O Turismo Responsável e Responsabilidade Social têm cada vez mais impacto no nosso país. Em 2016, a startup ImpacTrip recebeu 229 viajantes de 31 nacionalidades que levaram a cabo ações de voluntariado em diversas áreas como educação infantil, proteção animal e ambiental, combate à pobreza e ao desperdício alimentar e apoio a pessoas com deficiência.
ImpacTrip concretizou 6253 horas de voluntariado
Os turistas/voluntários ficaram no nosso país, no ano passado, um total de 2429 noites e efetivaram 6253 horas de trabalho voluntário nas áreas acima mencionadas.
O resultado deste trabalho é evidente e satisfatório: foram recolhidos 588kg de lixo do fundo do mar (ao longo da costa portuguesa), criaram-se condições para um habitat cada vez mais seguro para o Lobo Ibérico (espécie que se encontra em vias de extinção), asseguraram-se turnos em instituições que normalmente fechariam nos meses de verão e conseguiram-se, acima de tudo, muitos sorrisos por parte dos beneficiários destas iniciativas.
As experiências positivas revelam que existe uma crescente responsabilização social que se manifesta na certeza de muitos dos viajantes solidários do ano passado mostrarem interesse em repetir a experiência em 2017.
Foram também formalizadas novas parcerias sociais, num total de 60, que totalizam 218 parceiros sociais e ambientais, preocupados com as questões ambientais e sociais e que estão dispostos a receber novos viajantes solidários.
Também em 2016, a consultora Impacteam esteve em força no mercado através da realização de eventos nacionais e internacionais com empresas como a Lilly, PHC, Inspira Hotels, ICF, ISEG, entre outras, que decidiram dar impacto social e ambiental aos seus teambuildings, eventos, e ações de voluntariado corporativo.
Para 2017, o objetivo é que o Turismo Responsável e a Responsabilidade Social tenham um crescimento exponencial e que esta seja uma realidade cada vez mais presente no nosso país.
Veja também: