O Toyota Corolla é um dos mais longevos modelos automóveis. Apresentado em 1966, no Japão, só dois anos mais tarde chega a Portugal. O nome Corolla significa “pequena coroa de flores” em Latim e esta será, talvez, uma alegoria ao seu sucesso 56 anos depois e com mais de 50 milhões de unidades vendidas em todo o Mundo.
Aquando do seu lançamento, reunia a mais recente tecnologia no que respeita ao fabrico. Em junho de 1970, apenas 4 anos após o lançamento, registava já um milhão de unidades produzidas.
A segunda geração chegava nesse ano (1970-1974) e manteve a qualidade da anterior. Segundo o livro “50 Anos Toyota Portugal” (produzido pela Unidade de Soluções Comerciais e Multimédia do Global Media Group para Toyota Caetano Portugal – 2019), a inauguração da Fábrica de Ovar, em 1971, permitiu que Portugal fosse “o primeiro país da Europa a produzir o Corolla”.
O modelo nipónico, que tem reconhecida notoriedade no sector automóvel, é vendido em cerca de 150 países e continua a ser o mais popular no seio da Toyota, tendo uma quota de vendas globais de cerca de 20%.
7 argumentos que projetam o Toyota Corolla 2023
A Toyota conhecida pela sua reputação quanto à fiabilidade e durabilidade dos seus automóveis, mantém forte presença em Portugal, e noutros países. É pioneira na hibridização automóvel, com a colocação no mercado de ampla oferta de carros híbridos.
Não se conhece o segredo para o sucesso do Corolla. Mas, o conjunto de características que tem fazem dele um dos melhores automóveis no que respeita à relação preço/qualidade.
E é isso que se espera da nova gama Toyota Corolla para 2023, em que a marca reforça o estilo, a tecnologia e, claramente, o desempenho e experiência de condução. Vejamos o que a marca anuncia para a nova geração do Corolla que chega no primeiro trimestre de 2023.
Estilo, tecnologia e desempenho
Com sucesso reconhecido por 12 gerações, o Toyota Corolla 2023 dará resposta, mais uma vez, às necessidades e preferências dos automobilistas. É este um dos argumentos que se lhe conhecem e que permitiram ao longo de 56 anos atingir mais de 50 milhões de unidades vendidas, em todo o Mundo.
As atualizações exteriores são facilmente identificáveis, bem como, a renovação operada no habitáculo.
Estas surgem como uma evolução da atual geração (a 12.ª) atualizando o design que é acompanhado por significativas alterações na parte motriz e eletrónica.
O lema da Toyota para o novo modelo é: “Um Corolla para todos”. Num conceito de que há versões para todos os gostos: o compacto Hatchback; a carrinha, Touring Sport e o executivo Sedan.
A estes juntar-se-á, na segunda metade de 2023, o SUV Corolla Cross, que a marca, entretanto apresentou.
A gama de modelos Corolla é uma das mais competitivas do seu segmento ao propor eletrificação com o sistema Full Hybrid, tecnologia que “proporciona superior eficiência de combustível e mais tempo de condução emissões zero”, sustenta a marca.
Design renovado e novas cores
A nova gama Corolla apresentar-se-á mais refinada. Numa primeira observação, destaca-se as alterações no padrão da grelha frontal, as novas luzes de nevoeiro e as jantes de liga leve.
Saliente-se que as versões mais equipadas, modelos Hatchback e Touring Sport, receberão novos faróis bi-LED, enquanto o topo da gama conta com sistema de luzes de máximos adaptativos (AHS).
O padrão cromático escolhido para a carroçaria inclui novas cores. O Azul Juniper (Zimbro) é a cor de lançamento do modelo para as versões Hatchback e Touring Sport. O Sedan recebe o Azul Teal, uma cor intemporal, sofisticada e adequada ao seu estilo.
O habitáculo apresentará evolução não só ao nível de materiais e cores, mas também no que diz respeito à tecnologia, com inclusão de novos ecrãs. Predominarão os tons Dark e Light Harmony, a sublinhar o estilo contemporâneo e elegante do Corolla.
Nova tecnologia de eletrificação
O Corolla 2023 trará a quinta geração do sistema híbrido da Toyota. À semelhança da atual geração estarão disponíveis duas motorizações híbridas de 1.8 litros e 2.0 litros. Os dois blocos beneficiarão de alterações que melhoram a experiência de condução e incrementam a potência e o desempenho de resposta.
Para melhor eficácia e funcionamento mais eficiente, a unidade de controlo de potência (PCU) e a caixa híbrida foram redesenhadas e a bateria de iões de lítio está mais potente, sendo mais pequena e leve.
Quanto a potência combinada o híbrido 1.8 litros anuncia 140 cv e sprint 0-100 km/h em 9,2 segundos (menos 1,7 segundos que a anterior unidade motriz). As emissões de CO2 devem manter-se inalteradas em 102 g/km.
O híbrido 2.0 litros anuncia potência combinada de 196 cv e sprint 0-100 km/h em 7,5 segundos (menos meio segundo que o anterior bloco). Neste caso as emissões de CO2 devem baixar de 110 g/km para 107g/km.
A sensação de aceleração natural está melhorada, com a Toyota a adiantar que anteriormente, o foco era a aceleração linear.
Agora, a recalibração do controlo híbrido produziu uma aceleração que espelha mais de perto a intenção do condutor e a sua utilização do acelerador, produzindo a sensação G apropriada e uma sensação intuitiva. O ruído do motor, quando em aceleração, também diminuiu.
Novidades tecnológicas e mais digital
O novo Toyota Corolla beneficia das mais recentes tecnologias digitais e estará preparado para receber atualizações que podem ser introduzidas remotamente (over the air).
No habitáculo destaca-se o ecrã multimédia (10,5 polegadas) com grafismos de alta-definição e tratamento anti-brilho para melhor leitura em todas as condições de iluminação interior.
A partir da versão Comfort o condutor beneficiará de painel de instrumentos digital multi-informação (12,3 polegadas) que disponibiliza, entre outras funções, a personalização consoante a preferência do utilizador: “Casual”, “Smart”, “Sport” e “Tough”.
O novo modelo inclui, de forma gratuita, quatro anos do serviço Toyota Smart Connect ou Toyota Smart Connect+, com acesso à navegação cloud em ligação permanente à Internet, para obtenção de informação de trânsito/viagem em tempo real. Outros serviços estão disponíveis com a aplicação MyT, a operar através de smartphone.
Toyota Sense de última geração
Sendo a segurança uma das prioridades da Toyota, é de forma natural que o novo Corolla recebe novas soluções que o tornam mais seguro e, por consequência, quem nele viaja.
O novo modelo, que será comercializado no princípio de 2023, estará equipado com o Toyota T-Mate. Esta solução combina o conjunto de sistemas Toyota Safety Sense de última geração com sistemas ativos de assistência à condução e, também, ao estacionamento.
Estes elementos têm por função tornar a condução mais fácil e intuitiva, bem como, são responsáveis por proteger os ocupantes do automóvel. E, claro, os outros utentes da estrada.
A título de exemplo as características do Toyota T-Mate compreendem, entre outros, sistema de Assistência à Saída de faixa de rodagem, além de aviso se detetar que uma porta está a ser aberta na aproximação de um veículo ou ciclista que circule na retaguarda da viatura.
Corolla GR Sport
As versões GR Sport entraram no universo Corolla em 2020. Desde essa altura são das mais cobiçadas e que mais curiosos atraem para a gama de produtos deste construtor.
O espírito desportivo está no ADN destas versões que elevam o Corolla a um nível mais exigente e competitivo. Para isso contribuem as mais de 20 mil unidades comercializadas com o lettering GR Sport. Esta versão é inspirada no sucesso da Toyota GAZOO Racing.
Deste modo, o novo Corolla GR Sport receberá novas jantes de liga leve maquinadas (18 polegadas), novos para-choques e difusor traseiro, bancos com o logótipo ‘GR’ gravado no encosto de cabeça e um novo padrão de hexágonos. A reforçar o ADN desportivo, o logótipo ‘GR’ está inserido no botão de arranque o Corolla.
Preço competitivo
A atual gama Toyota Corolla arranca com preços na ordem dos 23 mil euros. É expectável que a nova geração venha a ter um ajuste neste valor, devido à conjuntura económica que se faz sentir de modo global.
Ainda assim, o modelo mais popular da Toyota deverá manter o seu preço num nível apetecível privilegiando a boa relação preço/qualidade que se lhe conhece.