Share the post "Conheça a lista completa de todos os ‘Carros do Ano’ desde 1968"
Fique a conhecer a lista completa dos Carros do Ano desde 1968. O evento ocorre anualmente e distingue aquele que os jurados acreditam ser um carro único, que conquista por um conjunto de requisitos, ligados à sua potência, design, acabamento e inovação.
O prémio é estabelecido na Europa pela organização Car of the Year e ocorre já desde o ano de 1964. Este é um evento que pretende igualmente destacar o mérito às demais construtoras de automóveis. Através de um carro distinguido, acaba-se também por estabelecer um voto de confiança entre consumidores (condutores) e construtores.
Anteriormente reduzida a uma lista de 7 candidatos a Carro do ano 2019, o Car of The Year foi finalmente reduzido a um vencedor. Conheça o automóvel que conquistou mais recentemente o júri e fique também a conhecer a lista de todos os Carros do Ano desde 1968.
Lista completa de todos os Carros do Ano desde 1968
1968 – NSU Ro 80 (197 pontos)
1969 – Peugeot 504 (119 pontos)
1970 – Fiat 128 (235 pontos)
1971 – Citroën GS (233 pontos)
1972 – Fiat 127 (239 pontos)
1973 – Audi 80 (114 pontos)
1974 – Mercedes-Benz 450S (115 pontos)
1975 – Citroën CX (229 pontos)
1976 – Simca 1307-1308 (192 pontos)
1977 – Rover 3500 (157 pontos)
1978 – Porsche 928 (261 pontos)
1979 – Simca-Chrysler Horizon (251 pontos)
1980 – Lancia Delta (369 pontos)
1981 – Ford Escort (326 pontos)
1982 – Renault 9 (335 pontos)
1983 – Audi 100 (410 pontos)
1984 – Fiat Uno (346 pontos)
1985 – Opel Kadett (326 pontos)
1986 – Ford Scorpio (337 pontos)
1987 – Opel Omega (275 pontos)
1988 – Peugeot 405 (464 pontos)
1989 – Fiat Tipo (356 pontos)
1990 – Citroën XM (390 pontos)
1991 – Renault Clio (312 pontos)
1992 – Volkswagen Golf (276 pontos)
1993 – Nissan Micra (338 pontos)
1994 – Ford Mondeo (290 pontos)
1995 – Fiat Punto (370 pontos)
1996 – Fiat Bravo and Brava (378 pontos)
1997 – Renault Mégane Scénic (405 pontos)
1998 – Alfa Romeo 156 (454 pontos)
1999 – Ford Focus (444 pontos)
2000 – Toyota Yaris (344 pontos)
2001 – Alfa Romeo 147 (238 pontos)
2002 – Peugeot 307 (286 pontos)
2003 – Renault Mégane (322 pontos)
2004 – Fiat Panda (281 pontos)
2005 – Toyota Prius (406 pontos)
2006 – Renault Clio (256 pontos)
2007 – Ford S-Max (235 pontos)
2008 – Fiat 500 (385 pontos)
2009 – Vauxhall/Opel Insignia (321 pontos)
2010 – Volkswagen Polo (347 pontos)
2011 – Nissan Leaf (257 pontos)
2012 – Chevrolet Volt/Opel/Vauxhall Ampera (330 pontos)
2013 – Volkswagen Golf(414 pontos)
2014 – Peugeot 308 (307 pontos)
2015 – Volkswagen Passat (340 pontos)
2016 – Opel/Vauxhall Astra (312 pontos)
2017 – Peugeot 3008 (319 pontos)
2018 – Volvo XC40 (325 pontos)
2019 – Jaguar I-Pace (250 pontos)
Revistas organizadoras
O prémio COTY (Car of the Year) conta com a representação de 7 países, pela participação dos seus jornalistas da imprensa automóvel. Localmente, a organização representante de cada uma das revistas especializadas na área, escolhe os automóveis finalistas a serem votados.
Esta seleção dá origem a 7 indicações, um por cada país. Desta forma, o prémio Carro do Ano conta com as seguintes revistas como organizadoras e premiadoras:
- Revista Auto (Italiana)
- Revista Autocar (Inglesa)
- Revista Autopista (Espanhola)
- Revista AutoVisie (Holandesa)
- Revista L’Automobile Magazine (Francesa)
- Revista Stern (Alemã)
- Revista Vi Bilägare (Sueca)
Vencedor do prémio Carro do Ano 2019
O automóvel vencedor do aclamado prémio Carro do Ano 2019 foi revelado no Salão de Genebra 2019 (Geneva Motor Show). O prémio COTY foi atribuído ao Jaguar I-Pace.
Se por um lado, assumia-se que este modelo, enquanto candidato ao prémio, era bastante inovador, foi esse mesmo critério e mérito por parte de toda a conceção do I-Pace que fez conquistar os jurados.
A Jaguar escolheu o setor dos crossovers para se estrear no domínio dos automóveis elétricos, ao mesmo tempo que definira um novo rumo para a marca.
Com 250 pontos, os jurados afirmaram que o que mais os surpreendeu neste crossover foi efetivamente a sua inovação no ponto de vista deste conferir quase 500 km de autonomia e apresentar soluções engenhosas, quer em termos estrutural do modelo quer em termos do design final apresentado.
Este Jaguar elevou a demanda dos SUVs refinados da marca e acentuou que os mesmos serão a próxima aposta corrente com base na necessidade de introduzirem mais carros com zero emissões dentro gama.
Conheça algumas das opiniões dos jurados face ao I-Pace
“Eu vou lembrar do I-Pace como o primeiro BEV (carro a bateria elétrica) que nos mostrou o que um carro elétrico pode realmente fazer.”
“Um carro muito refinado que fará viagens descontraídas com uma condução formidável de alta performance”
“O I-Pace é bom em curvas na estrada, bem como em terrenos difíceis, graças ao eficiente sistema de tração integral.”
“O ponto de baixo centro de gravidade e os poderosos motores elétricos tornam o I-Pace melhor para conduzir do que a maioria dos carros tradicionais.”
“O I-Pace comprova que a Jaguar está no seu melhor ao não tentar seguir as marcas premium alemãs.”
“O veículo mais inovador entre os finalistas do COTY”
“O primeiro SUV totalmente elétrico premium a chegar ao mercado é um exemplo avançado de estilo e tecnologia.”
“A mobilidade elétrica ganhou um senso de diversão.”
Caso esteja curioso em assistir à cerimónia da apresentação dos prémios COTY 2019, pode ver ou rever aqui.
Importa ainda referir que existe também um prémio mundial atribuído, designado por WCOTY (World Car of the Year). A lista está agora reduzida a 3 candidatos e o vencedor será revelado no dia 17 de Abril de 2019.
Por enquanto, conheça os 3 candidatos ao título de World Car of the Year : Audi e-tron, Jaguar I-Pace e Volvo S60/V60.