Já imaginou descobrir os melhores segredos e truques de cozinha para transformar os seus pratos do dia a dia? Se quer acertar no ponto dos cozinhados, vai gostar de saber que revelamos 15 dicas a não perder e garantimos o seguinte: as nossas sugestões vão mudar por completo a sua experiência entre os tachos.
15 truques de cozinha para transformar os seus pratos
Arroz para sair da rotina
Cansado do tradicional arroz branco? Que tal mudar o sabor – e a cor – deste acompanhamento tão comum? Experimente adicionar sumo de cenoura ou beterraba ao cozimento e prove uma nova – e completamente diferente – receita de arroz.
Sopa com sal na medida certa
Não quer errar na dose de sal? Para acertar na quantidade de sal da sua sopa, experimente juntar meia batata crua ao cozimento, deixe ferver até que coza por completo e retire. Ainda não entendeu como funciona o truque? É simples: a batata absorve o excesso de tempero.
Omelete para ninguém ver defeito
Para transformar a habitual receita de omelete e obter um resultado parecido com um suflê, bata as claras em separado, até que fiquem em ponto firme. De seguida, junte as gemas, misturando delicadamente.
O segredo do queijo fresco
Sabia que o queijo não deve ser consumido fresco? É simples: no verão, deve retirá-lo do frigorífico 30 minutos antes e servir e, no inverno, deve fazê-lo com uma hora de antecedência.
Tanto sumo!
As laranjas e limões saídos do frigorífico retêm mais sumo e são, portanto, mais difíceis de espremer. Experimente colocar as frutas inteiras no micro-ondas durante, aproximadamente, 20 segundos e verá a diferença.
O mel cristalizou?
Se o mel cristalizou, o segredo é colocar o frasco no micro-ondas, na potência média e durante apenas 30 segundos. Ao retirar, tenha atenção, pois vai mesmo ficar quente – mas, o resultado é o ponto certo desta doçaria.
Carnes mais macias
Quer amaciar as suas carnes? Utilize bicarbonato de sódio e leve a carne ao frigorífico – em especial, se for preparar carnes mais rijas. Basta uma colher para mudar por completo o resultado das suas receitas. Não tem bicarbonato em casa? Use vinagre misturado com azeite, ou fermento em pó.
Bacon frito no microondas
Já imaginou fazer a sua receita de bacon frito no microondas? Para além de super prático, o resultado são fatias sequinhas e crocantes.
Para fritar o bacon no microondas, comece por forrar um prato com duas folhas de papel de cozinha, faça uma camada com o bacon, cubra com mais duas folhas de papel, repita a dose de bacon e cubra novamente com as folhas de papel. De seguida, leve ao microondas por, aproximadamente, três minutos.
Mas atenção: fique sempre de olhos postos durante o processo e, a cada 30 segundos, verifique se o bacon está no ponto certo.
Batata frita seca e crocante
Corte as batatas e deixe-as em água fervente por poucos minutos. De seguida, retire-as e mergulhe tudo num recipiente com água muito fresca. Escorra as batatas, frite-as e comprove como vão ficar secas e estaladiças.
Caldo caseiro de legumes, para evitar desperdício
Esteve a cozinhar legumes? Não descarte a água. Congele-a e reserve para utilizar em receitas diversas, como sopas e risotos, que pedem deliciosos caldos. Vê como é simples ter um caldo de legumes caseiro?
Bolo de chocolate mais fofo
Para evitar que o bolo de chocolate resseque enquanto assa, junte à massa uma maçã ralada ou uma colher de café.
Para acertar no tempero do peixe
Para temperar o peixe e não descaracterizar o seu sabor, opte por utilizar apenas temperos simples e evite o limão. Que tal apostar no sal e na pimenta, e fugir das marinadas? Lembre-se: os temperos ácidos vão influenciar – e muito – a cozedura do peixe.
A temperatura certa para fritar
Para confirmar se o óleo está na temperatura ideal para a fritura, o segredo é colocar uma colher (de pau) na panela e observar se surge bolhas ao redor. Se as bolhas já aparecem, então pode começar a fritar.
Arroz soltinho
Use sempre uma porção de arroz para duas de água e, quando o arroz estiver cozido, crie um furo no centro da panela e junte uma colher (de sopa) de vinagre. De seguida, basta retirar o arroz do lume e soltá-lo coma ajuda de um garfo.
Alho sem cheiro?
Há quem tenha um pesadelo na cozinha: o cheiro dos alhos nas mãos. Para livrar-se do odor, a dica é fechar a cabeça inteira de alho num recipiente fechado (sem o cabo do alho) e agitar energicamente por 30 segundos. Parece simples, mas acredite que os dentes de alho saem limpos. Se quiser descascá-los com mais facilidade, separe-os e faça o mesmo processo. Voilà!
Agora que conhece os truques de cozinha para transformar os seus pratos – e tomou nota para não esquecer -, quais dessas 15 dicas vão dar tornar ainda mais apetitosos os seus pratos e mais simples as suas tarefas?
Bons cozinhados!