Colares de rebuçados, bonecas de massa, missas do parto, folclore e muitos (mesmo muitos) arraiais são algumas das tradições madeirenses que vai gostar de conhecer.
As tradições são parte do ADN de cada povo e são elas também que o tornam tão especial. No caso da Madeira, estas tradições só tornam o destino mais especial e com mais argumentos para que o visite.
6 tradições madeirenses que vale a pena conhecer
Bonecas de massa
Fonte da imagem: Bonecas de Massa/Olhares, Sapo
Encontrada sobretudo nos arraiais, a boneca de massa é uma das tradições madeirenses que vai gostar de conhecer. Apesar de ter estado em vias de desaparecimento, a tradição foi recentemente retomada pela Casa do Povo do Curral das Freiras.
As bonecas são feitas à base de farinha, água, fermento, corante de ovo ou de tangerina e sal. Da mistura dos ingredientes, resulta uma massa que é trabalhada manualmente e que dá origem à boneca tradicional. Para os olhos são usadas sementes e para os cabelos e roupas fitas coloridas. Tudo isto vai ao forno e ficam prontas para serem vendidas.
Colares de rebuçados
Fonte da imagem: Colares de Rebuçados/Somos Madeira
Apesar de hoje em dia não terem o mesmo significado, os colares de rebuçados são uma das tradições madeirenses que estão para ficar. Inicialmente, surgiram para fazer face à falta de dinheiro para comprar brinquedos para a pequenada – estes colares, barulhentos e coloridos, faziam as suas maravilhas!
Atualmente, são vendidos em várias festas temáticas e arraiais e têm bastante procura. Aliás, com o passar dos anos ,a variedade de guloseimas aumentou e os tradicionais colares acabaram por ficar para segundo plano. Existem variedades com sabor a funcho, eucalipto, maracujá ou banana e são muito apreciados pelos turistas.
Missas do Parto
Fonte da imagem: Missa do Parto/Cabaré do Goucha
As missas do parto acontecem de 16 a 24 de dezembro. No total, são nove missas que, um pouco por toda a região, anunciam o nascimento de Jesus, acompanhadas de cânticos católicos entoados por coros locais.
No final das missas começa a animação nos adros das igrejas, onde a população se reúne, come e bebe em conjunto. Se gostava de participar numa, prepare o despertador: estas missas são celebradas de madrugada, cerca das seis horas da manhã.
Arraiais
Fonte da imagem: Festas e Romarias Madeirenses/Menino Beju
Na Madeira, o que não falta nos meses de verão são festas e romarias, tradicionalmente apelidadas de arraiais, outra das tradições madeirenses que vai gostar de conhecer. A maior parte tem um cariz religioso, mas outras há que não o são.
Nestes arraiais não falta animação, seja por bandas filarmónicas, de ritmos modernos, pelos enfeites na rua ou o movimento agitado das pessoas.
Existem também muitas barracas, feitas com madeira e ornamentadas com louro e outra vegetação, que são ponto obrigatório de passagem, onde se vende de tudo um pouco: guloseimas, brinquedos, bebidas, variedades gastronómicas são alguns deles.
O que não podia também faltar? Tendas de comida! Espetada, bolo do caco com manteiga de alho, vinho da região ou laranjada são os mais procurados.
Traje regional
O traje tradicional da Madeira é uma das principais tradições madeirenses. No traje feminino a cor predominante é a vermelha para as casadas e azul para as viúvas – isto na Ponta do Sol. Já no Funchal, Machico e Santa Cruz, o traje é composto por saia de lã, de cor ou listada, um colete e um corpete vermelhos e uma carapuça azul.
Relativamente ao traje masculino, este não sofreu grandes alterações e consiste num calção branco com franzido sobre o joelho e uma camisa com pregas, bordada ou não. As botas, chamadas botachas ou bota-chã, são feitas de pele de vaca curtida, e eram usadas tanto por homens como por mulheres.
Mechelote e poncha
Fonte da imagem: Poncha/QueenBeady
O mechelote é o “pau” que esmaga e mistura os ingredientes da famosa poncha madeirense. A poncha é uma bebida tradicional preparada com limão, mel de abelhas e aguardente, daí ser conhecido como “o pau da poncha”.
A receita da poncha é qualquer coisa como: 1/4 l de aguardente, sumo de 2 limões e 3 colheres de sopa de mel. Já na “poncha à pescador” o mel é substituído por açúcar. A bebida teve tanto sucesso que, atualmente, circula no mercado poncha de maracujá, kiwi, laranja, nas quais a aguardente é substituída por vodka.
Construído em madeira de cedro ou de laranjeira, o mechelote tem uma forma engenhosa: a cabeça é composta por 8 dentes curvados que fazem lembrar lâminas de um triturador de alimentos, o que garante uma boa mistura dos ingredientes. Este objeto tem também uma conotação atrevida, tornando-se uma escolha comum de recordação a comprar na Madeira.
Agora que já contactou com tantas tradições madeirenses, só falta fazer uma coisa: reservar uma viagem. Com um clima agradável, paisagens floridas e estonteantes, população acolhedora e afável, a Madeira reúne os ingredientes essenciais para uma viagem e estadia feliz.
Veja também: