O regime de trabalho por turnos é comum em certas profissões, por exemplo nas áreas da saúde e da segurança ou no setor da indústria. Quem trabalha neste regime conhece bem as suas exigências, mas nem sempre os seus direitos.
A lei, através do Código do Trabalho, estabelece regras para que estes trabalhadores possam descansar e ter alguma estabilidade. Por exemplo, cada jornada de trabalho deve ter oito horas e só é possível mudar de horário após ter gozado o descanso semanal. A lei prevê, igualmente, pelo menos, um dia de descanso em cada período de sete dias.
Há situações em que pode existir dispensa do trabalho por turnos ou, pelo menos, de trabalhar em determinados horários. Os trabalhadores estudantes e as mulheres grávidas ou com bebés recém-nascidos são alguns exemplos.
Além disso, há cuidados que os trabalhadores devem ter para que a sua saúde não seja afetada por laborarem neste regime.
Leia mais sobre esta modalidade de organização do tempo de trabalho neste artigo preparado pelo Saldo Positivo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.