Comprar carro significa, na maioria das vezes, fazer um empréstimo, recorrendo assim a um crédito automóvel. Mas, o que fazer se quiser trocar de carro com crédito? Ou seja, como deve proceder se quer trocar de carro, mas ainda está a pagar o empréstimo referente à primeira viatura?
É possível trocar de carro com crédito desde que liquide o valor em falta. Fique a saber como deve proceder nesta situação.
Como trocar de carro com crédito: as opções
O crédito automóvel consiste numa modalidade de pagamento cujo objetivo é permitir a compra, a crédito, de um carro novo ou usado. Isto dá-se na forma de contrato de crédito, onde o veículo fica em nome do cliente com a reserva de propriedade/hipoteca a favor de uma entidade financeira.
Se quiser trocar de carro após ter aderido a esta modalidade de pagamento tem, essencialmente, duas opções: ou liquida o valor em dívida, ou então opta pela cedência de crédito. Mas vamos por partes.
Saldar a dívida
Se decidir pagar o montante que faltava para que a dívida de empréstimo fique saldada, deve contactar a entidade financeira junto da qual fez o empréstimo e saber quanto falta pagar. Informe-se (não só junto do banco) acerca de todos os valores que fazem parte deste cenário: liquidação total, penalizações por amortização, valor de mercado da viatura, quanto lhe oferecem pelo carro que quer vender, etc.
Se já tiver dinheiro para pagar o que falta do empréstimo, tanto melhor, caso contrário, pode tentar vender o carro e usar o montante para saldar a dívida.
Se pretender comprar o novo carro também a crédito, pergunte ao banco se pode juntar o que falta do empréstimo que está por pagar ao novo crédito que vai pedir.
Pode ainda negociar com um stand, caso pretenda lá comprar o carro novo. A este negócio chama-se “dar à troca”. Adquire um carro novo enquanto o vendedor trata de liquidar o crédito.
Cedência de crédito
Se não optar por pagar o que falta ou acumular os dois créditos num, pode fazer uma cedência de crédito, ou seja, transferir o crédito para outra pessoa. Esta modalidade é muito utilizada em negócios relacionados com automóveis, até porque há muita gente que troca de carro regularmente e assim ambas as partes ficam a ganhar.
A cedência de crédito funciona a negociar o valor total já amortizado à entidade de crédito com a pessoa interessada no carro que quer vender. Depois disso, o novo titular do contrato é que irá pagar o montante do crédito em falta.
Por exemplo, supondo que tem um empréstimo pessoal de 40mil euros por um prazo de 60 meses e deixa de conseguir pagar aos 50 meses, o que acontece? Neste caso, é o novo titular que deve aceitar a cedência de crédito e pagar os restantes 10 meses, mais um valor, acordado entre os dois, referente à parte do empréstimo que já foi amortizada pelo primeiro titular.
É preciso notar que cada caso é único e que, depois de acordar esta transferência de crédito com o comprador, esta ainda tem posteriormente de ser aceite pelo banco.
O que fazer antes de trocar de carro
Antes de iniciar a operação de troca do carro deve efetuar dois passos importantes:
1. Saiba quanto falta pagar, no total, até ao final do crédito. Contacte a entidade financeira para saber o valor exato em dívida. Pergunte também quanto ficaria se efetuasse a liquidação total e o valor das eventuais penalizações pela amortização;
2. Pesquise cuidadosamente o valor de mercado atual do seu carro. Saiba quanto lhe dão em stands físicos ou virtuais. Consulte informação especializada.
As informações obtidas serão valiosas para trocar de carro com crédito.
Veja também: