O GT86, também conhecido simplesmente por ‘86’, é entusiasmante. Mas, ao fim de mais de 10 anos no mercado impunha-se uma evolução do mesmo. Afinal é preciso manter a chama acesa. Para isso, a Toyota Gazoo Racing construiu um novo coupé: o GR86.
O Toyota GT86 é dos coupé mais divertidos da sua classe. O foco é o prazer de condução, num automóvel leve, rápido, bem construído, com motor dianteiro e tração traseira.
Mas agora surge este é o terceiro modelo global Toyota GR, desenvolvido com a expertise da Toyota Gazoo Racing. É, segundo o construtor, “uma evolução das qualidades que definiram o aclamado coupé GT86, mantendo um clássico sistema de transmissão com motor dianteiro e tração traseira”.
Recorde-se que a Gazoo Racing é a responsável pelo programa desportivo da Toyota. É campeã do WRC e do WEC (em 2022, 5.ª vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans”) e vencedora do Dakar de 2022 e 2023.
O que muda com o Toyota GR86
A Gazzo Racing criou o terceiro carro desportivo “de raça pura”, que se coloca ao lado do GR Supra e do GR Yaris, refere a marca nipónica.
O novo coupé GR86 é o “ponto de entrada para a linha GR da Toyota”: o nome “GR” significa “Gazoo Racing”, divisão de corridas da Toyota, e o “86” é uma referência ao código de chassis do automóvel.
O coupé mantém compromisso com a configuração clássica de motor dianteiro e tração traseira. O motor continua a ser uma unidade “boxer” de quatro cilindros de alta rotação, mas com cilindrada aumentada para ganhar mais potência e binário.
Para que a harmonia, entre os ajustes técnicos do motor e o significativo aumento de potência se mantenha, a marca garante que o adicional de potência é alcançado “com uma aceleração suave e poderosa em toda a faixa de rotações”.
Chassis, motor e sistema de travagem
No desenvolvimento do GR86 a marca concentrou o foco em:
- redução do peso;
- redução adicional do centro de gravidade para garantir dirigibilidade e capacidade de resposta;
- uso de alumínio e materiais leves, mas fortes;
- reforço da estrutura do carro com objetivo de conseguir maior rigidez;
- ajuste dos sistemas de suspensão.
Para conseguir colocar em prática estes e outros predicados, os projetistas, segundo a Toyota, receberam apoio “dos colegas do automobilismo no desenvolvimento de novos recursos aerodinâmicos para a carroçaria”.
Sob o capot está um motor novo. Mantém os 4 cilindros e a conhecida arquitetura boxer, mas tem 2,4 litro de capacidade. O anterior (GT86) tinha 2.0 litro.
A mudança de capacidade confere aumento de 34 cv, na potência e de 45 Nm, no binário. Os 234 cv estão disponíveis apenas às 7.000 rpm (um pouco antes do corte da injeção), enquanto os 250 Nm surgem às 3.700 rpm, o que acaba por garantir power desde baixos regimes. Mudanças que se fazem sentir de forma muito presente na condução do GR86.
Deste modo, o sprint 0-100 km/h (caixa manual) faz-se em 6,3 segundos e a velocidade máxima é de 226 km/h (igual à do GT86). Quando equipado com caixa automática, o GR86 cumpre o 0-100 km/h em 6,9 segundos e a velocidade máxima anunciada é de 216 km/h.
Notar ainda que o Toyota GR86 beneficia de uma otimização da caixa manual de velocidades, com novo escalonamento, e com comando de engrenagem mais rápido.
O sistema de escape também foi melhorado para aumento do rendimento e superior desempenho no que toca à sonoridade. Tão do agrado de quem vai ao volante.
Quanto ao sistema de travagem o GR86 está equipado com discos ventilados à frente (204 mm) e atrás (290 mm).
Está ainda equipado com os sistemas:
- ABS;
- Brake Assist (BA);
- Traction Control (TRC);
- Vehicle Stability Control (VSC);
- Hill-start Assist Control (HAC).
O VSC pode ser ajustado em cinco modos diferentes para dar resposta às preferências do condutor ou, às condições de direção. Isso inclui um modo de direção desportiva sem suporte VSC e controlo de tração desligado.
Design exterior e aerodinâmica
O conceito de design do Toyota GR86 é “beleza funcional”. Ou seja, o casamento entre o que pode fazer a diferença em ganhar ou perder em pista e um visual atraente que cative o condutor.
O design exterior é uma evolução do GT86 e expressa a clássica configuração de motor dianteiro/tração traseira. As saliências acentuam a agilidade do coupé a que se junta a postura ampla e baixa.
Detalhes do design aludem a alguns dos mais icónicos automóveis desportivos da marca nipónica como o 2000GT ou o AE86 Corolla.
As dimensões gerais são próximas às do GT86, mas a altura foi reduzida em 10 mm (para 1.310 mm) e 5 mm foram adicionados à distância entre eixos (2.575 mm).
Na seção frontal os novos faróis de LED em forma de parábola, têm um arranjo interno em forma de L, à semelhança dos do GR Supra; enquanto a grelha tem padrão de malha “G” exclusivo do GR.
Na traseira as luzes têm forma tridimensional; a placa de matrícula foi movida para o para-choques; enquanto as cavas das rodas são mais estreitas, enfatizando a postura ampla do carro.
As aletas adicionadas aos arcos das rodas traseiras e as aletas aerodinâmicas no para-choques traseiro inferior ajudam a controlar o fluxo de ar para cima e para fora da carroçaria tendo um papel ativo no auxílio da estabilidade.
A palete de cores do GR86 inclui três acabamentos específicos inspirados na conhecida pintura branca, vermelha e preta da TOYOTA GAZOO Racing: Crystal White Pearl, Crystal Black Silica. Está ainda disponível um novo tom, Ignition Red, com alta saturação de cor obtida com uma nova técnica multicamada de três demãos.
Toyota GR86: habitáculo com foco no condutor
O foco do design interior do Toyota GR86 é o condutor. O painel de instrumentos está configurado horizontalmente para proporcionar ao condutor amplo campo de visão e concentração no momento de conduzir.
Harmonia e praticidade são palavras de ordem. Os principais controlos são de rápida leitura, reconhecimento visual e intuitivos no momento de utilizar. São exemplo o painel do ar condicionado colocado na consola central, com grandes mostradores iluminados por LED, e os interruptores de teclas de piano.
Os bancos são desportivos, com almofadas de apoio independentes garantindo grande conforto. Uma alavanca no ombro de cada banco dianteiro facilita o acesso aos bancos traseiros. A tecnologia não foi deixada de lado. No Toyota GR86 estão presentes funcionalidades como:
- sistema multimídia com tela de 8 polegadas (inclinado para facilitar a visualização a partir do banco do condutor);
- conexão de smartphone via Apple CarPlay® e Android Auto®;
- visor de instrumentos do condutor adapta-se de acordo com o modo de condução selecionado, incluindo uma leitura estilo carro de corrida – modo Track para condução em circuito;
- portas USB e AUX;
- função eCall em caso de acidente ou emergência;
- animação de abertura que constrói o logotipo GR antes de apresentar os instrumentos.
A segurança ativa e passiva estão igualmente presentes neste modelo desportivo que tem, entre outros itens:
- estrutura do chassis reforçada para melhor desempenho de impacto;
- sete airbags (laterais dianteiros e de cortina, além de um airbag para os joelhos do condutor);
- câmara frontal para monitoramento da estrada (reconhece veículos, peões e marcações na estrada);
- travagem pré-colisão com assistente de travão pré-colisão;
- aviso de saída de faixa;
- aviso de oscilação de faixa;
- cruise control adaptativo;
- assistente de luzes de máximos;
- deteção de ângulo morto.
O preço do Toyota GR86 com caixa manual “arranca” nos 52.650,00 euros, enquanto a versão com caixa automática sobe a fasquia para os 54.550,00 euros.
Sobre a comercialização do Toyota GR86 a marca sublinha que as vendas na Europa serão limitadas a apenas dois anos, o que torna este modelo uma proposta exclusiva para os clientes, sendo um “carro analógico para a era digital”. Referem ainda que “quando acabar, acabou”.
Em resumo, pode considerar-se o Toyota GR86 um dos melhores carros desportivos acessíveis do mercado atualmente, por oferecer uma experiência de condução emocionante a um preço racional.