Como em todas as artes, há uma sempre uma base mais científica e a da condução não é exceção. Portanto, se acha que sabe como travar o carro, o melhor é mesmo ler este artigo e tirar as ilações posteriormente.
Por exemplo, muito usam somente o travão. Porém, será que é essa a melhor opção? Descubra, assim, a resposta a estas e outras questões.
Como travar o carro: diferentes situações
Usar o motor
Com certeza já ouviu dizer que usar o motor é a melhor forma de travar o carro. Porém, nem todos sabem em que consiste travar com o motor. Resumidamente, travar com o motor consiste numa redução da velocidade da mudança com que se circula.
Portanto, a título de exemplo, usar o motor como travão ou travar com o motor é quando se conduz com a quinta velocidade engatada e reduz-se gradualmente para quarta, terceira e segunda até parar o carro.
Porquê? Porque quanto mais alta for a mudança, mais rápido ficará o motor e, consequentemente, o carro perderá aderência.
Por essa mesma razão, para ganhar maior aderência e travar o carro de forma mais rápida e eficaz para prevenir acidentes, o melhor é fazer uma redução da velocidade da mudança com que circula.
Isto não impede, contudo, que não possa usar o travão do pedal ao mesmo tempo. No entanto, persiste uma questão: quando é que se deve fazer?
Como travar o carro em curvas
Se estiver numa descida, é aconselhável que mantenha o pé sempre perto do travão e da embraiagem. Antes da curva, o ideal é que trave tanto com o motor como com o pedal, de forma a realizar a manobra em segurança. Durante a mesma, deve dar pequenos toques no pedal acelerador para evitar que o carro fuja.
Isso inverte-se nas subidas. Embora possa travar antes, tanto com o motor como com o pedal, dependendo da velocidade a que circular, é importante acelerar durante a curva, para que o carro não perca velocidade e desça a rotações que não permitam que o motor continue a trabalhar. Para evitar isso, use também as reduções com o motor.
Em terreno plano, torna-se mais intuitivo. Trave para reduzir e calcular a melhor velocidade para enfrentar a curva. Depois, basta acelerar um pouco para ganhar mais tração durante a curva e evitar que as rodas fujam.
Como travar o carro em linha reta
Quando alguém circula em linha reta e procura travar o carro, devido à aproximação de outro veículo ou outra circunstância, o melhor mesmo é ter em conta a distância para o obstáculo.
Por exemplo, em descida é necessário travar tanto com o motor como com o travão de forma mais forte, em plano de forma moderada e em subidas, pode ser mais benevolente com o pedal e com a caixa de velocidades.
No entanto, não se esqueça de ter em atenção a distância para o carro. Quanto menor esta for, maior será a necessidade de reduzir rapidamente a distância e, portanto, mais ágil terá que ser com os pés e as mãos.
A grande diferença é que neste caso não precisa de acelerar no tempo certo, como nas curvas, porque o objetivo passa unicamente pela desaceleração e não pela continuidade da marcha.
Porém, evite que o carro desça abaixo das 1.500 rotações por minuto em gasóleo e 2.000 em gasolina. Menos do que isso, o motor do carro começa a falhar, correndo o risco de ir abaixo (desligar), o que acaba por prejudicar o funcionamento do mesmo.
Como travar o carro para parar efetivamente
Caso queira mesmo parar o caro, o melhor é fazê-lo quando, depois de reduzir velocidades, estiver com a segunda mudança engatada.
O motivo prende-se com o facto de a primeira velocidade ser de difícil inserção (só se consegue colocar com o carro praticamente parado). Lembre-se, se forçar ao colocar a primeira acaba por prejudicar todo o sistema de embraiagem e da caixa de velocidades.
Existe ainda outro momento importante para travar o carro, quando colocar o travão de mão para parar o carro de vez. Ou seja, depois de reduzir para a segunda velocidade e travar o carro totalmente, pode então puxar o travão de mão (se existir) e, aí, colocar a primeira mudança ou a marcha-atrás.
A regra é simples, nas subidas e em plano deve pôr a primeira para que a velocidade inserida sirva como um reforço ao travão de mão. Já nas descidas, pela mesma razão e seguindo a mesma lógica de ideias, deve colocar marcha-atrás.
Vantagens económicas
Usar o motor para travar tem duas vantagens económicas muito simples. Primeiro, evita os custos associados a um acidente, uma vez que diminuí os riscos do mesmo. Posteriormente, aumenta a duração dos travões, porque estes não são tão forçados.
Ou seja, não poupa diretamente, mas indiretamente, visto que, se seguir estas regras, as possibilidades de ir ao mecânico diminuem.