É frequente dizer-se que “sem combustível não se vai a lado nenhum”, mas esta frase também se aplica ao óleo de motor, pois sem ele, também não irá a lado nenhum.
Os líquidos lubrificantes são extremamente importantes para o funcionamento do carro. Dependendo das características de cada automóvel, cada um deverá usar diferentes tipos de óleo de motor.
O óleo tem como principal função lubrificar os componentes móveis do interior do motor. Assim, reduz o atrito entre as peças metálicas, fazendo com que tudo funcione na perfeição e com que as temperaturas não subam em demasia.
Conheça, então, os diferentes tipos de óleo de motor e saiba escolher qual e o porquê de esse ser o mais adequado para o seu automóvel.
Tipos de óleo de motor
Os óleos dividem-se em 3 categorias principais: minerais, sintéticos, semi-sintéticos.
- Óleos minerais: derivam do petróleo “cru”. É, posteriormente, refinado para lubrificar as partes móveis do carro. Dos três, este é o mais barato;
- Óleos sintéticos: são produzidos artificialmente. São eficazes num intervalo de temperaturas maior e são capazes de funcionar durante muitos milhares de quilómetros. São altamente recomendados para os automóveis atuais. Este é o óleo mais caro entre os três;
- Semi-sintéticos: juntam um pouco do melhor dos dois outros tipos de óleos. Não aguentam tanto como um óleo totalmente sintético, mas também será significativamente mais barato. Por outro lado, serão muito mais eficazes e menos perigosos para o seu carro do que usar óleos minerais.
Dentro destas três principais categorias, existe em cada uma delas vários tipos de óleo de motor. Cada um difere do outro através dos aditivos, da viscosidade e da temperatura ideal de funcionamento.
Mas, como os distinguir?
Nomenclatura SAE: diferentes tipos de óleo de motor
Cada óleo tem a sua própria denominação e se não os souber distinguir pela cor ou pelo preço, então basta olhar para a designação. A chamada Nomenclatura SAE (Society of Automotive Engineers).
Em cada embalagem de óleo estão presentes dois algarismos separados por por uma letra, o W. Algo como 10W40, 20W40, 10W30, (…).
O algarismo que antecede a letra W diz respeito ao comportamento do óleo quando o motor não está a trabalhar, todavia, à sua temperatura ideal, e o algarismo que se procede à letra W faz referência à viscosidade do óleo.
Ora, um óleo “perfeito” é o que apresenta os dois algarismos mais baixos. Isto porque é um óleo 100% sintético, pouco viscoso e com vários aditivos. Assim, reduzirá ao máximo o atrito dos componentes internos do motor, que, por consequência, reduzirá também o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.
Quanto menor a viscosidade de um óleo, mais fácil e rapidamente este chegará a todas as partes do motor, lubrificando, desde logo, os componentes internos na sua fase mais crítica, quando os metais estão mais frios, por isso dilatados, e fazem mais fricção uns contra os outros, impedindo assim que prolongue a vida do motor do seu carro.
Um óleo 5W30 será bastante mais eficaz que um óleo 15W30, porque a sua eficácia a temperaturas baixas é maior, e a sua viscosidade é menor. No entanto, o preço a pagar por um óleo de melhor qualidade será também (bastante) mais alto.
Como saber qual o tipo de óleo ideal?
A resposta a esta questão é muito simples. Basta, assim, consultar o manual de instruções do automóvel e pesquisar na secção que fala sobre o motor.
Todas as informações como os tipos de óleo de motor ideais, tipos de líquido refrigerante ideais ou pressão correta dos pneus encontram-se disponíveis no livro de instruções, que geralmente se encontra no porta-luvas da sua viatura.
Caso não encontre esta informação no manual de instruções, faça uma breve pesquisa no Google sobre o tipo de óleo ideal para o seu carro. Pesquise por modelo, ano e (muito importante) pela motorização.
Saber exatamente a cavalagem e cilindrada do motor do carro impedi-lo-á de comprar um óleo que não se adequa à sua viatura. Geralmente, quanto mais moderno e potente o carro, maior a necessidade de colocar um óleo 100% sintético.
O aconselhável, no caso carros modernos, é que circulem com um óleo nunca inferior a uma designação 5W30 (os preços rondam os 12€ por litro). Deste modo terá a certeza que o seu carro será capaz de circular cerca de 20.000km entre revisões e que todos os componentes internos estarão sempre bem lubrificados.