Preparado para uma nova aventura profissional?Esta rede inclui colegas e amigos, bem como contactos profissionais, e serve para troca de contactos, informações e/ou influências. Ao cultivar uma rede de ajuda mútua pode conseguir realizar um novo negócio ou ter acesso a um novo emprego. Se está à procura de emprego saiba como tirar partido do nosso tutorial de networking.
Tutorial de Networking em 4 passos
1. Valha-se dos seus contactos atuais
A base da sua pirâmide de contatos são os seus amigos, familiares e conhecidos. O ideal é que faça uma listagem dos seus conhecidos e entre em contato com eles. Diga-lhes que está à procura de emprego e peça-lhes para o contatarem, caso tomem conhecimento de alguma oportunidade.
2. Aposte nas Redes sociais
Faça uso do poder do LinkedIn. Procure ligar-se a pessoas e empresas da sua área. Ligue-se também a empresas de recrutamento e a profissionais responsáveis por essa área. O seu perfil pode surgir numa das buscas destes profissionais e isso pode levá-lo a conseguir um emprego.
Não se esqueça de que o seu perfil deve estar atual e atualizado. Saiba aqui como potenciar o seu perfil do LinkedIn.
3. Partilhe informação sobre si
Uma boa forma de networking é através da criação e publicação de artigos e conteúdos próprios num blog ou plataforma online. Deste modo, irá dar a conhecer um pouco sobre si, diferenciando-se dos outros candidatos e aumentando a sua rede de contatos.
4. Perca a timidez
Procure começar por contatos que efetivamente conhece, como amigos ou colegas de curso. Lembre-se de que não está a pedir favores e sim a trabalhar para construir relações de ajuda mútua. Num dia pode estar a passar informação a um contato seu de um emprego na área dele, no outro poderá ser ele a fazer isso por si.
Vá praticando o seu networking, com o objetivo de conseguir o seu trabalho de sonho, uma promoção ou até mesmo para aumentar o reconhecimento do seu negócio. E não se esqueça de que a sua rede de contatos será melhor quanto melhor conhecer as pessoas que a integram, por isso, não se foque só na quantidade de contatos, mas também na relação que tem com os mesmos.
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