A Torre dos Clérigos, que recentemente beneficiou de obras para renovar as suas condições de acesso, é a torre mais famosa do Porto e garante circuitos de visita com vistas de fazer perder o ar.
Vamos descobrir esta maravilha da Invicta.
Torres dos Clérigos: tudo o que deve saber, antes de a visitar
Os Clérigos são um Monumento Nacional que engloba, além da torre, a igreja e o museu.
A Igreja e a Torre dos Clérigos constituem um conjunto barroco, setecentista, da responsabilidade do conhecido arquiteto italiano, Nicolau Nasoni. A unir estes dois edifícios existe a Casa da Irmandade, a qual funciona como museu, desde 2014.
Torre dos Clérigos
A construção desta simbólica torre da cidade decorreu entre 1754 e 1763. O seu principal atrativo são os seus 75 metros de altura que se traduzem em 225 degraus que dão acesso ao topo da torre e a uma magnífica vista panorâmica sobre a cidade do Porto.
Museu
Vale também a pena visitar a Casa da Irmandade, atual Museu, onde pode ficar a conhecer a Casa do Despacho, a Sala do Cofre, o Cartório e a antiga enfermaria. Além disso, há coleções de escultura, pintura, mobiliário e ourivesaria para descobrir.
Igreja
Aproveite, ainda, para visitar a Igreja dos Clérigos, cuja construção teve lugar entre 1732 e 1749. Convém lembrar que esta foi a primeira igreja portuguesa em forma de elipse, destacando-se ainda pela sua singular galeria que circunda toda a nave.
O seu interior é muito rico, marcado pelo uso da talha dourada e do mármore. Existem, ainda, quatro belos altares laterais dedicados: ao Santíssimo Sacramento, a Nossa Senhora das Dores, a Santo André Avelino e a São Bento.
Outras atrações da igreja são os seus dois órgãos de tubos ibéricos.
Torre dos Clérigos: bilhetes, preços e horários
Não importa se já visitou a Torre dos Clérigos. Nunca é demais usufruir dos encantos deste monumento icónico da Invicta, sobretudo agora que ele recebeu obras de intervenção que tornaram a subida à torre mais confortável e segura. Foi criada uma nova escadaria em ferro, que preserva os antigos degraus em granito, e que permite que o visitante faça o percurso pela torre.
Para comprar os bilhetes, pode fazer a reserva aqui. As visitas podem ser feitas em horário diurno, com última entrada às 18h30, ou fora de horas, entre as 19h e às 23h – horário de verão.
As visitas são gratuitas para crianças até aos 10 anos, inclusive, e podem ser realizadas de forma guiada em grupos de a partir dez visitantes.
Quanto custa? Existem vários preços de bilhetes, de acordo com o tipo de visita que se pretende (livre ou em grupo, diurna ou noturna, só à torre ou também à igreja e ao museus). Regra geral, falamos atualmente dos seguintes valores: Jovens a partir dos 11 anos e adultos pagam 6 euros pela visita à torre e ao museu. As visitas à torre durante o horário noturno custam 5 euros.