Os diferentes tipos de copos adequam-se a bebidas diferentes e por motivos muito específicos. Os copos usados para cada bebida ajudam a realçar sabores e a tornar toda a experiência muito mais interessante. Sim, porque tomar uma bebida não é apenas bebê-la. É toda uma experiência em que se aprecia o paladar e os diferentes sabores presentes.
Por isso, impressione os seus convidados não só com os copos adequados, mas também com todas as explicações acerca do assunto. Leia o artigo e passe a conhecer os diferentes tipos de copos que existem e quais são apropriados para cada bebida e ocasião.
Tipos de copos: seja um conhecedor
1. Copo de água
Uma vez que a água não sofre alterações de sabor, o importante é que seja um copo grande, de modo a que a temperatura se mantenha estável.
2. Copo de vinho tinto
Este copo deve ter o corpo largo e permitir que o vinho entre em contacto com o oxigénio, de modo a realçar os seus sabores. É fundamental que apenas 1/3 do copo esteja preenchido com vinho.
3. Copo de vinho branco
Como este vinho é normalmente servido frio, o copo é mais pequeno do que o de vinho tinto. Assim, haverá menos trocas de calor entre o vinho e a temperatura ambiente para que não perca a sua frescura. Este tipo de copo é também ideal para beber vinho rosé, pelas mesmas razões.
4. Copo para vinho do Porto
Este vinho é forte e repleto de sabores intensos, por isso deve ser servido num copo de corpo largo, como o do vinho tinto, mas de tamanho muito inferior, já que o vinho do Porto se servem em doses muito mais pequenas.
5. Copo para licor
Os licores são doces e espessos e deve ser consumido em pequenas doses, por isso é importante que seja servido num copo pequeno.
6. Copo de champanhe ou espumante
Este tipo de bebidas não deve estar em contacto com o calor das mãos, pelo que devem ser servidas em copos longos e finos – flutes -, que também ajudam a que sejam visíveis as bolhas próprias da bebida – parte importante do apreciar da bebida.
7. Copo para martini
Os copos para este tipo de aperitivo deve ser em forma de Y, para que a bebida não esteja em contacto com o calor das mãos, mas também para ser degustada através de pequenos goles.
8. Copo para conhaque
Estes são os copos tradicionalmente chamados de balão, de corpo largo e boca estreita, para que a bebida consiga libertar os seus aromas furtados ou amadeirados. O contacto com o calor das mãos é fundamental para manter a temperatura ideal destas bebidas.
9. Copo para margarita
Este copo tem a parte de cima muito larga e a inferior muito estreita. Deste modo é possível distribuir o sal pela borda para realçar os sabores da bebida.
10. Copo para sumo
Este copo deve ser largo e alto, com uma capacidade média de 300ml. Deste modo, tem o tamanho ideal para serem acrescentadas pedras de gelo à bebida.
11. Copo para shot
Como devem ser consumidos num único gole, estes copos devem ser pequenos e lisos, com uma capacidade de 35 a 60ml no máximo. Por norma, estes copos são utilizados para beber bebidas em estado puro, sem gelo.
12. Copo para whisky ou caipirinha
Este copo tem de ser de boca larga e de tamanho semelhante ao da circunferência do fundo, de modo a permitir a adição de gelo. Para além disso, o fundo deve ser grosso para evitar o arrefecimento da bebida.
13. Copo de cerveja
Estes copos devem ser altos e finos, sem pé, que evitem a perda do gás e que ajudem a manter a temperatura da bebida. Nada disto é por acaso e este design dos copos de cerveja é também privilegiado por promover uma maior suavidade da espuma e previnir a carbonatação (ou seja, previnir que a cerveja fique “morta”).
Sabendo que tipos de copos deve usar para cada bebida, garantirá uma experiência total muito mais interessantes, realçando sabores e texturas. Use o copo adequado a cada bebida e saiba dar todas as explicações aos seus amigos e familiares. Impressione-os partilhando sabedoria.