Tem andado a pensar em abandonar o seu trabalho ou em enfrentar o desemprego e assumir o seu hobby a tempo inteiro? É possível!
Para tal, pense naquilo em que é realmente bom e tem paixão, seja o mundo das novas tecnologias, a escrita, o desporto, a fotografia, a culinária, a costura, entre tantas outras coisas. Depois, deve ter alguns cuidados, seguir alguns conselhos e passar a fazer aquilo de que mais gosta todos os dias.
Transforme o seu hobby em carreira, mas antes de sair a correr e largar tudo, veja as seguintes dicas.
Dicas para tornar aquele hobby de que tanto gosta em carreira
Saia da sua zona de conforto
Se é para arriscar tem de sair da sua zona de conforto. Por vezes, lamentamos a monotonia e o desinteresse pelo trabalho, mas lá nos vamos acomodando à situação. Em rigor, quem tem compromissos e contas para pagar no final do mês, quando decide arriscar tem de o fazer com os devidos cuidados. Mas e porque não começar aos poucos a planear o caminho?
Por exemplo, se sempre teve paixão pelo desporto, sempre o praticou e gostava mesmo de trabalhar nessa área, pode nos tempos livres fazer mais formação, criar um blogue e, quem sabe, começar a dar algumas aulas num ginásio ou ao ar livre.
Com formação e vontade adequadas, pode ir construindo o caminho para um dia poder realizar algo no âmbito do desporto a tempo integral: ser um PT (personal trainer), abrir um ginásio, organizar eventos desportivos ou criar uma linha de roupa desportiva. São apenas algumas possibilidades, mas há muitas mais e em todas as áreas.
Se pudermos trabalhar em algo que nos faça mais felizes, com certeza que faremos um melhor trabalho. Por isso, saia da sua zona de conforto e vá à luta.
Estabeleça objetivos reais e concretizáveis
Transformar um hobby em carreira é possível, mas demora tempo e é bom que seja rentável.
Importa pois que recolha toda a informação necessária para saber se o seu hobby é viável e se tem os recursos para o fazer avançar. Por isso, estabeleça objetivos e metas reais e concretizáveis, defina prioridades, trabalhe muito e informe-se sobre legislação, despesas, etc.
Planifique e monitorize o trabalho que vai realizando e faça os ajustes necessários para que atinja a meta de transformar o seu hobby em carreira.
Encontre um mentor
Inspire-se e peça conselhos a quem sabe sobre o seu hobby, a quem tem conhecimentos sobre criar um negócio, sobre legislação e sobre o serviço ou produto que pretende criar. Desta forma, vai com certeza adquirir novas visões sobre o que pretende fazer e encontrar aspetos sobre os quais nunca tinha pensado.
As experiências e conhecimentos das pessoas certas podem ser um excelente aliado nestas situações.
Dê um passo de cada vez
Se tem um hobby ou um sonho, mas sente que ainda não está preparado para o transformar em carreira, construa o caminho, participe em experiências de trabalho que lhe permitam saber mais.
Se adora flores, por exemplo, tente trabalhar numa florista, numa estufa ou mercado, assim aprenderá mais sobre flores e outras plantas, poderá treinar a fazer ramos de flores, ficará a saber como cuidar delas e a vendê-las. A seu tempo estas experiências trarão a confiança e o conhecimento necessários para avançar com o seu negócio.
Siga a sua paixão
Adora cozinhar e todos lhe dizem que as sobremesas que faz são deliciosas. Sabe costurar lindamente e todos adoram as roupas de criança que faz? Aprendeu com os avós a fazer queijo e todos lhe pedem que o faça? Adora escrever e encanta quando o faz? Os amigos dizem que é o fotógrafo de serviço em todas as festas? Desde pequena que desenha sapatos? Adora fazer sabonetes de produtos naturais e experimentar novos aromas e produtos? Qual é a sua paixão?
Bem, as perguntas não terminariam, mas uma boa parte da motivação está precisamente aqui, em seguir a sua paixão, adicionar os ingredientes certos: competências, trabalho, conhecimento, planeamento, seguir bons conselhos, arriscar, ter alguns cuidados e estará com certeza no bom caminho.
Veja também: