O turismo rural no Alentejo assenta na ligação entre as tradições alentejanas e o ambiente vincadamente rural desta zona do país. Considerado um conjunto de atividades realizadas numa zona rural, este tipo de turismo visa proporcionar aos interessados uma oferta completa e bastante diversificada.
O Alentejo é uma zona rica em costumes, tradições e legados. Deste modo, o turismo rural no Alentejo está inteiramente ligado às características sociais, aos valores, aos modos de vida e aos pensamentos das comunidades rurais que vivem nesta zona.
O turismo rural no Alentejo é sustentável, na medida em que o seu desenvolvimento ajuda a manter os atributos rurais da região, utilizando os recursos locais e os conhecimentos das gentes alentejanas para proporcionar experiências diferentes aos hóspedes.
No Alentejo, o turismo rural oferece um acolhimento personalizado e de acordo com a tradição de bem receber. Curioso por saber onde ficar e o que fazer? Siga as nossas dicas.
Turismo rural no Alentejo: o que fazer?
Passeios a cavalo
Junto ao maior lago artificial da Europa, na região do Alqueva, pode encontrar paisagens encantadoras, onde a flora e a fauna têm uma presença marcante. É neste cenário calmo, que pode desfrutar de um passeio a cavalo, estando sempre em contacto com a natureza.
Pode fazer passeios a cavalo em várias herdades da região, podendo mesmo ter a oportunidade de participar em aulas de equitação. Recomendamos que fique a conhecer o guia turístico para passeios a cavalo no Alqueva.
Passeio de balão
Outra atividade de turismo rural no Alentejo a considerar é dar um passeio de balão. Esta é uma experiência única e inesquecível. Nesta viagem pode sobrevoar a planície alentejana num balão de ar quente. Os voos de balão de fevereiro até ao final de outubro são realizados ao amanhecer, enquanto que de novembro até ao final de março são também ao pôr-do-sol.
Passeio de vela
Na região do Alqueva, o grande lago reúne todas as condições para uma excelente e marcante prática de vela. Possuindo uma vasta área de navegação, é possível desfrutar de passeios de vela no Alqueva. Antes do passeio em questão, tem a possibilidade de realizar uma formação.
Turismo rural no Alentejo: onde ficar?
Deixamos-lhe aqui algumas sugestões para uns dias de descanso ou férias no coração do Alentejo.
Monte do Serrado de Baixo (Évora)
Tipicamente alentejano, o Monte do Serrado de Baixo é uma casa que honra a sabedoria da arquitectura rural tradicional. Tem paredes grossas, a barra azul tão característica do Alentejo, chaminés imponentes e um frondoso jardim com enormes azinheiras.
Os quartos remetem para a paisagem alentejana: a seara, o montado, a oliveira e a vinha. A sala comum, com um enorme lume de chão, é o local ideal para passar as longas noites de Inverno ou as horas de calor das tardes de Verão.
Monte das Faias, Grândola
Localizado a uns meros 5 km da vila de Grândola, o Monte das Faias carateriza-se por ter um serviço personalizado de qualidade, proporcionando ao hóspede a tranquilidade do ambiente rural, o convívio, momentos de relaxamento e, acima de tudo, benefícios de uma vida ao ar livre.
Neste espaço, é possível desfrutar de um jogo de ténis, alugar bicicletas da propriedade e explorar trilhos de ciclismo nas proximidades.
Monte do Zeca, Zambujeira do Mar
Outra das herdades alentejanas que vale a pena alugar é o Monte do Zeca, nomeadamente se procura fazer turismo rural no Alentejo, seja em família ou com amigos.
Este espaço rural, a 7 km da Zambujeira do Mar, em plena Costa Vicentina, combina campo e praia.
Em termos de alojamento, pode optar por quartos ou até pela comodidade dos apartamentos. Independentemente da sua opção, conte com bicicletas e estacionamento gratuito, bem como acesso a wi-fi.
Moinhos do Paneiro, Santiago do Cacém
Uma última sugestão de alojamento inserido no turismo rural do Alentejo é a propriedade Moinhos do Paneiro, um espaço com vistas magníficas sobre a zona rural alentejana.
Localizada a 10 minutos de carro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, esta propriedade oferece aos hóspedes um jardim verdejante, uma piscina exterior lindíssima e a possibilidade de fazer churrascos ao ar livre. Toda a zona envolvente é ideal para a prática de BTT e de surf, sendo possível fazer passeios a cavalo.