Share the post "Trabalhadores Independentes: obrigações que não pode falhar em outubro"
Se é trabalhador independente, durante o mês de outubro tem de cumprir com algumas obrigações fiscais, nomeadamente a entrega de determinadas declarações e o pagamento de impostos como IVA. Conheça todas as datas para não falhar nenhum prazo!
Verificação de faturas relacionadas com a atividade
Se durante o mês de setembro foram emitidas faturas-recibo sujeitas a IVA, tem de verificar as mesmas na plataforma e-faturas durante o mês de outubro.
Contribuições dos Trabalhadores Independentes para Segurança Social
A contribuição para a Segurança Social deve ser paga entre o dia 10 e 20 de outubro, de acordo com o valor apurado na última declaração trimestral entregue. Saiba como aceder à Segurança Social Direta para entregar a declaração trimestral e proceder aos pagamentos mensais.
Entrega do IVA pelos Trabalhadores Independentes
Se é trabalhador independente no regime de IVA mensal, tem até ao dia 20 de outubro para submeter a declaração periódica de IVA, referente ao mês de setembro. Se for apurado imposto a favor do Estado, tem de efetuar o pagamento até ao dia 25 de outubro. Saiba como preencher corretamente a Declaração Periódica de IVA.
Se estiver sujeito ao regime de IVA trimestral, poderá efetuar a entrega da declaração trimestral de IVA documento durante o mês de outubro e até ao dia 21 de novembro.
A declaração recapitulativa de IVA, seja mensal ou trimestral, também deve ser entregue até ao dia 20 de outubro. Preencha a declaração recapitulativa de IVA sem dificuldade.
Durante o mês de outubro também é o período estipulado pelo Estado para efetuar o pedido de restituição do IVA, caso o apuramento do imposto resulte num crédito.
Dicas úteis para Trabalhadores Independentes
Como entregar declarações?
Submeter declarações e documentos essenciais é um procedimento simples que pode ser feito online, através do Portal das Finanças. Para tal, é necessário aceder à área reservada para cidadãos. Assim, como trabalhador independente, terá a capacidade de cumprir todas as suas obrigações fiscais, de acordo com o calendário fiscal aplicável aos trabalhadores por conta própria.
Como pagar impostos?
Independentemente do meio escolhido, o processo é bastante semelhante: deve aceder ao Portal das Finanças e efetuar o pagamento utilizando os dados fornecidos:
- Multibanco;
- Homebanking;
- MB Way;
- Serviços presenciais (balcões dos CTT ou repartições de finanças);
- Débito Direto (saiba como pagar os impostos por débito direto).
Como obter mais informações?
O Ekonomista disponibiliza informações atualizadas sobre os diversas temas da esfera dos trabalhadores independentes, mas pode ir diretamente à fonte para gerir bem as datas e ter os compromissos fiscais sempre em dia:
O site da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) é um bom lugar para começar, pois disponibiliza informações sobre declarações que devem ser entregues, impostos que devem ser pagos e outros assuntos relacionados com o universo dos trabalhadores independentes. Consulte o calendário fiscal que a AT disponibiliza.
A página da Segurança Social permite consultar a situação contributiva e oferece informações para a esfera pessoal sobre pensões, parentalidade, entre outros.