São muitos os quilómetros de trilhos pedestres que atravessam as Aldeias do Xisto e vários os que se aventuram a explorar os caminhos que não só dão a conhecer estas belíssimas aldeias como também as paisagens deslumbrantes em seu redor.
Quer seja um verdadeiro fã de trekking ou um apreciador de passeios tranquilos com amigos ou em família, são várias as opções para desfrutar a paisagem e a arquitectura da região centro.
Vai conhecer tradições de antanho, locais onde o tempo parece ter parado e conhecer gentes que fazem da preservação da natureza uma missão de vida.
Por isso, sugerimos-lhe 5 trilhos para fazer nas Aldeias do Xisto e vários locais onde comer e ficar alojado.
5 sugestões de trilhos para fazer nas Aldeias do Xisto
Caminho do Xisto da Lousã
- Distância: 6 km
- Duração média: 3h00
- Dificuldade: Fácil
- Aldeias: Talasnal e Casal Novo
Este percurso liga o Castelo da Lousã e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade ao Talasnal e ao Casal Novo, duas das mais bonitas e emblemáticas Aldeias do Xisto da Serra da Lousã.
Quase sempre enquadrado por vegetação e com vários desníveis, é um caminho algo exigente a nível físico mas absolutamente encantador.
Diz-se que é uma viagem no tempo, visto que, ao percorrê-lo, estará a repetir os passos dos antigos habitantes das aldeias quando procuravam descer à vila da Lousã.
Se quiser encurtar este percurso, há uma alternativa: o caminho PR2.1, que o vai levar de volta à Ermida e praia fluvial, nas imediações do Castelo. Na aldeia do Talasnal, aproveite para conhecer O Curral, um bar acolhedor repleto de decorações inspiradas.
Onde comer?
- Restaurante A Viscondessa (Lousã): 239 99 08 00.
- Churrascaria Borges (Lousã): 239 99 34 89.
- Restaurante Burgo (Nossa Senhora da Piedade): 239 99 11 62.
Na Pegada do Ermitão
- Distância: 10 km
- Duração média: 2h50
- Dificuldade: Fácil
- Aldeias: Aldeia das Dez
O percurso Na Pegada do Ermitão tem como ponto de partida o Largo Alfredo Duarte, na Aldeia das Dez, uma aldeia sobranceira ao rio Alvôco e com vista privilegiada para as serras envolventes.
Rodeado de serras, penedos, vales, albufeiras, rios e ribeiras, este Caminho do Xisto promete deslumbrar qualquer amante da natureza.
Em pouco menos de três horas, poderá percorrer a antiga calçada Romana, passar por vastos campos de cultivo, atravessar a Ponte das Três Entradas e rumar a São Sebastião da Feira por um trilho deslumbrante junto ao rio Alva.
Onde comer?
- Restaurante João Brandão (Aldeia das Dez): 238 67 00 10.
- Restaurante Varandas Verdes (Ponte das Três Entradas): 238 67 10 32.
Trilho do Rebanho
- Distância: 5 km
- Duração média: 2h30
- Dificuldade: Difícil
- Aldeias: Ferraria de São João
O Trilho do Rebanho arranca do Centro de BTT das Aldeias do Xisto e desce até ao centro da aldeia de Ferraria de São João, atravessando um fontanário e várias hortas que acompanham a Ribeira das Ferrarias que aí nasce. No final desta zona, caso queira escapar a complicações de relevo, há a possibilidade de encurtar o percurso para cerca de 2,5 km.
Para os aventureiros que decidam continuar, espera-os um percurso pela floresta que vai dar às gargantas da Ribeira e, depois, uma subida à cumeada da Serra do Espinhal, onde a vista os deixará deslumbrados.
A descida rumo à Ferraria é abrupta e pedregosa e vai dar à mata de sobreiros e aos currais comunitários, emblemáticos desta aldeia.
Onde comer?
- Restaurante Varanda do Casal (Casal de S. Simão): 236 62 83 04/965 16 12 69.
- Restaurante Terreiro do Lagar (Cumieira): 236 67 72 26.
- Restaurante Praia Fluvial da Louçainha (Louçainha): 239 55 10 18/969 42 62 45.
Na Peugada de João Brandão
- Distância: 13,37km
- Duração média: 3h50
- Dificuldade: Fácil
Na Peugada de João Brandão é um percurso com início (e fim) no Outeiro de São Miguel, na povoação do Coito, que o levará a conhecer não só esta aldeia, onde poderá visitar a Capela de São Sebastião e o pelourinho, como também as aldeias de Casal da Senhora, São Geraldo, Touriz, Vila de Midões e as margens do Rio Cavalos.
Explore caminhos florestais, veja a casa onde nasceu João Brandão, figura incontornável das Beiras, visite a Ponte Romana dos Sumes e alcance a Pedra do Rei, um miradouro sobre o vale. É um caminho que o vai deixar em plena sintonia com o envolvente.
Onde comer?
- Restaurante Adega do Vieira (Midões): 914 865 090.
- Restaurante Midobar (Midões): 235 465 151.
- Restaurante Miradouro (Midões): 235 465 193.
Trilho do Baile
- Distância: 12,70 km
- Duração média: 5h00
- Dificuldade: Fácil
- Aldeias: Aigra Velha e Pena
O Trilho do Baile começa em Aigra Velha, a Aldeia do Xisto que se encontra a maior altitude (770m), e segue, depois, até ao Parque Florestal da Oitava, onde irá encontrar um parque de merendas, perfeito para petiscar e recuperar energias.
Pelo caminho, irá encontrar vários castanheiros e azevinhos e visitar as aldeias dos Povorais, da Pena (que é uma Aldeia do Xisto) e, finalmente, da Aigra Velha, onde terminará a sua jornada. Mais uma vez, se entender que o percurso é demasiado exigente, poderá encurtá-lo para metade, seguindo directamente da Aigra Velha para os Povorais.
Onde comer?
- Restaurante A Tranca da Barriga (Cabreira): 235 778 003.
- Restaurante Beira Rio (Góis): 235 771 176.
- Restaurante Caravela (Góis): 235 772 644.