Mesmo as casas mais modernas, novas ou renovadas, podem ser ambientes estéreis e frios, onde falta um convite ao conforto. Se quer tornar a sua casa mais acolhedora e cheia de calor para enfrentar o tempo frio, há dicas simples de design, decoração e sustentabilidade que não vai querer deixar passar ao lado.
Vamos espreitar a lista de truques infalíveis que transformam qualquer lar num ambiente de aconchego.
13 DICAS PARA TER UMA CASA MAIS ACOLHEDORA: HÁ SEMPRE UM TRUQUE PARA SI
Invista numa peça de design
Móveis e peças decorativas de design dão personalidade a qualquer casa e transformam um ambiente.
Escolha uma peça icónica, como um cadeirão ou candeeiros que encham a vista e provoquem impacto. Estes objetos chamam a atenção e enchem os espaços de muito estilo, oferecendo identidade ao lar.
Escolha detalhes em cor
Um toque de cor na decoração confere calor ao espaço e há inúmeras formas de o fazer com sucesso. O segredo é não exagerar e escolher colorir com apontamentos que não pesem na decoração do ambiente.
Uma parede revestida a papel ou pintada com uma cor aconchegante, um sofá com cor de destaque, cadeiras de diferentes cores para a mesa de jantar, ou simplesmente o verde das plantas de interiores.
Crie a sua “urban jungle” para uma casa mais acolhedora
Há poucos elementos que ofereçam tanto conforto ao lar como o verde das plantas de interiores e a boa notícia é que decorar com plantas é fácil, fácil.
Monsteras deliciosas, alocasias, calatheas e uma infinidade de verdinhas nunca tiveram tantos fãs como agora e tornam-se nas verdadeiras estrelas da decoração.
Crie a sua “urban jungle” e descubra um novo hobbie que, além de decorar, vai tornar a casa mais acolhedora. Muitas espécies são capazes de purificar o ar e, segundo o Feng Shui, equilibrar as energias e vibrações do lar.
Flores naturais sempre tornam a casa mais acolhedora
Não precisa de encher a casa de flores, mas ter um vaso com flores naturais como centro da mesa de jantar é uma excelente forma de tornar a casa mais acolhedora.
Mas atenção: esqueça as flores artificiais e aposte no natural. Se quer flores que durem bastante tempo, pode apostar nas composições de flores secas, que são uma tendência de decoração. Pode encontrar alguns exemplos aqui.
Madeira, madeira, madeira
Se há um material que oferece a sensação de casa mais acolhedora, este material é a madeira. Até as casas mais minimalistas e modernas ficam a ganhar no quesito conforto quando os mais diferentes tipos de madeira marcam presença.
Se quer criar uma atmosfera envolvente, escolha usar madeira. Pode usá-la de forma mais expressiva na decoração ou apenas para revestir uma superfície, como o chão, o teto ou uma parede.
Inspire-se numa decoração ecológica e rústica
Se já entendeu que os recursos do planeta são finitos, sabe que devem ser utilizados da melhor forma e esta é uma excelente forma de conferir estilo e identidade ao lar. Renda-se às inspirações de arquitetura e decoração sustentável.
Madeira, pedra e cimento queimado decoram ambientes cheios de comodidade e criam um impacto visual difícil de se comparar.
Na arquitetura pode apostar em grandes janelas envidraçadas, por onde se entre muita luz natural. Estes apontamentos arquitectónicos, além de permitirem o diálogo entre os ambientes internos e externos, ajudam a poupar nos gastos com eletricidade.
Renda-se ao estilo industrial
O estilo industrial remete aos icónicos lofts de Nova Iorque. Apesar de muito urbano e ao contrário do que muitos podem pensar, este tipo de decoração afasta a frieza dos espaços porque aposta em elementos naturais e numa luminosidade mais quente.
Paredes em tijolo, apontamentos em madeira tosca e cadeirões em pele são bons exemplos de como este estilo de decoração está preenchido de elementos que transmitem a sensação de calor.
Têxteis nunca são demais
Tapetes e mais tapetes, mantas sempre à mão, roupa de cama que convide ao descanso e uma infinidade de almofadas. Os têxteis são daqueles elementos decorativos que mais oferecem conforto ao lar.
Para tornar a casa mais acolhedora, dizemos mesmo que são obrigatórios.
Personalize e dê cara a sua casa
Uma casa acolhedora é um lar com gente dentro, com vida, com história, com personalidade. Uma das muitas formas de dar identidade a uma casa é apostar em elementos personalizados.
Se é apreciador de música, um gira-discos em exposição nunca falha. Se escreve ou gosta de livros, uma máquina de escrever antiga pode dar personalidade ao ambiente. Fotografias de viagens em molduras numa parede podem contar a história dos donos da casa. Um móvel antigo de família pode ser sinónimo de memórias de afeto e tornar-se na estrela da decoração.
Também um talento seu pode ser aquilo que vai dar personalidade ao lar. Cerâmicas pintadas à mão, pinturas ou ilustrações são ótimos exemplos.
Tenha um hall de entrada convidativo
Invista neste cartão de visita da sua casa e faça com que a primeira impressão de quem entra seja a melhor de todas. Pode ser um local de passagem, mas a verdade é que é o primeiro espaço que vê ao entrar em casa e deve ser um convite ao bem estar.
Não sabe como decorar a entrada de casa? Vasos com flores naturais ou flores secas, espelhos, um banco ou cadeirão, um cabide e um tapete. Et voilà! Composição feita sem enganos.
Use a lareira e espalhe velas
Numa casa, a lareira é das coisas que mais dão a sensação de aconchego, além de deixar o espaço quentinho. E para se sentir numa atmosfera acolhedora, use e abuse, também, das velas decorativas.
Pense na iluminação
A iluminação é fundamental para dar conforto a qualquer ambiente. Crie pontos de luz estratégicos e invista em lâmpadas de luz quente.
Aposte no pensamento positivo
Uma casa mais acolhedora é aquela que nos faz sentir bem, pensar positivo e sentir uma boa energia. É o lar onde queremos estar. Um dos muitos truques para conseguir que isso aconteça é apostar em elementos decorativos que passem mensagens.
Pósteres e caixas luminosas são acessórios perfeitos para encher a casa de mensagens positivas. As caixas luminosas vêm com várias letras e imagens, permitindo que possa mudar a mensagem que quer ver de acordo com a ocasião ou o seu estado de espírito.
Tornar a casa mais acolhedora nem sempre é sinónimo de gastar muito dinheiro. Afinal, há pequenos detalhes capazes de fazer toda a diferença na atmosfera do lar e que não são, necessariamente, dispendiosos.
Na nossa lista de ideias encontra truques que cabem em qualquer carteira. Em qual deles vai apostar?