Os carros elétricos estão na moda. Apesar de algumas reticências dos consumidores, e de ainda vigorarem algum mitos, a realidade é que, cada vez mais, os clientes procura este tipo de veículos, que são mais ecológicos, tem menos custos de manutenção e menores gastos em circulação.
2019 foi o “boom” de vendas de carros elétricos em Portugal. Segundo um estudo da LeasePlan, 62% dos carros elétricos em atualmente circulação em Portugal foram vendidos em 2019.
Na análise europeia, que teve como referência os dados do ano anterior, a mesma fonte vai mais longe, considerando Portugal como o 11º país europeu melhor preparado para a transição para motores movidos a eletricidade (EV).
Porém, há uma preocupação que se mantém para os consumidores: o elevado valor na altura de trocar de bateria. Um receio vincado, principalmente depois da polémica com o caso de um Nissan Leaf, em outubro de 2019, onde foram pedidos 25.000€ parar trocar a bateria.
Apesar de, posteriormente, a marca japonesa ter estabelecido um novo valor fixo, na ordem dos 7.000 € mais custos de instalação e IVA, nas restantes marcas ainda não existe um preço tabelado.
Afinal de contas, quanto custa trocar a bateria de um carro elétrico?
trocar a bateria de um carro elétrico: qual é afinal o peso na sua carteira
O custo de produção das baterias para carros tem vindo a baixar exponencialmente.
As baterias são agora mais compactas e fáceis de produzir. Além disso, a maior parte das marcas, que antes apostava em baterias de pouca potência e autonomia, já não fabricam esses modelos. Portanto, nas situações em que é necessário trocar o equipamento, optam por colocar baterias mais potentes, mas por preços idênticos.
Ou seja, se o automóvel tinha uma bateria com uma potência de 30kw, terá de a substituir por uma de 40kw, passando a pagar o mesmo que pagava em 2018.
Assim, para verificar a evolução dos preços, reunimos dados de algumas marcas que divulgaram publicamente quanto custa trocar a bateria de um carro elétrico e comparamos os preços em finais de 2019 com os de finais de 2020.
- Renault – 7.500€ em 2018 e 8.000 € em 2019;
- Nissan – 7.000€ em 2018 e 7.000€ em 2019. Porém, as baterias dos veículos elétricos da Nissan têm vários módulos. No caso do Nissan Leaf, existem 48 diferentes. Apesar da marca não estabelecer um preço, também afirma que pode optar-se por trocar apenas os módulos estragados, poupando assim vários milhares de euros;
- Volkswagen – sem dados em 2018 e 9.000€ em 2019;
- Toyota – 2.350€ em 2018 e 1.200€ em 2019;
- Lexus – Sem dados de 2018 e entre 1.190€ para o CT200h e os 2.300€ no GS450h;
- BMW – No modelo i3 tinha um custo de 37.580€ em 2018 e 11.000€ em 2019. Porém, a marca também afirma que se pode optar pela troca de módulos, sendo que cada módulo tem valores a rondar os 1.350€ e nos modelos i3s 1.500€;
- KIA – Sem dados de 2018 e em 2019 o valor de cada módulo varia entre os 1.000€ e os 2.000€, segundo a marca.
Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico?
Uma vez que os carros elétricos ainda têm uma existência muito curta, é difícil precisar a durabilidade média. Porém, o caso da Nissan em outubro de 2019, foi o único em Portugal que aconteceu depois do cliente ter ultrapassado os limites da garantia (no caso da marca japonesa estabelecidos nos 160.000 quilómetros).
Além disso, a marca japonesa também garantiu que 99,5% dos 140.000 veículos elétricos vendidos mantém a bateria original.
Um estudo realizado com dados provenientes de utilizadores holandeses e belgas dos modelos S e X da marca Tesla e divulgados no fórum Tesla Motors Club indicam, porém, maiores preocupações.
Da análise em causa, teve-se como amostra dados de 1040 veículos com as seguintes condições:
- Veículos cuja capacidade da bateria oscilava entre 75 kWh e 100 kWh;
- Modelos com uma quilometragem média de 54.000 km.
Destes modelos, pôde concluir-se que a autonomia média, entre as recargas de bateria, era de 385 km, o que pressupôs que houve uma perda de 5% da capacidade de bateria, em relação a quando eram carros novos.
O que pareceu mais alarmante foi o facto de 250 dos 1040 clientes, que colaboraram nos estudos, afirmarem ter solicitado trocar bateria de um carro elétrico.
Destas 250 ocorrências, a substituição ocorreu, na maioria dos casos, até aos 30.000 km, havendo apenas um caso que assumiu ter feito esta troca aos 77.000 km.
Ainda assim, tendo em conta que, hoje em dia, o mais comum é comprar-se um carro elétrico com uma garantia de bateria de seis a oito anos ou 150.000 a 160.000 quilómetros, os dados do estudo acabaram por não acarretar custos ao consumidor.
Essa mesma informação é corroborada, a título de exemplo, pela Hyundai que prefere publicamente salientar o seguinte: “A troca de uma bateria completa é uma operação classificada como rara e em condições muito específicas de utilização ou de dano. A acontecer, o mais expectável é a necessidade de trocar módulos parciais com custos mais baixos e tempos de reparação menores. Por nunca ter havido esta necessidade, a Hyundai não anuncia preço e lembra que as baterias de alta voltagem têm uma garantia de 8 anos ou 160.000 quilómetros.”
Portanto, apesar do custo ser, ainda assim, elevado, o preço tem diminuído e a qualidade tem-se elevado. Além disso, enquanto não ultrapassar os seis a oito anos ou os 150.000 a 160.000 quilómetros de garantia (estabelecidos sempre pelas marcas), não terá grandes preocupações.
Após este período, provavelmente a história será bem diferente, e mostram-nos os dados que os preços ficarão bem mais “praticáveis” e atrativos.