A solidariedade em tempo de pandemia não se resume apenas ao cumprimento rigoroso das recomendações da Direção-Geral da Saúde. Passa também pelos pequenos gestos de bondade, de entreajuda, de cooperação, de empatia que, por norma, emergem em tempos de crise.
Neste contexto de crise sanitária, este tipo de comportamento é de louvar, mas também é fundamental para que mais rapidamente consigamos superar este momento de crise.
A este propósito surgiu o movimento solidário #TodosPorQuemCuida, uma iniciativa conjunta da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), assim como de outras instituições da sociedade civil, que visa a angariação de fundos para a compra de material hospitalar e equipamento de proteção para quem cuida de nós.
Todos Por Quem Cuida: unidos por uma missão
A iniciativa visa apoiar todos os profissionais de saúde, nomeadamente assistentes operacionais, secretários clínicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, enfermeiros, farmacêuticos, médicos e tantos outros, mas, também as forças de segurança, bombeiros, cuidadores, entre outras profissões chamadas a estar na linha da frente no combate à COVID-19.
Pretende-se assegurar que todos eles trabalham protegidos e com acesso aos equipamentos e dispositivos de proteção, seja para proporcionar os melhores cuidados a todos os doentes com COVID-19, seja para continuarem a cuidar de quem precisa de assistência por outras patologias. No fundo, assegurar que têm os equipamentos necessários para salvar vidas.
Estes equipamentos, cuja escassez pretende evitada ao máximo, são batas hospitalares descartáveis, desinfetantes, luvas, máscaras cirúrgicas, óculos de proteção, material de testes, toucas e ventiladores.
Importa sublinhar que várias figuras públicas já se associaram a esta campanha, desde António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, a nomes bem conhecidos do mundo do desporto, da cultura e da arte em Portugal.
Como é que pode ajudar?
Cidadãos a título particular ou entidades coletivas podem fazer uma doação monetária ou uma doação dos equipamentos de proteção necessários.
A conta solidária #TodosPorQuemCuida está aberta a todos, sendo possível fazer uma transferência bancária através do IBAN: PT50 0035 0646 00017662 930 21.
Se optar pela doação de materiais, basta, para tal, preencher o formulário existente na página do movimento.
Para se inteirar das carências dos diferentes serviços de saúde, pode ainda contactar a Ordem dos Médicos ou a Ordem dos Farmacêuticos através dos seguintes endereços de correio eletrónico:
- Ordem dos Médicos: [email protected]
- Ordem dos Farmacêuticos: [email protected]
Recordamos que, à data da redação deste artigo, o movimento já angariou perto de 1,3 milhões de euros. Ajude, é por uma boa causa!