de terceiros.
Tipos de máscaras a usar
Destinatário | Tipo de máscara |
Profissionais de saúde e doentes (Nível 1) | Semi máscara de proteção respiratória (FFP2, FFP3). Máscaras cirúrgicas Tipo II e IIR. Não reutilizáveis. |
Profissionais em contacto frequente com o público (Nível 2) | Máscaras cirúrgicas tipo I Não reutilizáveis. Máscaras alternativas para contactos frequentes com o público, de uso único ou reutilizáveis |
População em geral, em situações de obrigatoriedade ou situações aconselhadas (Nível 3) | Máscaras alternativas para contactos pouco frequentes, de uso único ou reutilizáveis. |
Máscaras cirúrgicas vs. Máscaras comunitárias
As máscaras cirúrgicas, entre outros equipamentos de proteção individual, são recomendadas aos grupos de risco e a alguns grupos profissionais, como forças de segurança e militares, bombeiros, distribuidores de bens essenciais ao domicílio, trabalhadores nas instituições de solidariedade social, lares e rede de cuidados continuados integrados, agentes funerários e profissionais que façam atendimento ao público e não tenham garantido o distanciamento social aconselhado.
A restante população deve optar por máscaras comunitárias, que permitam mais do que um uso. Isto porque, como alerta a Organização Mundial da Saúde e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, as máscaras cirúrgicas devem ficar reservadas para quem precisa mesmo delas, garantindo a sua sustentabilidade.
As máscaras do nível 2 e nível 3 de proteção individual reutilizáveis, ou seja, têxteis, devem ainda respeitar as normas estabelecidas, nomeadamente ter um desempenho de filtração entre os 70% e os 90%. A resistência ao desgaste, fruto da sua reutilização, também deve ser tido em conta ao escolher o tipo de máscaras a usar.
Como colocar e retirar corretamente as máscaras
Pôr e tirar adequadamente a máscara é fundamental, pois só assim evita a propagação do vírus e a máscara torna-se efetivamente útil e uma medida preventiva do contágio.
Assim, para colocar a máscara, deve cumprir os seguintes passos:
- lavar bem as mãos;
- colocar a máscara com o lado branco/interno virado para a face e o lado colorido/externo virado para fora;
- ajustar a máscara ao rosto;
- evitar tocar na máscara, enquanto a usa.
Quando pensa em que tipo de máscaras a usar não se esqueça também dos cuidados a ter no momento de as retirar:
- lavar bem as mãos;
- remover a máscara a partir da parte de trás, pegando nos atilhos ou elásticos (nunca tocar na frente da máscara);
- descartar a máscara no saco/caixote do lixo, caso ela não seja reutilizável;
- lavar novamente bem as mãos.
Nota: As máscaras devem ser trocadas a cada 4 horas ou sempre que estejam húmidas.