Farto de ter “pintinhas” de caspa nos casacos e camisas? Farto de ter leves comichões e ao coçar parecer uma autêntica árvore com neve?
Ao definir a caspa, é necessário considerar três fatores: a nossa própria suscetibilidade à caspa, a existência de maior ou menor quantidade de sebo (uma substância que existe no couro cabeludo) e um microrganismo chamado malassezia, que se adaptou para poder subsistir a partir do sebo.
O malassezia é um fungo natural que vive nas zonas do corpo em que a pele contém mais “óleos naturais”, como o couro cabeludo, e produz um ácido que fica aí depositado. Como forma de resposta, o nosso corpo fica com a camada superior da pele inflamada e produz assim um maior número de células da pele que se aglomeram e forma a dita caspa. Neste sentido e muito resumidamente, a caspa consiste na reação do couro cabeludo ao fungo malassezia.
A caspa pode ser um verdadeiro pesadelo na vida de algumas pessoas e por isso mesmo o E-Konomista procurou saber alguns remédios caseiros para a eliminar.
5 remédios caseiros para a caspa
1. Óleo de coco
O óleo de coco tem excelentes propriedades antifúngicas, além de hidratar o couro cabeludo seco e de proporcionar um grande alívio na comichão.
Misture um pouco de óleo de coco em sumo de limão (metade de sumo para o dobro do óleo), esfregue no couro cabeludo e massage durante alguns minutos. Deixe atuar cerca de 10 minutos e lave o cabelo.
Faça este tratamento duas a três vezes por semana.
2. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é conhecido por conseguir restaurar os níveis de PH do couro cabeludo, e por inibir o crescimento de sebo. Além disso, é um purificador natural do cabelo e ajuda a limpar os poros entupidos e os folículos pilosos.
Misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã numa quantidade igual de água e aplique generosamente no couro cabeludo. Aguarde uns minutos e enxague.
3. Bicarbonato de sódio
Todos conhecemos as inúmeras utilizações do bicarbonato de sódio. Uma delas é, exatamente, a eliminação da caspa.
O bicarbonato é um esfoliante suave, o que ajuda a remover células mortas da pele e a absorver o excesso de óleo.
Esfregue uma mão de bicarbonato de sódio no cabelo molhado. De seguida enxague o cabelo com água morna, sem lavar!
Repita o tratamento uma ou duas vezes por semana, durante algumas semanas e verá os resultados.
4. Azeite
Pode parecer estranho, mas o azeite também pode ser um grande aliado na luta contra a caspa. Ele pode atuar como um ingrediente para “curar” o couro cabeludo, ressecando-o.
Aqueça ligeiramente o azeite extra virgem e aplique-o no couro cabeludo com uma massagem. Enrole depois o cabelo numa toalha quente e deixe atuar cerca de 45 minutos.
Há até quem deixe esta mistura durante toda a noite! Lave depois o cabelo.
Este tratamento pode ser repetido algumas vezes por semana.
5. Sumo de limão
Os ácidos do sumo de limão conseguem combater os fungos que podem causar caspa. Além disso, é um excelente aliado no alívio da comichão.
Misture o sumo de meio limão num quarto de chávena de iogurte natural. Aplique no cabelo e no couro cabeludo e aguarde 20 minutos antes de lavar.
Novamente, pode utilizar este remédio caseiro contra a caspa várias vezes por semana.
Veja também: