Qualquer pessoa que goste de cozinhar, tem interesse em conhecer os principais truques dos chefs de cozinha que mais admira. Afinal, quem melhor do que eles sabe os pequenos segredos a utilizar para tornar todo o processo mais simples e eficaz, para otimizar cada pequena ação dentro de uma cozinha?
Nós não podemos revelar-lhe o manual completo, nem tudo aquilo que desejaria aprender com os seus ídolos, mas podemos apresentar-lhe algumas dicas bem práticas e muito simples de aplicar. Assim, tendo por base alguns dos processos e comidas mais populares, fizemos uma pequenina seleção de 8 truques essenciais de alguns dos mais conhecidos chefs de cozinha. Desfrute!
8 truques práticos e eficazes de chefs de cozinha bem conhecidos
Gordon Ramsay – Cozinhar: quanto mais quente, melhor
1. O sucesso de grande parte dos cozinhados depende do calor – assim, antes de colocar seja o que for numa frigideira, ponha-a a aquecer um tempo antes, para que fique mesmo a ferver;
2. Ainda sobre esta temática, outro truque deste chef de cozinha é por sempre o forno a aquecer, pelo menos 20 minutos antes de o utilizar.
Nigella Lawson – Massa: o segredo está na água
3. Nigella cita Anna del Conte, uma escritora italiana de livros de cozinha, quando esta afirma que “a água para cozer a massa deve ser tão salgada como o Mediterrâneo” – portanto, toca a colocar bastante sal, provando sempre para garantir o sabor.
4. Reserve um pouco da água da cozedura da massa para utilizar no molho da mesma – a goma presente nessa água vai ajudar a emulsificar o molho, de forma a que este adira à massa.
Jamie Oliver – Citrinos: o que importa é o sumo
5. Para conseguir obter o máximo de sumo possível de um limão, lima ou qualquer outro tipo de citrino, eis o truque sugerido por este chef de cozinha: coloque o fruto de lado em cima de uma bancada; coloque a palma da mão esticada por cima do mesmo; fazendo alguma pressão, comece a rolar o fruto por baixo da mão, movimentando-a para a frente e para trás; mantenha este movimento durante cerca de 20 segundos, até sentir o fruto bem mais mole.
6. Para espremer, corte o fruto ao meio e vá apertando cada metade com uma das mãos, à medida que a rola entre os seus dedos; para evitar que os caroços e a polpa se juntem ao sumo, pode utilizar como filtro a sua outra mão ou um passador normal.
Também pode gostar de: Dicas para cortar cebola de forma rápida e sem chorar
José Avillez – Ovos mexidos: três para duas
7. O truque deste chef de cozinha para uns ovos mexidos absolutamente deliciosos é utilizar sempre 3 gemas para cada duas claras – a razão é bastante simples: a temperatura de coagulação das primeiras é mais alta que a das segundas; assim, para que os ovos fiquem ainda mais cremosos e fofos, pare de cozinhar assim que as claras coagularem. Uma delícia!
8. No que toca a partir os ovos, José avillez aconselha a que não use os habituais cantos e bordas, uma vez que podem contaminar o alimento; parta sempre o ovo numa superfície plana, abrindo depois a casca, sem a empurrar para dentro.
Muito simples, práticos e eficazes, esperamos agora que estes truques de alguns dos mais famosos chefs de cozinha o venham a ajudar nas suas aventuras culinárias. Boa sorte e bons cozinhados!
Mais dicas de poupança na subscrição da nossa Newsletter
Veja também: