Chegou o verão e com ele a vontade de usar roupas mais frescas. Apetece-lhe ir trabalhar de calções, mas tem dúvidas se será ou não adequado. Pois bem, damos-lhe algumas pistas!
Posso ou não posso ir trabalhar de calções?
A regra de ouro na escolha da roupa a usar no local de trabalho é adequar-se, sempre, ao código de vestimenta da sua empresa. Este código pode não estar definido ou expresso em parte alguma e ser apenas determinado subtilmente pela forma como a cultura organizacional se reflete nas escolhas de vestimenta dos colaboradores.
A primeira dica que lhe damos para saber se pode ir trabalhar de calções é: olhe à sua volta! Mais alguém usa calções na sua empresa? Que cargo desempenha? Usa calções independentemente da ocasião ou seleciona outro tipo de vestuário quando há uma reunião mais importante? Observe a forma de vestir dos seus colegas e dirigentes e só depois marque a sua posição.
Empresas com dress code formal
Se trabalha numa empresa com dress code, como por exemplo nas instituições bancárias, onde por norma todos os funcionários e dirigentes têm de usar fato e gravata, arriscar-se a levar um par de calções naquele dia de verão em que o calor torna o ar irrespirável, poderá trazer-lhe dissabores, mesmo que tenha conseguido uma combinação perfeita com “aquela” camisa, que até lhe dá um ar muito formal.
Se a empresa lhe impõe farda de trabalho, o melhor é não arriscar, porque poderá ter que voltar a casa para trocar de roupa. Normalmente, as empresas não permitem exceções para não abrir precedentes. Ou então, pelo sim pelo não, leve também um par de calças consigo, caso a coisa corra mesmo mal e se veja impedido de prosseguir o seu dia de trabalho de pernas à mostra.
Empresas com dress code informal
Se trabalha numa empresa do setor das tecnologias ou indústrias criativas, em que se cultiva uma relação forte de proximidade com os colegas e entidade patronal e onde a estrutura hierárquica não é marcada, então poderá ter luz verde para se vestir como quiser.
Mas mesmo nestes contextos é recomendável algum bom senso: se vai trabalhar de calções, não os combine com uns chinelos de praia ou com uma t-shirt de padrão berrante. Lembre-se que por muito informal que seja o ambiente na sua empresa, poderá ter que reunir de forma imprevista com um fornecedor ou cliente externo, que pode ter exigências diferentes no que toca à imagem. Não comprometa a imagem da empresa.
Contornar a informalidade
Quer queiramos quer não, usar calções transmite informalidade. Por isso, para poder ir trabalhar de calções sem correr riscos, escolha uma peça de corte mais tradicional, de cor sóbria e em tecidos de qualidade.
Combine com a restante roupa que veste, por exemplo, um bom calçado e uma boa camisa. Se aligeirou o seu look com uns calções, não se esqueça de aprimorar no resto: faça a barba e use o cabelo bem penteado.
A importância da aparência no local de trabalho
A aparência conta e muito. Para o bem e para o mal, o mercado de trabalho não exige apenas que sejamos bons profissionais: exige que o pareçamos. Por muito que a questão da aparência e da imagem pessoal lhe possa parecer uma questão secundária, não caia no erro de a subestimar.
A roupa tem um enorme impacto sobre a forma como nos sentimos, sobre os nossos níveis de confiança e a forma como interagimos com os outros. Seja inteligente na hora de escolher a roupa de trabalho e verá que, mesmo se for trabalhar de calções, terá um dia fantástico!
Veja também: