Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
17 Out, 2023 - 10:09

Trocar de colchão: qual a hora certa?

Júlia de Sousa

Para saber quando trocar de colchão, olhe bem para a sua cama e tenha e conheça os sinais que ela lhe dá. Saiba mais.

pessoa a fazer a cama depois de trocar de colchão

Nos últimos tempos parou para pensar se está na altura de trocar de colchão? Se não fez, talvez deva. É que uma boa noite de sono pode estar à distância de um colchão novo.

Sim, porque um colchão desgastado pode ser a causa de insónias, dores nas costas e outras patologias que vão perturbar o seu bem-estar e (até) influenciar a produtividade.

Ora, se quer “dormir como um anjo”, talvez queira olhar bem para o colchão para perceber se ainda está em bom estado ou se, pelo contrário, está na hora de ser substituído.

Para o ajudar nessa tarefa, vamos dizer-lhe quais os sinais a que deve estar atento para perceber se está na hora de trocar de colchão.

5 sinais de que está na hora de trocar de colchão

pessoa a trocar de colchão

Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do corpo e da mente. É durante o sono que se recuperam as energias necessárias para mais um dia de trabalho e que se regulam algumas das funções básicas do organismo.

Claro que, para isso, é necessária uma boa noite de sono. E se tal não acontece, são evidentes os sinais de cansaço, mau humor e dificuldade de concentração, por exemplo.

Para garantir uma boa noite de sono há alguns fatores essenciais, sendo que uma boa almofada e um bom colchão desempenham um papel essencial nesta missão de descanso. Por isso, se a qualidade do seu sono tem deixado algo a desejar, a culpa pode mesmo ser do seu colchão.

Para o ajudar a perceber se está na hora de trocar de colchão, temos uma lista de sinais aos quais deve estar atento.

1

Colchão sem firmeza

Se nos últimos tempos se tem apercebido de que o colchão tem vindo a perder firmeza, então está na hora de o substituir. Este é, aliás, um dos sinais mais flagrantes de que deve trocar de colchão.

É normal que aconteça. Com o uso, e dependendo das características do colchão, as molas vão perdendo força, a espuma vai perder a forma e as fibras vão comprimir.

Tudo isto faz com que o seu colchão deixe de suportar o seu corpo convenientemente e isso vai afetar a qualidade do seu sono.

2

Se acorda cansado e com dores no corpo

Falando em sinais claros de que está na hora de trocar de colchão, aqui está o mais evidente. É certo que isso pode acontecer porque anda com mais stress ou preocupado com alguma coisa e não consegue dormir bem.

Mas se esta sensação de cansaço e dores é recorrente, o mais provável é que o seu colchão já não esteja a providenciar-lhe o conforto necessário para uma boa noite de sono.

3

Sente desníveis na superfície do colchão

Olhando a olho nu consegue detetar alguns pontos altos na superfície do colchão? E quando está deitado, essas elevações são notórias nas suas costas? Então, aqui tem mais um sinal de que está na hora de trocar de colchão.

Isso significa que a estrutura do colchão está deformada, o que é normal com o uso, mas esse desnivelamento vai afetar a capacidade de suporte e apoio que o colchão deveria dar ao seu corpo, criando pontos de pressão que afetam a qualidade do sono e descanso.

4

Se tem alergias

Se na hora de dormir, parece ser atacado por alergias, mas todo o quarto parece estar quase “esterilizado”, talvez se tenha esquecido do seu velhinho colchão, que (com o tempo e por mais que o limpe) vai acumulando poeiras, ácaros e bactérias que podem ser as responsáveis por tantos espirros e desconforto.

No caso de isso se verificar, está na hora de trocar de colchão.

5

O seu colchão já passou da validade

Sim, os colchões também têm validade ou, se preferir, um tempo útil de vida, que dependendo das características, pode mais ou menos longa. Há quem defenda que a um colchão deve ser substituído a cada oito anos, mas isso vai depender, obviamente, do desgaste do mesmo.

Se os materiais mostrarem sinais de se estarem a degradar ou se verificar que o colchão está a afetar a qualidade do seu descanso, poderá ter de o trocar mais cedo.

Se identificou os sinais anteriores e já viu que está na hora de trocar de colchão, então aproveite e veja aqui as nossas dicas para escolher um colchão e garantir que descansa convenientemente.

Veja também