A tuberculose tem origem no bacilo de Koch, bactéria que tem um metabolismo lento – razão pela qual podem passar meses entre o contágio e o aparecimento da doença.
Até meados do século XX não havia tratamento eficaz para esta doença e a mortalidade dos doentes com tuberculose pulmonar rondava os 50%.
No entanto, a medicina evoluiu e a ciência avançou – hoje têm sido descobertos vários fármacos para o tratamento desta doença, embora a patologia continue a ser fatal.
Ainda nos dias que correm, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que esta doença é uma das principais causas de morte no mundo.
Principais sintomas da doença
- Febre entre os 37,5 e os 38 graus Celsius.
- Tosse atípica que às vezes é acompanhada por expectoração, embora escassa.
- Tosse que se prolonga sem causa conhecida, durante mais de três semanas.
- É possível expelir sangue juntamente com expectoração.
- Cansaço total.
Como se transmite a tuberculose
O risco de contágio é mais elevado para quem frequenta espaços onde se encontram outros doentes. Os locais fechados, mal ventilados e pouco iluminados são os locais mais propícios à transmissão da bactéria.
A transmissão ocorre, quase exclusivamente, de pessoa a pessoa, através da inalação de gotículas que contêm o bacilo. Estas gotículas fixam-se nos pulmões. A partir desse momento, ou as defesas do organismo conseguem suprimir os bacilos e não ocorre doença, ou as bactérias ultrapassam essas defesas, instalando-se a infeção.
Por vezes, as defesas não conseguem eliminar o bacilo, mas conseguem mantê-lo inativo durante anos ou, mesmo, toda a vida.
Contudo, as partículas podem atingir outros órgãos, como os gânglios, meninges, pericárdio, ossos, rins, pele ou intestinos. Estas formas de tuberculose não são, em regra, contagiantes.
Tuberculose: formas de tratamento
Por norma, o tratamento da tuberculose dura seis meses. Este consiste na toma diária de quatro medicamentos em comprimidos, durante dois meses seguidos. Depois deverá tomar outros dois medicamentos nos quatro meses seguintes. Deve ser cumprido na íntegra.