Ekonomista
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05 Abr, 2022 - 12:46

Tração traseira ou tração dianteira: qual a melhor solução para si?

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Saiba por que a escolha entre a tração traseira ou tração dianteira pode influenciar e capacitar o seu automóvel.

Tração traseira ou tração dianteira

Determinar qual a melhor opção entre tração traseira ou tração dianteira divide opiniões, quer por parte de fabricantes, quer por parte de mecânicos mas, principalmente, por parte dos entusiastas de automóveis, particularmente pela condução em si.

Este debate surge, maioritariamente, com o intuito de abordar os aspetos inerentes à segurança do automóvel, mas também as sensações que cada modelo pode proporcionar.

Seja qual for a opção de cada condutor, existem vantagens e desvantagens entre carros com tração traseira ou tração dianteira. Os centros de gravidade são diferentes para cada caso, assim como a distribuição de peso pela plataforma do automóvel, os níveis de tração e aceleração, os consumos, a complexidade na mecânica e, principalmente, o efeito dinâmico que proporciona, quer em situações adversas, quer favoráveis na condução.

Independentemente dos critérios de análise na compra de cada modelo, torna-se relevante entender a diferenciação dos dois tipos de tração. Conheça toda a abordagem sobre este conteúdo e conheça as verdadeiras diferenças entre tração traseira ou tração dianteira.

Comparação entre tração traseira ou tração dianteira

Tratando-se de dois assuntos totalmente diferentes, torna-se importante fazer uma comparação entre estes dois tipos de tração. Primeiramente, perceber o que as distingue e, posteriormente, perceber as diferenças inerentes a estas duas opções. Fique a conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma e, para que faça uma boa escolha quando comprar carro, fique esclarecido sobre esta matéria.

Diferenças

Carros com tração traseira

Carros com tração traseira têm uma melhor distribuição do peso e são, naturalmente, mais elaborados e complexos, constituídos por mais peças e têm uma maior componente mecânica.

Havendo uma melhor distribuição do peso, o carro poderá travar e acelerar de forma equilibrada, tendo o condutor maior controlo sobre o mesmo. Um bom exemplo disso é quando se trava a fundo e a distribuição do peso age como uma ajuda na prevenção do derrapar e bloquear das rodas.

Nos carros de tração traseira, a manutenção do mesmo é mais fácil,  uma vez que o layout construtivo permite que haja uma melhor ergonomia e acesso por parte dos mecânicos.

O peso é distribuído da forma mais próxima possível ao considerado “modelo ideal”, onde se acumula 50% à frente e 50% atrás. Esta distribuição melhora a qualidade de condução generalizada, oferecendo conforto, facilidade da condução e de capacidade de manobras.

Carros com tração dianteira

Por oposição, carros com tração dianteira incluem menos peças e oferecem menos esforço nas manobras, sendo que o seu desempenho é limitado. Como há várias peças que estão unidas numa só e são produzidas como uma só unidade, na linha de montagem, estes carros pesam menos e custam, consequentemente, menos. Esta perspetiva pode, por vezes, contribuir para uma redução dos consumos do carro.

Por sua vez, nos carros de tração dianteira, a distribuição de peso é feita de forma a tornar toda a plataforma e estrutura do carro mais compacta, uma vez que, visto que a tração e o motor se situam na mesma área, é necessário muito pouco espaço.

Ao contrário dos carros com tração traseira, num veículo com tração dianteira não é tão fácil acelerar, pois a velocidade é transferida para a traseira do carro, onde o condutor não tem tanto controlo. Assim sendo, não são tão rápidos quanto aqueles com tração traseira, em termos de aceleração com piso seco.

Uma característica positiva da tração dianteira é que são mais adequados para a condução em piso molhado ou, mesmo, com terra, lama ou neve, uma vez que este tipo de tração promove que as rodas tenham bom atrito ao piso, devido ao peso do motor presente na dianteira.

Carros com tração traseira

Vantagens

  • Melhor manuseamento e precisão na condução em piso seco;
  • O peso é melhor transferido durante a aceleração;
  • Distribuição mais igualada de peso;
  • Facilidade de manutenção;
  • Melhor equilíbrio na travagem;
  • Melhor raio de direção;
  • Layout caraterístico de motores mais potentes e de cariz desportivo;
  • Melhor capacidade para o uso de reboque.

Para os apaixonados pela condução desportiva e de reflexos apurados sobre como funciona o comportamento dinâmico de um automóvel, a tração traseira acaba por proporcionar uma experiência de condução mais envolvente. O facto da traseira ter tendência para fugir torna-se entusiasmante para os condutores mais vocacionados para um estilo de condução mais técnica e exigente.

Dispondo do motor dianteiro com tração traseira, assume-se que o carro se torne numa espécie de “compasso”: a dianteira – com a totalidade do peso – é a agulha e as rodas traseiras a ponta do lápis. Em carros desportivos com motores mais potentes, a tendência é utilizar o acelerador para gerir a potência distribuída pelas rodas traseiras. A tendência natural, quando atingido o limite, é a sobre viragem. Nesta fase, é importante que o cérebro primário do condutor seja bem rápido a responder aos dotes de pilotagem, de forma a controlar a derrapagem natural da traseira.

Desvantagens

  • Tração mais reduzida em pisos com água/húmidos, com neve, gelo, areia, entre outros;
  • Custo maior do veículo;
  • Aumento do peso;
  • Menos espaço interior (derivado do posicionamento da caixa de velocidades para esta configuração);
  • Inapropriada distribuição de peso, quando carregado o carro;
  • Possibilidade de derrapagem, quando em alta velocidade;
  • Inclui um longo eixo de transmissão, para poder alcançar as rodas traseiras.

Carros com tração dianteira

Vantagens

  • O centro de gravidade frontal do carro, melhora a tração;
  • Menor custos de fabrico;
  • Menos espaço;
  • Menor peso;
  • Manuseio mais previsível;
  • Espaço interior maior;
  • Melhor eficiência de direção.

Em termos técnicos e dentro de uma perspetiva de segurança, a engenharia declara que os automóveis de tração dianteira estão mais enquadrados dentro de uma lógica de condução defensiva e é mais fácil controlar estes veículos, em situações mais críticas. No mercado atual, cerca de 80% dos automóveis novos possuem tração dianteira.

condução defensiva
Veja também Condução defensiva: prevenir para maior segurança ao volante

Desvantagens

  • Tração reduzida nas subidas ou em condições mais escorregadias;
  • Tamanho do motor é reduzido;
  • A pior distribuição do peso limita a velocidade do veículo;
  • Binário mais pobre, permitindo apenas virar de direção quando se acelera com força;
  • As juntas da roda tendem a ter um desgaste mais rápido;
  • O motor transversal limita os movimentos das rodas dianteiras.

Existem, contudo, construtoras de automóveis que apenas oferecem, em quase todos os seus modelos, a configuração de tração traseira. Não se trata propriamente de uma possível “rivalidade” entre tração traseira vs tração dianteira, mas sim do próprio ADN de determinada marca e na forma como estas constroem os seus modelos. Apesar de, nos tempos correntes, já não constar na sua totalidade, marcas como a Mercedes-Benz e BMW disponibilizaram, durante várias décadas, unicamente o layout de tração traseira em todos os modelos.

Hoje em dia, são vários os modelos que partilham a mesma plataforma dentro da mesma marca e, em alguns casos, modelos provenientes de motorizações com tração traseira ou dianteira são, neste caso, obrigados a cumprir o mesmo layout de configuração construtiva.

De qualquer forma, a comparação entre tração traseira ou tração dianteira é muito importante, sobretudo no momento de compra. Por isso, caso esteja a pensar adquirir um carro novo, atente nas diferenças e perceba qual das opções se adapta melhor a si, aos seus hábitos de condução e às suas necessidades. A nossa dica é que experimente conduzir os dois tipos diferentes de veículos, para melhor determinar a escolha ideal para si.

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