A UNESCO decretou, esta quinta-feira, dia 17 de outubro, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A decisão foi tomada na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, na reunião do seu conselho executivo.
Todos os países lusófonos se uniram para introduzir esta proposta, mas receberam o apoio de países como Argentina, Chile, Georgia, Luxemburgo ou Uruguai, e a proposta foi aprovada por unanimidade. Passará a ser comemorado anualmente a 5 de Maio, como já acontece na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Na proposta apresentada, os países lusófonos argumentaram que a língua portuguesa é a mais falada do hemisfério sul e que foi também a língua da primeira vaga de globalização, deixando palavras e marcas noutras línguas no mundo.
À Lusa, o diplomata António Sampaio da Nóvoa disse que “é a primeira vez que a UNESCO toma uma decisão destas em relação a uma língua que não é uma das línguas oficiais da UNESCO. Por unanimidade, as pessoas reverem-se na ideia de que é importante um dia mundial da língua portuguesa é muito importante”.