Ter um trabalho nas férias de verão pode ser uma ótima opção para todos os jovens que desejem não só enriquecer o CV, como também consolidar competências em áreas diversas. Esses candidatos a um trabalho nas férias de verão devem estar disponíveis para abdicar de uma parte dos seus tempos livres e férias, tendo em mente um objetivo concreto, que lhe possa trazer outros benefícios.
Mas que opções pode encontrar para trabalho nas férias de verão? Confira as nossas sugestões e escolha aquele que se adequar mais à sua personalidade e expectativas.
Qual o trabalho nas férias de verão certo para si? 10 opções
1. Fazer figuração em anúncios ou programas de televisão
Se gosta do mundo da publicidade e televisão, esta pode ser uma boa oportunidade para fazer contactos que lhe serão úteis no futuro. Poderá inscrever-se numa agência de castings e dar o seu melhor numa oportunidade que surja.
2. Trabalhar na agricultura
Se não se importa de sujar as mãos e trabalhar fora, poderá, por exemplo, apanhar morangos na Holanda ou uvas em França, numa vindima. Na verdade, há todo um leque de oportunidades de trabalho nas férias de verão, na área da agricultura. Apesar de ser um trabalho fisicamente duro, paga um bom salário acima da média, normalmente ao dia.
3. Desempenhar alguma função num festival de verão
Os festivais de verão costumam contratar jovens para diversas funções. É uma excelente oportunidade de conhecer de perto artistas e, ao mesmo tempo, conhecer imensas pessoas diferentes e provenientes de várias partes de Portugal ou mesmo do mundo!
4. Ser empregado de mesa
Na estação mais quente do ano, há muitos turistas de férias. Por esse motivo, os estabelecimentos da área da restauração contratam frequentemente mais pessoal nesta altura. Pode encontrar emprego num bar da praia, num restaurante, num café, nu hotel, entre outras opções.
5. Tornar-se monitor em colónias de férias
Este trabalho pode ser muito cativante para quem gosta de lidar com jovens e crianças. Terá de ser uma pessoa dinâmica e ativa, com bastante responsabilidade e paciência. A função de um monitor passa por organizar atividades lúdicas, culturais, e também desportivas. Para se tornar monitor, consulte a sua autarquia local ou dos concelhos em redor, que lhe indicará o que deve fazer.
6. Ser nadador salvador
Este é um emprego de verão frequentemente procurado. Contudo, nem todos o conseguem, pois há vários requisitos necessários. Afinal de contas, estamos a falar de pessoas que poderão vir a ter de salvar vidas, o que é uma enorme responsabilidade. Assim, terá de prestar provas e ser aprovado, além de possuir robustez física. Para se candidatar, terá de estar atento ao site do Instituto de Socorros a Náufragos, pois as datas dos cursos e as condições de ingresso são publicadas com a devida antecedência.
7. Trabalhar como “au pair”
Os programas de “au pair”, ou seja, para tomar conta de crianças noutros países podem ser outra boa opção para jovens que pretendem associar a possibilidade de trabalhar à de viajar e também aprender outras línguas. Informe-se ao máximo sobre oportunidades ligadas a este trabalho nas férias de verão, no site.
8. Preparar e entregar refeições
Se gosta de cozinhar, pode ser boa ideia preparar belos petiscos e entregá-los em casa dos clientes. Há vários turistas que procuram refeições caseiras e não querem enfiar-se no trânsito caótico que costuma estar nesta altura do ano, procurando quem lhes faça a refeição e entregue ao domicílio.
9. Ser animador em unidades hoteleiras
No verão, as unidades hoteleiras procuram animadores para miúdos e graúdos. Esta pode ser uma ótima oportunidade para si se for alguém bem-disposto e cheio de energia!
10. Fazer um estágio na área de estudos que pretende seguir
Se quer saber como funciona a área em que pretende seguir estudos, poderia ser bom para si arranjar um estágio nas férias de verão e desempenhar funções que permita conhecer essa função mais de perto.
Veja também: